SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Queratose liquenóide crónica: um diagnóstico a relembrarHipersensibilidade ao titânio num doente com um implante médico de titânio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

BOTELHO, Teresa et al. Candidíase cutânea congénita num recém-nascido de termo. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.3, pp.201-204.  Epub 02-Mar-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.22000046.

A candidíase cutânea congenita é uma condição rara em recém-nascidos, principalmente em recém-nascidos de termo, que se desenvolve na primeira semana de vida e pode estar presente nas primeiras horas. Apresenta um amplo espectro de sintomas e pode ser difícil diferenciar de outros exantemas no recém-nascido. O envolvimento das palmas das mãos e plantas dos pés é uma característica importante no diagnóstico diferencial, e o exame cultural confirma o diagnóstico. O tratamento de recém-nascidos de termo clinicamente estáveis sem evidência de doença disseminada é controverso, e relatamos um caso de candidíase cutânea congênita extensa com resolução completa após tratamento sistêmico.

Palavras-chave : Candidíase cutânea congénita; Exantema; Recém-nascido termo; Dermatologia pediátrica; Dermatologia neonatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )