SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número4Hospitalização domiciliária na dermo-hipodermite aguda bacteriana: sete anos de experiênciaEsporotricose: uma série de casos de um centro de referência na Amazônia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

AWAL, Guneet; KAUR, Navleen; SINGH, Guramrit  y  SINGH, Amandeep. Medição da qualidade de vida do vitiligo usando indicador específico da doença e sua associação com o escore de gravidade da área. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.4, pp.245-251.  Epub 20-Dic-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000066.

Introdução:

O vitiligo é considerado um distúrbio psicossocial para o qual a avaliação da gravidade da doença é imperativa para auxiliar no manejo da doença. A associação entre parâmetros demográficos, gravidade do vitiligo e escores de qualidade de vida (QV) auxilia na mensuração do impacto da gravidade da doença na QV.

Objetivos:

Medir a QV de pacientes com vitiligo por meio do questionário vitiligo quality of life (VitiQoL) index e avaliar sua correlação com padrões clínico-demográficos e índice de gravidade da área de vitiligo (VASI).

Métodos:

108 pacientes com vitiligo foram incluídos neste estudo transversal. A gravidade da doença foi calculada usando o escore VASI e os pacientes foram solicitados a preencher o questionário VitiQoL (após tradução para o idioma local) para avaliar a QV. Demografia, gravidade da área e QV foram analisadas estatisticamente para demonstrar a correlação.

Resultados:

Foi demonstrada forte correlação estatisticamente significativa entre os escores VitiQoL e VASI (p = 0.001; r = 0.856). Além disso, sexo feminino, adultos jovens, lesões em locais expostos e estado divorciado demonstraram impacto significativamente maior na QV do que outros (valor de p < 0.05).

Conclusão:

A QV depende significativamente da gravidade da doença e de certos padrões demográficos, o que reitera a importância de medir a carga do vitiligo como parte do seu tratamento multifacetado.

Palabras clave : Vitiligo; VitiQoL; VASI; Qualidade de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )