SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Measurement of quality of life of vitiligo using disease-specific indicator and its association with area severity scoreThe differential diagnoses and complications of scabies variants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

Print version ISSN 2795-501XOn-line version ISSN 2795-5001

Abstract

LEAL, Jéssica P. et al. Esporotricose: uma série de casos de um centro de referência na Amazônia. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.4, pp.252-258.  Epub Dec 20, 2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000067.

Introdução:

Esporotricose é a micose subcutânea mais prevalente na América Latina, sendo considerada endêmica no Estado do Pará, com elevada morbidade.

Objetivos:

Analisar dados epidemiológicos, características e desfecho clínico de pacientes com esporotricose observados num serviço de referência em dermatologia tropical na região Amazônica.

Métodos:

Descreve-se uma série de casos observados entre 2020 e 2022, com diagnóstico confirmado por estudo anatomopatológico e cultura para esporotricose. Os dados clínicos, evolução e abordagem terapêutica foram colhidos em protocolo próprio dos pesquisadores.

Resultados:

Foram analisados 7 pacientes, com predomínio do sexo feminino e média de 32 anos de idade. 57% dos casos apresentaram a forma linfocutâneas, apenas 1 paciente expressou a forma extracutânea. Todos pacientes utilizaram itraconazol, sendo necessário associação de iodeto de potássio via oral e anfotericina B colírio para a esporotricose ocular. O tempo médio de tratamento foi de 7 meses. Todos os pacientes evoluíram para a cura.

Conclusão:

Os dados permitiram a análise das diversidades clínicas, da abordagem terapêutica e do desfecho clínico. Ressalta-se a importância do diagnóstico precoce, especialmente, em áreas endêmicas, para instituir o tratamento mais adequado, reduzindo o número de casos quer exclusivamente cutâneos, quer a disseminação sistémica.

Keywords : Esporotricose; Esporotricose subcutânea; Esporotricose linfocutânea; Epidemiologia da esporotricose; Esporotricose felina; Sporothrix brasiliensis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )