SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número4Medição da qualidade de vida do vitiligo usando indicador específico da doença e sua associação com o escore de gravidade da áreaOs diagnósticos diferenciais e as complicações das variantes da sarna: uma breve revisão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

LEAL, Jéssica P. et al. Esporotricose: uma série de casos de um centro de referência na Amazônia. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.4, pp.252-258.  Epub 20-Dic-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000067.

Introdução:

Esporotricose é a micose subcutânea mais prevalente na América Latina, sendo considerada endêmica no Estado do Pará, com elevada morbidade.

Objetivos:

Analisar dados epidemiológicos, características e desfecho clínico de pacientes com esporotricose observados num serviço de referência em dermatologia tropical na região Amazônica.

Métodos:

Descreve-se uma série de casos observados entre 2020 e 2022, com diagnóstico confirmado por estudo anatomopatológico e cultura para esporotricose. Os dados clínicos, evolução e abordagem terapêutica foram colhidos em protocolo próprio dos pesquisadores.

Resultados:

Foram analisados 7 pacientes, com predomínio do sexo feminino e média de 32 anos de idade. 57% dos casos apresentaram a forma linfocutâneas, apenas 1 paciente expressou a forma extracutânea. Todos pacientes utilizaram itraconazol, sendo necessário associação de iodeto de potássio via oral e anfotericina B colírio para a esporotricose ocular. O tempo médio de tratamento foi de 7 meses. Todos os pacientes evoluíram para a cura.

Conclusão:

Os dados permitiram a análise das diversidades clínicas, da abordagem terapêutica e do desfecho clínico. Ressalta-se a importância do diagnóstico precoce, especialmente, em áreas endêmicas, para instituir o tratamento mais adequado, reduzindo o número de casos quer exclusivamente cutâneos, quer a disseminação sistémica.

Palabras clave : Esporotricose; Esporotricose subcutânea; Esporotricose linfocutânea; Epidemiologia da esporotricose; Esporotricose felina; Sporothrix brasiliensis.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )