SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número4Os diagnósticos diferenciais e as complicações das variantes da sarna: uma breve revisãoDermite de contacto alérgica a enema usado na doença inflamatória intestinal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

ARGYROPOULOU, Despoina et al. Linfoma de células T num doente com espondilite anquilosante sob imunossupressão com inibidores de necrose tumoral. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.4, pp.267-272.  Epub 19-Set-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000022.

No espetro de patologias linfoproliferativas associadas a imunodesregulação/deficiência constam hiperplasias linfoproliferativas e linfomas agressivos, estes últimos predominantemente de células B. Descrevemos um caso de linfoma de células T, Epstein-Barr virus positivo, com apresentação cutânea e características histopatológicas ambíguas, num doente sob imunossupressão com infliximab. Paciente de 60 anos, com antecedentes pessoais de espondilite anquilosante e anemia hemolítica autoimune, tratado com infliximab e baixa dose de prednisolona, desde 2013. Apresentou nódulo cutâneo ulcerado, bem delimitado, com 7 cm na região lombar esquerda e placas eritematosas, bem delineadas, com 20 cm, na região escapular esquerda. A biópsia cutânea revelou uma infiltração difusa da derme superficial e profunda por linfócitos atípicos, de tamanho intermédio, que expressavam CD2, CD3, CD56, TIA-1, Granzima B, TCRδ e EBER. Não se observou epidermotropismo, vasculotropismo ou necrose. A FDG-PET/CT demonstrou hipercaptação esplénica, hepática, medular e nodal. Concluiu-se o diagnóstico de linfoma de células T/NK extranodal em contexto de imunossupressão. Com este artigo pretendemos alertar para a dificuldade diagnóstica, alta suspeição clínica e vigilância atenciosa necessárias em doentes com uso prolongado de imunossupressores.

Palavras-chave : Linfócitos de células T γδ; Linfoma de células T γδ; Linfoma de células T/NK extranodal; Vírus Epstein-Barr; Inibidores TNF- α.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )