SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número4Linfoma de células T num doente com espondilite anquilosante sob imunossupressão com inibidores de necrose tumoralAlopecia areata e tricotilomania desencadeados pela ansiedade em uma criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

GUIMARAES, Maria J.; LOPES, Ana G.  y  PEREIRA, Teresa. Dermite de contacto alérgica a enema usado na doença inflamatória intestinal. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.4, pp.273-275.  Epub 28-Ago-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000025.

Os enemas são frequentemente utilizados no tratamento de doença inflamatória intestinal. Acredita-se que a dermite de contato alérgica (DCA) a enemas seja subnotificada. Descreve-se o caso de uma mulher de 55 anos com proctite inespecífica, a quem foi prescrita a aplicação de enemas retais de budesonido. No entanto, no dia após a primeira aplicação, surgiram placas eritematosas pruriginosas na região perineal e face interna das coxas. A doente foi observada no serviço de urgência e aconselhada a interromper os enemas. A doente foi encaminhada para consulta de Dermatologia onde foram realizados testes epicutâneos com a série básica europeia/portuguesa, a série de corticosteróides e os comprimidos dispersíveis de budesonido utilizados no enema. As leituras às 72 h e 7 dias revelaram positividade para budesonido 0,01%, pivalato de tixocortol 0,1%, comprimidos de budesonido usados nos enemas, mistura de perfume 1 e 2 e hidroperóxidos de linalol 1%. Não houve recidiva das lesões após evicção dos alergénios identificados. O budesonido é responsável pela maioria das DCA aos corticosteróides, maioritariamente descritas em associação com o uso de in inaladores ou sob a forma de spray nasal para tratar asma ou rinite. De acordo com a nova classificação de corticosteróides por grupos alergénicos, o budesonido e o pivalato de tixocortol pertencem ao mesmo grupo. Perante um paciente com alergia a corticosteróides, é importante determinar o perfil individual de sensibilização/tolerância para orientar futuras intervenções terapêuticas.

Palabras clave : Dermite de contacto alérgica; Enema; Budesonido.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )