SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número1Omalizumab e novos alvos terapêuticos na urticária espontânea crónica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

MONTEIRO, Filipe  e  BORGES-COSTA, João. Profilaxia com doxiciclina para infeções sexualmente transmissíveis bacterianas: avaliando eficácia, riscos e desafios. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.1, pp.1-10.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.24000009.

O aumento de infecções sexualmente transmissíveis (IST) na Europa e nos EUA, especialmente entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais (TW), levantou preocupações e levou à exploração da profilaxia com doxiciclina como uma intervenção potencial. A profilaxia com doxiciclina pode ser administrada em dose diária de 100 mg (DoxyPrEP) ou em dose única de 200 mg pós-atividade sexual (DoxyPEP). Ensaios clínicos recentes, centrados principalmente em grupos de maior risco, mostraram reduções de aproximadamente 70% nas infecções por sífilis e clamídia e resultados conflituantes em relação à infecção por gonorreia (até 50%). Apesar destes avanços, a eficácia da profilaxia com doxiciclina entre as mulheres não foi demonstrada e esta estratégia levanta preocupações sobre a aceitabilidade da comunidade, eventos adversos, segurança, resistência antimicrobiana, perturbação do microbioma e relação custo-eficácia. Os ensaios clínicos em curso e os modelos baseados em agentes visam abordar estas incertezas para prever o impacto a nível populacional e em grupos específicos. Esta revisão tem como objetivo avaliar os dados existentes sobre a profilaxia de IST com doxiciclina, identificar lacunas de conhecimento e sintetizar a literatura e as diretrizes existentes sobre as recomendações atuais.

Palavras-chave : Doxiciclina; Profilaxia; ISTs.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )