SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue1Doxycycline prophylaxis for bacterial sexually transmitted infections: evaluating effectiveness, risks, and challengesEpidemiological profile of patients with chronic lower extremity ulcers in two public hospitals in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

Print version ISSN 2795-501XOn-line version ISSN 2795-5001

Abstract

PEREIRA, Ana S.; XARA, Joana; FLOR, Duarte  and  GONCALO, Margarida. Omalizumab e novos alvos terapêuticos na urticária espontânea crónica. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.1, pp.11-22.  Epub Mar 06, 2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.24000013.

A urticária crónica espontânea (UCE) é uma dermatose comum e angustiante caracterizada por pápulas pruriginosas, angioedema ou ambos. Atualmente, não existe cura para a UCE e o seu tratamento sintomático é frequentemente insuficiente. O Omalizumab, um anticorpo monoclonal humanizado anti-IgE, continua a ser o único fármaco biológico licenciado para a UCE, quase uma década após a sua aprovação. No entanto, o conhecimento crescente dos mecanismos fisiopatológicos desta doença conduziu a recentes avanços no seu tratamento, com vários fármacos em investigação, tanto em contexto pré-clínico como clínico. Estes incluem medicamentos biológicos, como o dupilumab (anti-IL-4Rα), o secukinumab (anti-IL-17), o tezepelumab (anti-thymic stromal lymphopoietin [TSLP]), o ligelizumab (anti-IgE), o lirentelumab (anti-Siglet 8) e o barzovolimab (anti-cKIT), bem como “pequenas moléculas,” como os inibidores da tirosina quinase de Bruton (BTK) (Remibrutinib) e um antagonista do recetor X2 acoplado à proteína G relacionado com Mas (MRGPRX2). Neste trabalho, revemos as opções terapêuticas atuais e futuras para a UCE, com base no conhecimento atual sobre a patogénese da doença.

Keywords : Urticária crónica espontânea; Mastócitos; Omalizumab; Biológicos; Pequenas moléculas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )