SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número1Profilaxia com doxiciclina para infeções sexualmente transmissíveis bacterianas: avaliando eficácia, riscos e desafiosPerfil epidemiológico de pacientes com úlceras crônicas do membro inferior em dois hospitais públicos no sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

PEREIRA, Ana S.; XARA, Joana; FLOR, Duarte  e  GONCALO, Margarida. Omalizumab e novos alvos terapêuticos na urticária espontânea crónica. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.1, pp.11-22.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.24000013.

A urticária crónica espontânea (UCE) é uma dermatose comum e angustiante caracterizada por pápulas pruriginosas, angioedema ou ambos. Atualmente, não existe cura para a UCE e o seu tratamento sintomático é frequentemente insuficiente. O Omalizumab, um anticorpo monoclonal humanizado anti-IgE, continua a ser o único fármaco biológico licenciado para a UCE, quase uma década após a sua aprovação. No entanto, o conhecimento crescente dos mecanismos fisiopatológicos desta doença conduziu a recentes avanços no seu tratamento, com vários fármacos em investigação, tanto em contexto pré-clínico como clínico. Estes incluem medicamentos biológicos, como o dupilumab (anti-IL-4Rα), o secukinumab (anti-IL-17), o tezepelumab (anti-thymic stromal lymphopoietin [TSLP]), o ligelizumab (anti-IgE), o lirentelumab (anti-Siglet 8) e o barzovolimab (anti-cKIT), bem como “pequenas moléculas,” como os inibidores da tirosina quinase de Bruton (BTK) (Remibrutinib) e um antagonista do recetor X2 acoplado à proteína G relacionado com Mas (MRGPRX2). Neste trabalho, revemos as opções terapêuticas atuais e futuras para a UCE, com base no conhecimento atual sobre a patogénese da doença.

Palavras-chave : Urticária crónica espontânea; Mastócitos; Omalizumab; Biológicos; Pequenas moléculas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )