SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número1Caracterização da população com herpes genital: estudo retrospetivo num centro terciário em LisboaEscorbuto, uma doença pouco lembrada, mas ainda uma realidade: relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

SALECHA, Akshay J. et al. Estudo comparativo sobre a associação dos níveis séricos de ferritina, vitamina D e B12 em indivíduos com queda de cabelo. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.1, pp.44-48.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000082.

Objectivos:

Estudar o tipo de queda de cabelo mais frequente em diferentes faixas etárias e a deficiência prevalente de micronutrientes associada à queda de cabelo. Comparar a associação dos níveis séricos de ferritina, vitamina D e vitamina B12 com queda de cabelo entre casos e controles.

Métodos:

Este foi um estudo transversal que incluiu um total de 100 indivíduos com 50 casos de queda de cabelo e 50 controles pareados por idade e sexo. Os níveis séricos de vitamina D, vitamina B12 e ferritina foram medidos em todos os indivíduos.

Resultados:

A maioria dos sujeitos tinha entre 20 e 30 anos de idade. Houve predomínio do eflúvio telógeno seguido da alopecia androgenética masculina em todas as faixas etárias. As mulheres apresentaram níveis consideravelmente mais baixos de ferritina sérica em comparação aos homens entre os casos, com valor p de 0,0001. A vitamina D, a vitamina B12 e a ferritina sérica foram significativamente baixas entre os casos em comparação aos controles, com valores de p de 0,0001, 0,01 e 0,006, respectivamente.

Conclusão:

Este estudo sugere que baixos níveis séricos de vitamina B12 e ferritina sérica e particularmente vitamina D podem desempenhar um papel apreciável na perda de cabelo, especialmente no eflúvio telógeno entre as mulheres. A avaliação destes parâmetros poderia ajudar o médico a optar por uma modalidade terapêutica mais precisa, mas a identificação da etiologia exacta continua a ser uma preocupação primordial, uma vez que é multifactorial, o que abre o caminho para um tratamento adequado e eficaz.

Palavras-chave : Perda de cabelo; Vit D; Vit B12; Ferritina sérica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )