SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número1Escorbuto, uma doença pouco lembrada, mas ainda uma realidade: relato de casoPaniculite na reativação da doença de Chagas em paciente transplantado cardíaco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

MATOS, Ana L.; FLOR, Duarte; CALADO, Rebeca  y  CARDOSO, José C.. Resolução de eritema necrolítico migratório associado a tumor pancreático após suplementação com zinco. Uma nova arma terapêutica?. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.1, pp.54-56.  Epub 20-Dic-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000068.

O eritema necrolítico migratório (ENM) é uma doença cutânea rara, tipicamente associada à síndrome do glucagonoma, embora possa associar-se a outras doenças não tumorais. Apresenta-se o caso de um homem de 71 anos com um tumor neuroendócrino pancreático que foi diagnosticado com ENM. Verificou-se resolução completa das lesões de ENM após suplementação oral com zinco, que haviam persistido mesmo após quimioterapia e terapêutica com análogo da somatostatina. Tal foi já ocasionalmente reportado. A fisiopatologia do ENM não é inteiramente compreendida. A hiperglucagonémia contribui para a disfunção da epiderme mas a sua patogénese é, provalvemente, multifatorial, incluindo determinantes como a hipoaminoacidémia ou a deficiência de zinco e ácidos gordos essenciais.

Palabras clave : Síndromes paraneoplásicas; Eritema necrolítico migratório; Zinco; Terapêuticas; Doenças pancreáticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )