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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.176 Lisboa out. 2005

 

Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal

António Candeias*

 

O objectivo deste artigo é o de apresentar e discutir os resultados de um processo de investigação sobre o desenvolvimento dos processos de alfabetização e de escolarização em Portugal durante os séculos XIX e XX, relacionando-os com a maneira como evoluíram alguns dos principais indicadores da modernidade, nomeadamente os que se referem ao desenvolvimento económico e às formas modernas de legitimação política.

Palavras-chave: Alfabetização, Escolarização - Portugal-séc. XIX-XX, Políticas educativas, Modernidade, Educação

 

Modernité, éducation, création de richesse et légitimation politique aux XIXe et XXe siècles au Portugal

L’article a pour objet de présenter et discuter les résultats d’une recherche sur le développement des processus d’alphabétisation et de scolarisation au Portugal au cours des XIXe et XXe siècles, en les associant à la façon dont quelques uns des principaux indicateurs de la modernité ont évolué, notamment ceux liés au développement économique et aux formes modernes de légitimation politique.

 

Modernity, education, wealth creation and political legitimacy in nineteenth and twentieth-century Portugal

The aim of this article is to show and discuss the results of research work on the development of literacy and the growth of formal schooling in Portugal during the nineteenth and twentieth centuries, and to tie them in with trends in some of the main indicators of modernity, in particular those relating to economic development and modern forms of achieving political legitimacy.

 

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* Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

 

 

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