SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número176Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em PortugalO lugar do trabalho escolar: entre o trabalho e o lazer? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.176 Lisboa out. 2005

 

Explorando as transferências educacionais nas primeiras décadas do século XX

Luís Miguel Carvalho*

 

O artigo aborda o tema das transferências educacionais tomando como objecto a presença central da «ginástica sueca» no discurso da educação física moderna em Portugal e explorando as deslocações semânticas de que foi alvo e os veículos sociológicos que suportaram o seu trânsito, procurando captar a intersecção dos processos de internacionalização da educação e de construção da internacionalidade educativa.

Palavras-chave: Educação física, Transferências educacionais, Internacionalização educativa, Políticas educativas

 

En exploitant les transferts éducationnels au cours des premières décennies du XXe siècle

L’article aborde le thème des transferts éducationnels en prenant comme objet la présence centrale de la «gymnastique suédoise» dans un discours d’éducation physique moderne au Portugal et en exploitant les déplacements sémantiques dont il fut l’objet et les véhicules sociologiques qui ont étayé sa circulation, tout en essayant de capter l’intersection des processus d’internationalisation de l’éducation et de construction de l’internationalité éducative.

 

Exploring educational transfers in the first decades of the twentieth century

This article examines the topic of educational transfers, taking as its object the key presence of «Swedish gymnastics» in the discourse of modern physical education in Portugal and exploring the semantic shifts it underwent and the sociological vehicles which were its carriers, seeking to capture the mediating role played by the process of internationalization of education and the building of an international identity in education.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Bibliografia

Boli, J., e Thomas, G. (1999), «INGOs and the organization of world culture», in J. Boli e G. Thomas (eds.), Constructing World Culture, Stanford, Stanford University Press, pp. 13-48.         [ Links ]

Bourdieu, P. (2002 [1990]), «Les conditions sociales de la circulation des idées», Actes de la recherche en sciences sociales, 145, pp. 3-8.

Carvalho, L. M., e Cordeiro, J. (2002), Brasil-Portugal nos Circuitos do Discurso Pedagógico Especializado (1920-1935), Lisboa, Educa.

Cordeiro, J., e Carvalho, L. M. (2005), «Educational journals and worldwide circulation of pedagogical knowledge: Brazil and Portugal (1921-1935)», in Paedagogica Historica, 41, 1-2, pp. 131-141.

Crespo, J. (1977), «História da educação física em Portugal: os antecedentes da criação do INEF», in Ludens, 2, 1, pp. 45-52.

De Genst, H. (1947), «A evolução histórica e a concepção racional do plano de lição de ginástica», in Boletim do Instituto Nacional de Educação Física, 8, pp. 3-4 e 22-42.

Demeny, G. (1903), «Préface», in Lefebure, in L'Éducation physique en Suède, Bruxelas, H. Lamertin, pp. V-IX.

DiMaggio, P. (1991), «Constructing an organizational field as a professional project», in W. Powell» e P. DiMaggio (eds.), The New Institutionalism in Organizational Analysis, Chicago, The University of Chicago Press, pp. 267-292.

DiMaggio, P., e Powell, W. (1991), «The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields», in W. Powell e P. DiMaggio (eds.), The New Institutionalism in Organizational Analysis, Chicago, The University of Chicago Press, pp. 63-82.

Espagne, M. (1999), Les transferts culturels franco-allemands, Paris, PUF.

Estrela, A. (1972), «Elementos e reflexão sobre a educação física em Portugal, no período compreendido entre 1834 e 1910: da necessidade da educação física», in Boletim do Instituto Nacional de Educação Física, 2.ª série, 1, 1-2, pp. 19-31.

Estrela, A. (1973), «Uma perspectiva para a compreensão da evolução e da difusão da ginástica da escola de Ling — em exemplo: a educação física em Portugal nas primeiras décadas do século xx», in Boletim do Instituto Nacional de Educação Física, 2.ª série, 2, 3, pp. 21-32.

Fuchs, E. (2004), «Educational sciences, morality and politics: international educational congresses in the early twentieth century», in Paedagogica Historica, 40, 5-6, pp. 569-589.

Gleyse, J. (1997), L'Instrumentalisation du corps, Paris, L'Harmattan.

Harvey, J., e Sparkes, R. (1991), «The politics of the body in the context of modernity», in Quest, 43, pp. 164-189.

Gomes, R. (1991), «Poder e saber sobre o corpo — a educação física no Estado Novo (1936-1945)», in Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 2-3, pp. 109-136.

Hofstetter, R., e Schneuwly, B. (2004), «Educational sciences in dynamic and hybrid institutionalization», in Paedagogica Historica, 40, 5-6, pp. 569-589.

Kamens, D., e Cha, Y.-K. (1992), «The formation of new subjects in mass schooling», in J. Meyer, D. Kamens D. e A. Benavot (eds.), School Knowledge for the Masses, Londres, The Falmer Press, pp. 152-164.

Kirk, D. (1994), «Physical education and regimes of the body», in The Australian and New Zeeland Journal of Sociology, 30, 2, pp. 165-177.

Kirk, D. (1998), Schooling Bodies: School Practice and Public Discourse, 1880-1950, Londres, Leicester University Press.

Leal de Oliveira, A. (1931), A Educação Física Escolar e Militar na Bélgica e Alguns dos seus Aspectos em Portugal, Lisboa, Cooperativa Militar.

Leal de Oliveira, A. (s. d.), Considerações sobre os Métodos e Sistemas de Ginástica, Caxias, Tipografia do Reformatório Central de Lisboa «Padre António de Oliveira».

Lefebure (1903), L'Éducation physique en suède, Bruxelas, H. Lamertin.

Lefebure (1905), Méthode de gymnastique educative, Bruxelas, Guyot Frères Éditeurs.

Marques Guedes, V. (1931), Educação Física: notas críticas ao método do Dr. Weiss de Oliveira, Porto, Oficinas Gráficas da Sociedade de Papelaria.

Marques Pereira, C. (s. d. [1951-1962]), Tratado de Educação Física: ciência da educação física, vol. 1, Problema pedagógico e histórico, Lisboa, Bertrand.

Meyer, J., Boli, J., Thomas, G., e Ramirez, F. (2000 [1997]), «World society and the nation-state», in F. Lechner e J. Boli (eds.), The Globalization Reader, Oxford, Blackwell Pub., pp. 84-92.

Meyer, J. (2002), «Globalização e currículo: problemas para a teoria em sociologia da educação», in A. Nóvoa e J. Schriewer (eds.), A Difusão Mundial da Escola, Lisboa, Educa, pp. 15-32.

Nóvoa, A. (1998), Histoire et comparaison, Lisboa, Educa.

Nóvoa, A. (dir.) (2003), Dicionário de Educadores Portugueses, Porto, Edições ASA.

Nóvoa, A., Carvalho, L. M., Correia, A. C., Madeira, A. I., e Ramos do Ó, Jorge (2002), «Flows of educational knowledge», in M. Caruso e H.-E. Tenorth (eds.), Internationalisation: Comparing educational systems and semantics, Frankfürt, Peter Lang, pp. 211-247.

Pinto de Miranda, F. (1930), Gimnástica Sueca e a Técnica do Dr. Weiss de Oliveira, Lisboa, Tipografia da Cooperativa Militar.

Popkewitz, T. S. (2000), «Globalization/regionalization, knowledge and the restructuring of education», in T. S. Popkewitz (ed.), Educational Knowledge, Albany, Suny, pp. 3-27.

Popkewitz, T. S. (2002), Cultural Productions: (Re)constructing the nation, the child and teacher in the educational sciences, Lisboa, Educa.

Popkewitz, T. S. (2004), «The alchemy of the mathematics curriculum: inscriptions and the fabrication of the child», in American Educational Research Journal, 41, 1, pp. 3-34.

Ramirez, F., e Boli, J. (1987), «The political construction of mass schooling: European origins and worldwide institutionalisation», in Sociology of Education, 60, pp. 2-17.

Ramirez, F., e Ventresca, M. (1992), «Building the institution of mass schooling», in B. Fuller e R. Rubinson (eds.), The Political Construction of Education, Nova Iorque, Praeger, pp. 47-59.

Ramos do Ó, J. (2003), O Governo de Si Mesmo, Lisboa, Educa.

Regulamento Oficial de Educação Física (1920), Lisboa, Imprensa Nacional.

Schofer, E. (1999), «Science associations in the international sphere, 1875-1990», in J. Boli e G. Thomas (eds.), Constructing World Culture, Stanford, Stanford University Press, pp. 249-266.

Schriewer, J. (ed.) (2000a), Discourse Formation in Comparative Education, Berna, Peter Lang.

Schriewer, J. (2000b), «World-system and interrelationship-networks», in T. S. Popkewitz (ed.), Educational Knowledge, Albany, Suny, pp. 305-342.

Schriewer, J. (2001), Formas de Externalização no Conhecimento Educacional, Lisboa, Educa.

Schriewer, J. (2003), «Globalisation in education: process and discourse», in Policy Futures in Education, 1, 2, pp. 271-282.

Seurin, P. (1973), «Historique de la FIEP», in Bulletin de la Fédération Internationale d'Éducation Physique, 4, pp. 5-21.

Soysal, Y., e Strang, D., (1989), «Construction of the first mass education systems in nineteenth-century Europe», in Sociology of Education, 62, 4, pp. 277-288.

Tissié, P. (1905), «Préface, in Lefebure», in Méthode de gymnastique éducative, Bruxelas, Guyot Frères Éditeurs, pp. V-XI.

Wagner, P. (1997). Sociología de la Modernidad, Barcelona, Herder.

Weiss de Oliveira, H. (1929), A Força pela Saúde, Covilhã, Tipografia Notícias da Covilhã.

Weiss de Oliveira, H. (1933), A superioridade da técnica portuguesa sôbre a técnica sueca da gimnástica de formação educativa (conferência realizada no salão nobre da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 12 de Maio de 1930), Porto, Imp. Portuguesa.

 

* Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons