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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.176 Lisboa out. 2005

 

Que modelos de socialização escolar e profissional hoje? Entre o esquecimento da história e o optimismo retórico

Anne van Haecht*

 

Uma sociologia crítica dos discursos políticos sobre o ensino, transnacionais e nacionais, influenciados pela terceira via (o Estado social activo) é mobilizada para examinar, através da noção de «educação ao longo da vida», uma construção política da socialização. Num contexto de políticas que apregoam uma nova forma de governo e o recurso ao exame de peritos para avaliar os sistemas de ensino, o discurso político conjuga optimismo acrítico e esquecimento histórico. A análise privilegia, através da definição construtivista de socialização, o momento do social objectivado (estruturas institucionalizadas e dispositivos de socialização) e prende-se ao enraizamento histórico desta «educação ao longo da vida».

Palavras-chave: Socialização escolar, Políticas educativas, Sistemas de ensino, Portugal, Educação ao longo da vida

 

 

Quels models de socialisation scolaire et professionnelle aujourd’hui? Entre oubli de l’histoire et optimisme rhetorique

Une sociologie critique des rhétoriques politiques en matière d’enseignement, transnationales et nationales, influencées par les courants de troisième voie (l’État social actif) est mobilisée pour examiner à travers la notion 742 d’«éducation tout au long de la vie» une construction politique de la socialisation. Dans un contexte de politiques prônant la «gouvernance» et le recours à l’expertise pour évaluer les systèmes d’enseignement, la rhétorique politique conjugue l’optimisme a-critique l’oubli de l’histoire. L’analyse privilégie à travers la définition constructiviste de la socialisation le moment du social objectivé (structures institutionnelles et dispositifs de socialisation) et s’attache à la profondeur historique de cette «éducation tout au long de la vie».

 

 

Models of educational and occupational socialization today: from loss of historical memory to rhetorical optimism?

This article draws on sociological sources critical of transnational and national political discourse on teaching influenced by the third way (the interventionist welfare state) to examine how socialization is constructed politically through the concept of life-long-learning. In the context of policies which advocate new forms of governance and the use of experts in assessing schooling systems, political discourse combines uncritical optimism with historical forgetfulness. The chosen method of analysis uses a constructivist definition of socialization to select the moment when social reality is objectified (institutionalized structures and socialization mecahnisms) and to focus on the historical roots of this «education throughout life».

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Bibliografia

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* Universidade Livre de Bruxelas.

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