SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número180Património e crédito: Misericórdia e Carmelitas de Aveiro (séculos XVII e XVIII)«Novos turistas» no centro histórico de Faro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.180 Lisboa  2006

 

«Um centro na margem»: o caso do cinema português

Jacques Lemière*

 

Este trabalho defende a ideia de que as ligações especiais que o cinema mantém no âmbito local têm uma dimensão nacional, entendida, em primeiro lugar, no seu sentido subjectivo, mas que é, simultaneamente, parte de um mecanismo específico de produção e recepção. Desde o início, o cinema (arte ou indústria, arte e indústria) tem-se caracterizado quer pelas suas raízes nacionais, quer pelas suas relações internacionais (obras, recursos humanos, capitais). Este paradoxo é analisado tendo como referência o caso do cinema português, como exemplo de uma construção intencional, defendida durante mais de trinta anos, de uma excepção cinematográfica nacional: os artistas-cineastas de um pequeno país, sem indústria cinematográfica, têm resistido e, ao mesmo tempo, têm sido obrigados a submeterem-se parcialmente ao modelo europeu, nos aspectos da produção e do trabalho.

Palavras-chave: Cinema, Portugal, Teoria do cinema, Aveiro.

 

«Un centre en marge»: le cas du cinéma portugais

Ce travail défend l’idée que les liaisons spéciales du cinéma au niveau local ont une dimension nationale, entendue, tout d’abord, dans son sens subjectif, mais qui fait, simultanément, partie d’un mécanisme spécifique de production et de réception. Dès ses débuts que le cinéma (art ou industrie, art et industrie) s’est caractérisé soit par ses racines nationales, soit par ses rapports internationaux (ouvrages, ressources humaines, capitaux). Un tel paradoxe est examiné en prenant comme référence le cas du cinéma portugais, en tant qu’exemple d’une construction intentionnelle, défendue pendant plus de trente ans, d’une exception cinématographique nationale: les artistes-cinéastes d’un petit pays, sans industrie cinématographique, ont résisté et, en même temps, ont dû se soumettre partiellement au modèle européen, en matière de production et de travail.

 

«A centre at the margin»: Portuguese cinema

This article argues for the notion that cinema’s special links to the local have a national dimension. This has to be understood in its subjective sense first of all, but at the same time is part of a specific mechanism of production and reception. From the outset, cinema (art or industry, art and industry) has been characterized by its national or international roots (works, human resources, capital). The article analyses this paradox using Portuguese cinema as its point of reference, as an example of the intentional construction, over a period of over thirty years, of a national cinematographic exception: the artist-filmmakers of a small country, with no cinematographic industry, have survived and, at the same time, have been obliged to submit in part to the European model as far as production and labour are concerned.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

BIBLIOGRAFIA

Botelho, J. (1992), «Entretien avec João Botelho», in Journées de cinéma portugais, Rouen, Cineluso.         [ Links ]

Botelho, J. (1999), «Uniamoci nella dissidenza. Conversazione tra João Botelho, Pedro Costa, João Mário Grilo», in Turigliatto (ed.), pp. 265-269.

Costa, J. Bénard da (1991), Histórias do Cinema Português, col. «Sínteses da Cultura Portuguesa», Europália 91, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Costa, J. Bénard da (1999), «Cinema porthoghese dopo la rivoluzione, 1974-1999», in Turigliatto (ed.), pp. 5-39.

Costa, P. (1995), «10 questions à Pedro Costa», in 5èmes Journées de cinéma portugais, Rouen, Cineluso.

Costa e Silva, M. (ed.) (1990), Guia Profissional do audiovisual (Cinema, Televisão, Vídeo), Lisboa, Dom Quixote.

Costa e Silva, M. (ed.) (1993), Guia Profissional do audiovisual, 1993-1994 (Cinema, Televisão, Vídeo), Lisboa, Dom Quixote.

Costa e Silva, M. (ed.) (1998), Guia Profissional do audiovisual, 1998-1999 (Cinema, Televisão, Vídeo), Lisboa, Dom Quixote.

Cinemateca Portuguesa (1985), Cinema novo português, 1960-1974, Lisboa, Cinemateca Portuguesa.

Dionísio, E. (1996), «As práticas culturais», in Reis (ed.), pp. 443-489.

Eisenstein, S. (1946/1958), Réflexions d'un cinéaste, Moscovo, Éd. du Progrès.

Frodon, J.-M. (1998), La projection, Paris, Odile Jacob.

Grilo, J. M. (1996), O cinema português na cultura portuguesa, Londres, conferência no King's College, impressa com o título «Quarta-feira de Cinzas», in Trafic, n.º 32, pp. 75-82.

Grilo, J. M. (1997), «O estado das coisas do Estado», in Observatório das Actividades Culturais, n.º 1, OBS-ICS.

Hagighat, M. (2000), «After the revolution, the cinema will cary us», in The Unesco Courier, Outubro.

Ipaca/Icam (1998), Cinema 98 — Portugal, Lisboa, Ministério da Cultura.

ICAM (2002), Cinema 2002 — Portugal, Lisboa, Ministério da Cultura.

Lemière, J. (1995), Présence et absence de l'art du cinéma au Portugal, 1930-1994, Rouen, Cineluso.

Lemière, J. (1999/2002), Le cinéma portugais comme «situation». A propos de la catégorie de cinéma portugais et de l'énoncé «il y a un cinéma portugais», Bruxelas, Instituto Camões.

Lévy, D. (1998), «Manoel de Oliveira et le cinéma portugais», in L'art du cinéma, n.os 21-22-23, pp. 5-7.

Monteiro, J. C. (1974), Morituri te salutant, Lisboa, & Etc.

Nacache, J. (1995), Le cinéma hollywoodien classique, Paris, Nathan.

Reis, A. (ed.) (1996), Portugal, vinte anos de democracia, Lisboa, Temas e Debates.

Reis, A., e Nunes, M. (1996), «Breve síntese sobre a evolução dos media no período de 1987 a 1994», in Reis (ed.), pp. 396-405.

Rocha, P. (1990), «6 questions à Paulo Rocha», in Semaine de cinéma portugais, Rouen, Cineluso.

Santos, A. Seixas (1994), «Entretien avec Alberto Seixas Santos», in 4ème Journées de cinéma portugais, Rouen, Cineluso.

Turigliatto, R. (ed.) (1999), Amori di perdizione. Storie di cinema portoghese, 1970-1999, Turim, Lindau.

Wheeler, D. (1978), Republican Portugal. A political history, 1910-1926, Madison, The Board of Regens of the University of Wisconsin System.

 

* Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Lille 1.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons