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Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Anál. Social n.188 Lisboa jul. 2008
Popularidade e economia no semipresidencialismo português
Wladimir Gramacho*
Este artigo analisa a aplicação da função castigo-recompensa em relação à popularidade do presidente e do primeiro-ministro em Portugal no Inverno de 2006. A teoria do voto económico considera que o contexto institucional dos cidadãos pode dificultar a imputação de responsabilidades pelo desempenho económico do governo. Ao contrário do que sugeriram trabalhos anteriores, este estudo mostra que o semipresidencialismo português não parece impor barreiras a que os portugueses castiguem o governo (e não o presidente) pelas más condições económicas.
Palavras-chave: voto económico; popularidade; semipresidencialismo; Portugal.
This article analyses the application of the punishment-reward function to the popularity of the president and prime-minister in Portugal, in the winter of 2006. The theory of the economic voting holds that the institutional context of citizenship may make it difficult to assign responsibility for the government's economic performance. Contrary to what earlier works have suggested, this study shows that Portuguese semipresidentialism does not seem to place barriers in the way of the Portuguese punishing the government (and not the president) for adverse economic circumstances.
Keywords: economic voting; popularity; semipresidentialism; Portugal.
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* Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade de Brasilia.