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Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Finisterra  n.89 Lisboa  2010

 

Geografias do Mundo Imaginado

 

Maria Fernanda Alegria*

Investigadora do Centro de Estudos Geográficos. E-mail: mfalegria@netcabo.pt

 

RESUMO – A ideia de que a Geografia tem muito a ver com a construção de imagens do mundo e não apenas com uma “realidade objectiva”, conduziu às representações mentais de alguns países. Nas múltiplas e variadas representações possíveis de 12 países (Portugal, França, Noruega, Egipto, Mauritânia, Moçambique, Estados Unidos, México, Brasil, China, Paquistão, Arábia Saudita), começou por ser registada a respectiva localização num mapa-mundo, feita por mais de 300 pessoas, cuja escolarização mínima era a frequência do ensino secundário. O conjunto amplo de imagens mentais, três para cada país, registadas livremente, levou à definição de seis categorias, que agrupam imagens mentais afins: natureza, cultura e história, turismo e gastronomia, economia e sociedade, menção de locais e erradas e sem resposta. A ideia mais escolhida em cada categoria foi destacada. A localização, a categoria erradas e sem resposta, bem como a imagem dominante revelaram-se significativas na repartição dos países, de acordo com a riqueza e a variedade de representações. Obtidas respostas para algumas das perguntas colocadas, muitas outras ficam em aberto.

Palavras-chave: Localização, imagem mental, países, categorias de representações.

 

Geographies of the imagined world.

ABSTRACT – The idea that Geography is more about the construction of images of the world than about a given “objective reality” inspired this study of the mental representations of several countries. Among the multiple possible representations of 12 countries (Portugal, France, Norway, Egypt, Mauritania, Mozambique, United States, Mexico, Brazil, China, Pakistan and Saudi Arabia), we began by charting their location in a world map as indicated by over 300 respondents with at least high school attendance. Then, the compilation of a vast number of mental images (three per country and respondent) led to the definition of six general categories that bring together mental images of a similar kind: nature, culture and history, tourism and gastronomy, economy and society, specific places and no answer/wrong answers. In each category, we have highlighted the dominant (most frequent) idea. Location, the relative frequency of the no answer/wrong answers category and the dominant images for each country all proved significant when it comes to dividing the countries into groups, and serve as indicators of the richness and variety of the mental representations. The study provided answers to some of the original research questions, but leaves many others unanswered.

Key words: Location, mental image, countries, representational categories.

 

Les geographies d’un monde imagine

RESUME –. L’idée que la Géographie est étroitement liée à la construction d’images relatives au Monde, et non pas seulement à sa réalité objective, a conduit à l’étude des représentations mentales concernant 12 pays: Portugal, France, Norvège, Égypte, Mauritanie, Mozambique, États-Unis, Mexique, Brésil, Chine, Paquistan et Arabie saoudite. Des nombreuses et diverses représentations fournies par plus de 300 personnes, de formation au moins secondaire, on a d’abord considéré la localisation des pays sur un planisphère. Les trois images mentales, choisies librement sur chaque pays, ont été ensuite regroupées en 6 catégories: nature, culture et histoire, tourisme et gastronomie, économie et société, lieux mentionnés, réponses fausses ou absentes. L’idée la plus fréquemment émise a été mise en relief. On constate que la qualité de la localisation, l’importance de la catégorie réponse fausse ou absente et l’image dominante sont en bonne corrélation avec la richesse et la variété des représentations concernant les divers pays. Il serait souhaitable d’approfondir ce type de recherche.

Mots clés: Localisation, image mentale, pays, catégories de représentation.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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Recebido: 27/02/2009. Aceite: 15/12/2009.

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