SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Introduction to Property-Owning Democracy índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Diacrítica vol.29 no.2 Braga  2015

 

Nota de apresentação

 

João Ribeiro Mendes*

*Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos.

jcrmendes@ilch.uminho.pt

 

A organização do número que aqui e agora se apresenta pautou-se pelo mesmíssimo objetivo que presidiu à dos transatos: produzir um volume como os anteriores, melhor que os anteriores. Serão, porém, os seus leitores, como não poderia deixar de ser, a ajuizar se ele foi alcançado.

A sua publicação, no entanto, é feita num contexto que bastante se alterou relativamente ao de anos outros. Com efeito, ditou a última avaliação da FCT a que o CEHUM foi submetida que este tenha de melhorar as suas atividades de investigação em praticamente todos os aspetos com uma dotação financeira significativamente menor que a que tem vindo a dispor. O CEHUM foi, pois, assim parece, mais uma das vítimas da política de investigação nacional seguida desde há quatro anos que, procurando dissimular os seus autênticos propósitos numa retórica que apregoa a excelência como mínimo, se obstina obcessivamente em concentrar recursos financeiros cada vez mais magros em determinadas áreas e, sobretudo, em determinados centros de investigação, que favorecem grupos de interesses com mais ascendente e capacidade de influenciar as decisões do poder, a expensas de um desinvestimento meticulosamente programado nas Humanidades e nas Ciências Sociais, sacrificadas a cada dia no altar de um pragmatismo empedernido.

Apesar disso, o nº 29 da Diacrítica – Série de Filosofia e Cultura está cá fora. Ele encontra-se composto por quatro partes. A primeira reúne cinco textos relativos à problemática da “democracia de proprietários”, antecedida por um ensaio introdutório que funciona ao mesmo tempo como resenha e comentário crítico dos mesmos. Na segunda são recolhidos dois contributos dados nas “Conferências sobre Filosofia Continental Contemporânea” que tiveram lugar no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho em outubro do ano passado. Seis textos sobre temáticas diversas, nomeadamente retórica, filosofia da história, epistemologia política, cultura lusófona, teoria da paisagem e pensamento filosófico italiano, preenchem a terceira parte. A recensão crítica de obras culmina, como habitualmente, o volume.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons