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Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Diacrítica vol.29 no.2 Braga  2015

 

FILOSOFIA CONTINENTAL CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO FRANCÊS

Nota Introdutória

 

João Ribeiro Mendes*

*Universidade do Minho, CEHUM.

jcrmendes@ilch.uminho.pt

 

No início de 2014, o Departamento de Filosofia da Universidade do Minho, decidiu criar um evento denominado “Conferências sobre Filosofia Continental Contemporânea”, com o intuito de redespertar o interesse do público universitário, mas não só, por contributos notáveis, produzidos no último século, provindos de tradições de pensamento externas ao main stream do movimento analítico, originadas e desenvolvidas na parte continental da Europa desde o século XVIII, que continuam a evidenciar indeclinável vitalidade e encerram um potencial para a orientação da reflexão atenta aos tempos que correm e àqueles que se avizinham.

Depressa se consensualizou que a sua primeira edição fosse dedicada ao pensamento francês atual, filosofante e filosófico, que prolonga uma das mais ricas dessas tradições reflexivas e que constitui também uma das que mais influência sempre exerceu no nosso país, em particular no universo académico.

Na sequência de um convite dirigido por uma colega do Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho para que as Conferências integrassem o “Juillet Français”, um evento celebrativo da cultura francófona, a sua realização esteve inicialmente agendada para a última semana desse mesmo ano. A pouquíssimos dias da sua ocorrência, todavia, esse evento foi inexplicavelmente cancelado e, em consequência, as conferências tiveram que ser reagendadas para o dia 9 de outubro.

Este apartado recolhe dois contributos dados a essas inaugurais “Conferências sobre Filosofia Continental Contemporânea”, um apresentando uma leitura à la Barthes da relação quiasmática entre a linguagem qua política e a política qua linguagem, da autoria de Bernhard Sylla, e outro um estudo exploratório do conceito de “violência”, através das perspetivas cruzadas de Ricoeur e Girard, como tecível nos termos de uma dialética entre pulsão individual e expiação social, lavrado por Luís Pereira.

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