SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Por que não uma abordagem praxeológica?!Observação psicanalítica de uma criança: a propósito de um caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.15 n.4 Lisboa dic. 1997

 

A ética dos negócios: O que são os quatro «E´s»

 

Wojciech Gasparski (*)

 

 

RESUMO

O presente artigo aborda as questões amplamente relacionadas com a ética dos negócios, ética da actividade económica ou ética empresarial. Relata e analisa as principais questões que sobressaem de três encontros de trabalho em Torun, em Tóquio e em Frankfurt. O fio condutor constitui a abordagem teleológica da ética dos negócios, onde a actuação humana é avaliada do ponto de vista dos quatro critérios (eficácia, eficiência, ética e estética), denominados como quatro «E´s».

Palavras-chave: ética dos negócios, praxeologia, eficiência, critério do «Quádruplo "E"».

 

 

ABSTRACT

The present paper deals with issues related to the business ethics. It reports and analyzes the main questions raised in three conferences which took place in Torun, Tokio and Frankfurt. The thread is the teleological approach to the business ethics and the evaluation of the human action from the point of view of four criteria (efficiency, effectiveness, ethics and aesthetics).

Key words: Business ethics, praxiology, efficiency, «Quadruple "E"» criterion.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

(*) Professor na Academia das Ciências da Polónia,Varsóvia. Director da Unidade de Investigação da Ética Económica e dos Negócios do Instituto de Filosofia e Sociologia da Academia das Ciências. Presidente Honorário da Sociedade Científica de Praxeologia. Director do «Collegium Invisibile».

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons