SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Arriscar morrer para sobreviver: olhar sobre o suicídio adolescenteA filosofia existencial de Karl Jaspers índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.19 n.4 Lisboa out. 2001

 

Bullying - A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português

 

SUSANA FONSECA DE CARVALHOSA (*)

LUÍSA LIMA (**)

MARGARIDA GASPAR DE MATOS (***)

 

 

RESUMO

O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra representativa da população escolar nacional do 6.º, 8.º e 10.º ano de escolaridade (n=6903), analisaram-se os comportamentos de bullying/provocação em contexto escolar, através do questionário «Comportamento e Saúde em Jovens em Idade Escolar» - versão portuguesa do questionário internacional de 1998, da rede Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), apoiada pela Organização Mundial de Saúde. Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade - os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características, referidas também na literatura existente, dos provocadores (afastamento em relação à família e à escola, bom relacionamento com os pares, consumo de substâncias e exibição de sintomas físicos e psicológicos e depressão), das vítimas (afastamento em relação à escola, problemas no relacionamento com os pares, exibição de sintomas físicos e psicológicos e depressão) e das vítimas provocativas (afastamento em relação à família e à escola, problemas no relacionamento com os pares e exibição de sintomas físicos e psicológicos e depressão). Apresentam-se os determinantes para os comportamentos de provocação (sexo, idade, violência fora da escola, atitude face à escola, sintomas físicos e psicológicos, consumo de tabaco e álcool e nível socio-económico) e de vitimação (sexo, idade, violência fora da escola, relação com os pares, depressão e sintomas físicos e psicológicos, relação com os pais, atitude face à escola e nível socio-económico).

Palavras-chave: Bullying, provocadores, vítimas, escola, pares, adolescentes.

 

ABSTRACT

The present study has been achieved in order to characterize and to show the difference between young bullies and their victims in Portuguese schools. It is an analysis on a representative sample of the national scholar population from the 6th, 8th and 10th grades (n=6903), of bullying behaviours in school environment, using the questionnaire on «Health Behaviour in School-aged Children» - Portuguese version from the 1998 international survey Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), under the auspices of the World Health Organization.

The results confirm other studies, taking in account the differences between sex, age and scholarship. The younger boys and those with lower scholarship are more involved in bullying. As referred in existing literature, we confirmed the characteristics of bullies (disconnection from family and school, good relationships with peers, substance use and physical and psychological symptoms and depression), their victims (disconnection from school, problems in relationships with peers and physical and psychological symptoms and depression) and of the provocative victims (disconnection from family and school, problems in relationships with peers and physical and psychological symptoms and depression). The causes for bullying behaviours (sex, age, violence outside school, attitude toward school, physical and psychological symptoms, alcohol and tobacco use and socio-economic status) and victimization (sex, age, violence outside school, peer relations, depression and physical and psychological symptoms, family relations, attitude toward school and socio-economic status) are described.

Key words: Bullying, bullies, victims, school, peers, adolescents.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

Arnette, J., & Walsleben, M. (1998). Combating fear and restoring safety in schools. Retirado em 30 de Maio de 2000 da World Wide Web: www.tyc.state. tx.us         [ Links ]

Batsche, G. M., & Knoff, H. M. (1994). Bullies and their victims understanding a pervasive problem in the schools. Retirado em 9 de Setembro de 1999 da World Wide Web: ector.colorado.edu         [ Links ]

Beck, G. (1995). Bullying among young offenders in custody. Retirado do PsycLIT: Bullying and Delinquency.         [ Links ]

Bosworth, K., Espelage, D., & Simon, T. (1999). Factors associated with bullying behavior in middle school students. Journal of Early Adolescence, 19 (3), 341-362.         [ Links ]

Boulton, M. (1999). Concurrent and longitudinal relations between children's playground behavior and social preference, victimization, and bullying. Child Development, 70 (4), 944-954.         [ Links ]

Boulton, M. J., & Smith, P. K. (1994). Bully victim problems in middle-school children: stability, self-perceived competence, peer perceptions and peer acceptance. Retirado em 9 de Setembro de 1999 da World Wide Web: ector.colorado.edu         [ Links ]

Currie, C., Hurrelmann, K., Settertobulte, W., Smith, R., & Todd, J. (2000). Health and health behaviour among young people. HEPCA series: World Health Organization.         [ Links ]

DeHaan, L. (1997). Bullies. Retirado em 24 de Maio de 2000 da World Wide Web: ndsuext.nodak.edu         [ Links ]

Dodge, K. A., Bates, J. E., & Pettit, G. S. (1990). Mechanisms in the cycle of violence. Science, 250, 1678-1683.         [ Links ]

Due, E., Holstein, B., & Jorgensen, P. (1999). Bullying as health hazard among school children. Retirado em 14 de Fevereiro de 2000 da World Wide Web: www.ncbi.nlm.nih.gov:80         [ Links ]

Forero, R., McLellan, L., Rissel, C., & Bauman, A. (1999). Bullying behaviour and psychosocial health among students in New South Wales, Australia: cross sectional survey. Retirado em 2 de Fevereiro de 2000 da World Wide Web: www.bmj.com         [ Links ]

Greenbaum, S., Turner, B., & Stephens, R. (1988). Set straight on bullies. Retirado em 9 de Setembro de 1999 da World Wide Web: ector.colorado.edu         [ Links ]

Griffin, H. T. (1999). School bullies the target of new prevention program. Retirado em 23 de Maio de 2000 da World Wide Web: www.ministers.sa.gov.au         [ Links ]

Kaltiala-Heino, R., Rimpelä, M., Marttunen, M., Rimpelä, A., & Rantanen, P. (1999). Bullying, depression, and suicidal ideation in finnish adolescents: school survey. British Medical Journal, 319, 348-351.         [ Links ]

King, A., Wold, B., Tudor-Smith, C., & Harel, Y. (1996). The health of youth: A cross-national survey. Canada: World Health Organization.         [ Links ]

Kuther, T. L., & Fisher, C. B. (1998). Victimization by community violence in young adolescents from a suburban city. Journal of Early Adolescence, 18 (1), 53-76.         [ Links ]

Matos, M., & Carvalhosa, S. (2001). Violência na escola: vítimas, provocadores e outros. 2, 1. FMH/ PEPT/GPT.        [ Links ]

Matos, M., Simões, C., Carvalhosa, S., Reis, C., & Canha, L. (2000). A saúde dos adolescentes portugueses. Faculdade de Motricidade Humana/PEPT-Saúde/GPT da CMLisboa.         [ Links ]

Mellor, A. (1990). Bullying in Scottish secondary schools. Retirado em 1 de Setembro de 1999 da World Wide Web: www.scre.ac.uk         [ Links ]

Mellor, A. (1993). Finding out about bullying. Retirado em 1 de Setembro de 1999 da World Wide Web: www.scre.ac.uk         [ Links ]

Mellor, A. (1997). Bullying at school - advice for families. Retirado em 1 de Setembro de 1999 da World Wide Web: www.scre.ac.uk         [ Links ]

Olweus, D. (1991). Bully/Victim problems among schoolchildren: Basic facts and effects of a School-Based Intervention Program. Retirado em 9 de Setembro de 1999 da World Wide Web: ector.colorado.edu         [ Links ]

Olweus, D. (1993). Bullying at school. Oxford e Cambridge: Blackwell.         [ Links ]

Olweus, D. (1994). Annotation: bullying at school: basic facts and effects of a school based intervention program. Journal of Psychology and Psychiatry, 43 (7), 1171-1190.         [ Links ]

Pereira, B., Almeida, A., & Valente, L. (1994). Projecto «bullying» - análise preliminar das situações de agressão no Ensino Básico. Comunicação apresentada no 6.º Encontro Nacional de Ludotecas e Espaços de Jogo ao Ar Livre, Lisboa, Portugal.

Peters, R., & McMahon, R. (Eds.) (1996). Preventing childhood disorders, substance abuse, and delinquency. Sage Publications.         [ Links ]

Rigby, K., & Slee, P. T. (1993). Dimensions of interpersonal relation among Australian children and implications for psychological well-being. Retirado em 16 de Fevereiro de 2000 da World Wide Web: www.ncbi.nlm.nih.gov         [ Links ]

Salmon, G., James, A., & Smith, D. M. (1998). Bullying in schools: self reported anxiety, depression, and self esteem in secondary school children. Retirado em 16 de Fevereiro de 2000 da World Wide Web: www.bmj.com         [ Links ]

Schwartz, D., Dodge, K. A., Pettit, G. S., & Bates, J. E. (1997). The early socialization of aggressive victims of bullying. Child Development, 68 (4), 665675.         [ Links ]

Schwartz, D., McFadyen-Ketchum, S., Dodge, K. A., Pettit, G. S., & Bates, J. E.. (1999). Early behavior problems as a predictor of later peer group victimization: moderators and mediators in the pathways of social risk. Journal of Abnormal Child Psychology, 27 (3), 191-201.        [ Links ]

Spence, S., & Matos, M. (2000). Intervenções preventivas com crianças e adolescentes. In M. Matos, C. Simões, & S. Carvalhosa (Org.), Desenvolvimento de competências de vida na prevenção do desajustamento social. Lisboa: IRS/MJ.         [ Links ]

Sudermann, M., Jaffe, P., & Schick, E. (2000). Bullying information. Retirado em 23 de Maio de 2000 da World Wide Web: www.yrbe.edu.on.ca         [ Links ]

Sullivan, K. (2000). The anti-bullying handbook. Oxford University Press: Auckland.         [ Links ]

Whitney, I., & Smith, P. K. (1993). A survey of the nature and extent of bullying in junior middle and secondary schools. Retirado em 9 de Setembro de 1999 da World Wide Web: ector.colorado.edu         [ Links ]

Williams, K., Chambers, M., Logan, S., & Robinson, D. (1996). Association of common health symptoms with bullying in primary school children. British Medical Journal, 313, 17-19.         [ Links ]

 

 

(*) Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.

(**) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

(***) Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons