SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Intervención psicológica en un caso de asma alérgicaRethinking health psychology índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.20 n.1 Lisboa jan. 2002

 

Teste de nomeação de categorias específicas: Estudo de adaptação portuguesa (*)

 

LUÍSA S. MARTINS (**)

MARINA P. GUERRA (***)

SÃO LUÍS CASTRO (***)

 

 

RESUMO

O presente estudo visa o desenvolvimento de uma versão adaptada para a população portuguesa do Teste de Nomes de Categorias Específicas (McKenna, 1997). Trata-se de um instrumento de rastreio e avaliação neuropsicológica que permite identificar um défice caracterizado por uma dificuldade em nomear objectos das quatro categorias semânticas seguintes: Animais, Frutos e Legumes, Objectos Práxicos e Objectos Não-práxicos. O original inglês apresenta-se sob duas formas: uma produtiva - a nomeação de imagens, e outra receptiva - o reconhecimento de imagens, podendo este ser feito a partir da palavra falada ou da palavra escrita. Foi desenvolvida em português a versão de nomeação, que foi aplicada a 56 indivíduos saudáveis do ponto de vista neurológico (grupo de controlo total) e a um grupo de 24 pacientes neurológicos com lesão cerebral unilateral (grupo clínico). O grupo clínico foi emparelhado com um subgrupo de controlo constituído por indivíduos com características semelhantes em termos de idade, escolaridade e sexo. Os resultados obtidos no grupo de controlo total mostram um interacção entre categoria e sexo, e um efeito principal de categoria. Verificou-se também que o grupo clínico obteve, em todas as categorias, resultados significativamente mais baixos do que o subgrupo de controlo emparelhado, o que neste estudo exploratório indicia a validade do instrumento.

Palavras-chave: Categorias semânticas, nomeação, défice de nomeação de categorias, avaliação neuropsicológica.

 

 

ABSTRACT

We present a study based on the Category-Specific Names Test developed by McKenna (1997), that we are presently adapting to Portuguese. This test examines naming and identification of items in four categories, two of living things and two of manufactured objects: Animals, Fruits & Vegetables, Praxic Objects and Non-praxic Objects. It allows the detection of naming and identification difficulties, that may be category-specific. We prepared a version of the naming task in Portuguese and examined 54 adults without brain damage (control group; 33 males) and 24 patients with unilateral brain lesions (16 left-, 8 right-hemisphere patients). A subgroup of the healthy adults was matched on a one-to-one basis to the brain lesioned patients, such that age, sex and years schooling were equivalent in both groups (the patients were overall older and less schooled). The results of the control group showed a main effect of category - Fruits & Vegetables reached higher percent correct responses - and an interaction between sex and category: women were better with Fruits & Vegetables, men were better with Animals. A difference of 20% in overall performance was observed between younger adults with more years of schooling and older, less schooled, adults. We propose that this difference is an effect of schooling. The comparison of the matched controls and the brain lesioned patients revealed a significant decrease in the patient group.

Key words: Semantic categories, naming category-specific deficits, neuropsychological evaluation.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Devlin, J., Gonnermann, L., Anderson, E., & Seidenberg, M. (1998). Category-specific deficits in focal and widespread brain damage: A computational account. Journal of Cognitive Neuroscience, 10, 77-94.         [ Links ]

Durrant-Peatfield, M. R., Tyler, L. K., Moss, H. E., & Levy, J. P. (1997). The distinctiveness of form and function in category structure: A connectionist model. Proceedings of the 19th Annual Cognitive Science Conference, University of Stanford.         [ Links ]

Farah, M. J., & McClelland, J. L. (1991). A computational model of semantic memory impairment: Modality specificity and emergent category specificity. Psychological Review, 120, 339-357.         [ Links ]

Forde, E. M. E. (1999). Category specific recognition impairments. In G. W. Humphreys (Ed.), Case studies in the neuropsychology of vision. London: Psychology Press.         [ Links ]

Gonnerman, L. M., Anderson, E. S., Devlin, J. T., Kempler, D., & Seidenberg, M. S. (1997). Double dissociation of semantic categories in Alzheimer's disease. Brain and Language, 57, 254-279.         [ Links ]

Humphreys, G. W., & Forde, E. M. E. (no prelo). Category-specific deficits: A review and presentation of the Hierarchical Interactive Theory (HIT). In E. Forde & G. Humphreys (Eds.), Category-specificity in brain and mind. London: Psychology Press. [On-line] Disponível: http://psguni.bham.ac.uk/staff/humphreysg/ghmanusp.htm         [ Links ]

Kremin, H. (1988). Naming and its disorders. In F. Boller & J. Grafman (Eds.), Handbook of neuropsychology (Vol. 1, pp. 307-328). Amsterdam: Elsevier.         [ Links ]

McKenna, P. (1997). Category-specific names test. Hove: Psychology Press.         [ Links ]

Moss, H. E., Tyler, L. K., & Devlin, J. T. (no prelo). The emergence of category-specific deficits in a distributed semantic system. In E. Forde & G. Humphreys (Eds.), Category-specificity in brain and mind. London: Psychology Press. [On-line] Disponível: http://cst.psychol.cam.ac.uk/people/helen_pubs.html        [ Links ]

Temple, C. (1997). Development cognitive neuropsychology. Hove: Psychology Press.         [ Links ]

Rogers, T. T., & Plaut, D. C. (no prelo). Connectionist perspectives on category-specific deficits. In E. Forde & G. Humphreys (Eds), Category-specificity in brain and mind. London: Psychology Press. [On-line]. Disponível: http://www.cnbc.cmu.edu/ ~plaut/papers/pdf/RogersPlautchap.sem.pdf         [ Links ]

Warrington, E. K., & Shallice, T. (1984). Category specific semantic impairment. Brain, 107, 829-854.         [ Links ]

Warrington, E. K., & McCarthy, R. (1987). Categories of knowledge: Further fractionations and an attempted integration. Brain, 110, 1273-1296.         [ Links ]

 

 

(*)Agradecemos à Professora Paula Coutinho (Chefe de Serviço de Neurologia do Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira) e ao Doutor Seabra (Chefe de Serviço de Medicina Interna do Hospital São Pedro Pescador na Póvoa do Varzim) por toda a gentileza e disponibilidade, e por nos terem facultado o acesso aos respectivos serviços. Agradecemos também a todos aqueles que participaram neste estudo, especialmente a todos os pacientes internados. Este estudo foi subsidiado em parte pela FCT, através do financiamento ao Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Grupo Linguagem.

(**) Psicóloga.

(***) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons