Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Análise Psicológica
Print version ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica vol.20 no.4 Lisboa Nov. 2002
Valores morais em Televisão: Análise de uma série televisiva de grande audiência (*)
CRISTINA SILVA (**)
ESTELA FONSECA (**)
ORLANDO LOURENÇO (**)
RESUMO
Neste artigo, analisamos a série televisiva Super Pai, um programa com elevados níveis de audiência, em particular entre crianças e adolescentes, à luz da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg. Mais especificamente, depois da leitura e análise das sinopses de um conjunto de 73 episódios, escolhemos dois que tinham conteúdos morais mais explícitos (episódios # 4 e # 18) e atribuímos um nível e um estádio de raciocínio moral às verbalizações expressas por diversos personagens envolvidos em tais episódios. A análise efectuada mostrou que (1) a maioria das verbalizações com conteúdo moral aponta para o nível convencional, em particular para o estádio 3; (2) não aparecem verbalizações de moralidade pós-convencional (i.e., estádio 5); (3) as verbalizações de estádio 2 (nível pré-convencional) aparecem logo a seguir às de estádio 3; e (4) são mínimas as verbalizações de estádio 1 e de estádio 4. O estudo revela também que, tomadas algumas cautelas, é possível analisar determinados programas televisivos em função da teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o que pode ter implicações de relevo para os responsáveis pela programação televisão, em especial se existir interesse em aproveitar o conhecimento científico já disponível na área da psicologia do desenvolvimento moral. Neste artigo, fazemos também uma referência breve às relações entre ética e televisão, bem como a alguns estudos sobre o efeito de programas televisivos no desenvolvimento cognitivo, social e moral.
Palavras-chave: Televisão, desenvolvimento, valores, Kohlberg.
ABSTRACT
This study examines a Portuguese TV program in terms of Kohlberg's theory of moral development. The program, which is called Super-Pai, has a broad audience, in particular among children and adolescents. After the reading and analysis of the synopses of a set of 73 episodes, we chose those ones (i.e., episode # 4 and episode # 18) whose verbalizations expressed clear-cut moral contents, and classified these verbalizations into a certain level and stage of Kohlberg's moral reasoning. The results showed that (1) the majority of verbalizations are conventional, pointing namely to stage 3; (2) there are no postconconventional (stage 5) verbalizations: (3) stage 2 verbalizations follow in terms of frequency those of stage 3; and (4) stage 1 and stage 4 verbalizations are practically nonexistent. The present study also reveals that if some caution is adopted it is possible to analyze certain TV programs in terms of Kohlberg's moral stages, which may have important implications for those responsible for TV programs and schedules, in particular if they were interested in taking into account the available scientific knowledge in the area of moral development. Throughout the paper we also refer to the controversial issue of the relationship between ethics and television, and to some studies on the role of TV in individuals cognitive, social, and moral development.
Key words: Television, development, values, Kohlberg.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Abrantes, J. C. (Ed.) (1995). A imprensa, a Rádio e a Televisão na Escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
[ Links ]Bandura, A., & Walters, R. (1963). Social learning and personality development. New York: Holt.
[ Links ]Biaggio, A. (1998). Introdução à teoria do julgamento moral de Kohlberg. In M. L. Tiellet Nunes (org.), Moral e TV. Porto Alegre: Evangraf.
[ Links ]Bredero de Santos, M. (1997). Aprender com a televisão. Texto da conferência apresentada ao 1.º Encontro do Centro Doutor João dos Santos, Casa da Praia.
[ Links ]Camino, C., Batista, L., Reis, R., et al. (1994). A transmissão de valores morais em personagens de TV. Psicologia: Reflexão e Crítica, 7, 29-46.
[ Links ]Camino, C., Luna, V., & Cavalcanti, M. (1990). Análise parcial do pensamento moral da novela Vale-Tudo. In Anais do Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico: Anpepp (pp. 95-102). São Paulo: Águas de São Pedro.
[ Links ]Coie, J., & Dodge, K. (1998). Aggression and behavior: In W. Damon (Series Ed.), & N. Eisenberg (Ed.), Handbook of child psychology. Social, emotional, and personality development (Vol. 3, pp. 779862). New York: Wiley.
[ Links ]Colby, A., & Kohlberg, L. (1987). The measurement of moral judgment. Vol. 1. Theoretical foundations and research validation. Cambridge: Cambridge University Press.
[ Links ]Cordeiro, M. J. (1999). A criança, o jovem e a televisão: alguns subsídios para um debate necessário e urgente. In J. Gomes Pedro (Ed.), Stress e violência na criança e no jovem (pp. 175-182). Lisboa: Faculdade de Medicina.
[ Links ]Eisenberg, N., & Fabes, R., (1998). Prosocial development. In W. Damon (Series Ed.), & N. Eisenberg (Ed.), Handbook of child psychology. Social, emotional, and personality development (Vol. 3, pp. 701-778). New York: Wiley.
[ Links ]Eron, L. (1987). The development of aggressive behavior from the perspective of a developing behaviorism. American Psychologist, 42, 435-442.
[ Links ]Eron, L., Huesmann, L., Brice, P., Fischer, P., & Mermelstein, R. (1983). Age trends in the development of aggression, sex typing, and related television habits. Developmental Psychology, 19, 71-77.
[ Links ]Hawkins, R., & Pingree, S. (1986). Activity in the effects of television on children. In J. Bryant, & D. Zillman (Eds.), Perspective on media effects (pp. 233-250). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
[ Links ]Johnston, J., & Ettema, J. (1986). Using television to best advantage: Research for prosocial television. In J. Bryant, & D. Zillman (Eds.), Perspective on media effects (pp. 143-164). Hillsdale, N J: Erlbaum.
[ Links ]Kohlberg, L. (1981). Essays on moral development. The philosophy of moral development. New York: Harper & Row.
[ Links ]Kohlberg, L. (1984). Essays on moral development. Vol. 2. The psychology of moral development: Moral stages, their nature and validation. New York: Harper & Row.
[ Links ]Kohlberg, L., & Candee, D. (1984). The relationship of moral judgment to moral action. In W. Kurtines, & J. Gewirtz (Eds.), Morality, moral behavior, and moral development (pp. 52-73). New York: Wiley.
[ Links ]Liebert, R., Sprafkin, J., & Davidson, E. (1988). The early window: Effects of television on children and youth (2nd ed.). Pergamon Press.
[ Links ]Lourenço, O. (1988). Altruísmo: generosidade ou inteligência sócio-cognitiva? Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.
[ Links ]Lourenço, O. (2000). The aretaic domain and its relation to the deontic domain in moral reasoning. In M. Laupa (Ed.), Rights and wrongs: How children and young adults evaluate the world (pp. 47-61). San Francisco: Jossey Bass.
[ Links ]Lourenço, O. (2002a). Psicologia de desenvolvimento moral: Teoria, dados e implicações (3.ª ed.). Coimbra: Almedina
[ Links ]Lourenço, O. (2002b). Desenvolvimento sócio-moral. Lisboa: Universidade Aberta (no prelo).
[ Links ]Monteiro, M. B. (1999). Meios de comunicação social (MCS) e construção da realidade social: Crescer com a violência televisiva. In J. Gomes Pedro (Ed.), Stress e violência na criança e no jovem (pp. 153-174). Lisboa: Faculdade de Medicina.
Morais Soares, T. (2001). A 're-regulamentação' do mercado televisivo face à vocação cultural de televisão: Documento Síntese da Conferência Internacional sobre Televisão. Fundação Friedrich Ebert: UBI, Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. UBI. [ Links ] [ Links ]Nash, R. (1997). Answering the 'virtuecrats': A moral conversation on character education. New York: Teachers College Press.
[ Links ]Parke, R., & Slaby, R. (1983). The development of aggression. In P. Mussen (Series Ed.) & E. Hetherington (Ed.), Handbook of child psychology. Socialization, personality, and social development (Vol. 4, pp. 457-641). New York: Wiley.
[ Links ]Piaget, J. (1932). Le jugement moral chez l'enfant. Paris: Alcan.
[ Links ]Ponte, C. (1998). Televisão para crianças: o direito à diferença. Lisboa: Edições Escola Superior João de Deus.
[ Links ]Rique, J., & Camino, C. (1997). Consistency and inconsistency in adolescents' moral reasoning. International Journal of Behavioral Development, 21, 813-836.
[ Links ]Seixas, M. J. (1997). «Mesmo nos concursos a gente aprende coisas»: Televisão e Escola: Um conflito de universos e discursos. Educação, Sociedade & Cultura, 8, 21-43.
[ Links ]Stipp, H. (1993). The challenge to improve television for children: a new perspective. In G. Berry, & J. Asamen (Ed.), Children & television: Images in a changing sociocultural world (pp. 296-302). Newbury Park: Sage.
[ Links ]Unesco (1982). Simpósio sobre a Educação e os Media. Grünwald.
[ Links ]Walker, L., Gustafson, P., & Hennig, K. (2001). The consolidation/transition model in moral reasoning development. Developmental Psychology, 37, 187-197.
[ Links ]
(*) Este artigo foi escrito no âmbito do Mestrado (e Laboratório) em Desenvolvimento Humano (coordenação de Orlando Lourenço), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa. Contou com o apoio financeiro do Centro de Psicologia Experimental e Clínica: Desenvolvimento, Cognição e Personalidade.
Os autores agradecem a colaboração e o apoio de Cleonice Camino (Universidade Federal de Paraíba),Ângela Biaggio (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Monteiro Coelho (TVI), Susana Pinheiro (TVI), Clara Teixeira (TVI) e Oriana Silva (Fealmar).
Correspondência relativa a este artigo deve ser endereçada a qualquer um dos autores (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Alameda da Universidade, 1949-013, Lisboa).
(**) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.