SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1A extrusão em tecnologia alimentar: aplicações, caraterísticas dos produtos, composição e tendências futuras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Rev. de Ciências Agrárias vol.39 no.1 Lisboa mar. 2016

 

EDITORIAL

Editorial

Pedro Talhinhas1,2,* e Manuel Augusto Soares2

 

1LEAF, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal

2SCAP, Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal. Lisboa, Portugal. *E-mail: ptalhinhas@isa.ulisboa.pt

 

Em 2016, a Revista das Ciências Agrárias continua a ser determinante nas várias áreas científicas no domínio das ciências agrárias em Portugal mas também dos países de língua portuguesa, com particular destaque para o Brasil.

No ano de 2015, foram submetidos 168 manuscritos e publicados 68 artigos, num total de 620 páginas, incluindo dois fascículos dedicados respetivamente à Proteção de Plantas e à comemoração do Ano Internacional dos Solos, constituindo importantes compilações da atividade científica naquelas duas áreas mormente em Portugal.

O Corpo Editorial agradece a todos os autores que durante 2015 selecionaram a Revista de Ciências Agrárias como elemento divulgador da sua investigação. Do total de manuscritos submetidos foram aceites 52%, diversos dos quais serão publicados em 2016. O período médio entre a submissão e a primeira decisão foi de 116 dias. Continuamos a trabalhar para reduzir esse período em 2016.

Foi de grande importância o fato da Revista de Ciências Agrárias ter sido indexada no SciELO Citation Index da Thomson Reuters, uma Plataforma inserida na Web of Knowledge. Durante 2015, a Revista foi registada na plataforma DOAJ (Directory of Open Access Journal), da SciELO e a partir do fascículo 4 do volume 38 cada artigo passou ter um DOI (Digital Object Identifier) atribuído, com a raíz http://dx.doi.org/10.19084. Por estas razões os artigos publicados na revista apresentam uma visibilidade acrescida, surgindo como desafio para 2016 a monitorização de indicadores bibliométricos que ilustrem esse aumento de visibilidade.

A diversidade de temas submetidos à Revista de Ciências Agrárias obriga à participação de um grande número de revisores científicos especializados, nem sempre fáceis de encontrar. Todavia, acreditamos que o mérito de uma revista científica é, em grande parte, obra do trabalho anónimo dos revisores científicos. Por isso, queremos expressar aqui a nossa gratidão a todos que contribuíram para a dignificar, bem como um agradecimento incondicional aos Editores Associados cujo papel se assume cada vez mais como essencial na consolidação científica da revista.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons