SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3-4Epidemiologia das Fracturas do Fémur em Portugal: Fracturas do Colo do Fémur versus Fracturas de Outras Localizações Não Especificadas do FémurTransplante de Progenitores Hematopoiéticos: Consumo Transfusional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Arq Med v.21 n.3-4 Porto  2007

 

O Dia Aberto da FMUP

Contributo para o Processo de Tomada de Decisão Vocacional dos Alunos do Ensino Secundário

 

Elizabete Loureiro*, Isabel Lourinho*, Maria Amélia Ferreira*†

*Centro de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;

†Instituto de Anatomia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

Introdução: A transição do ensino secundário para o ensino superior é reconhecida como uma importante fase do ciclo académico, revestindo assim de maior importância o acto de tomada de decisão vocacional. A maioria dos alunos refere que gostaria de receber ajuda para explorar o mundo profissional. Neste sentido, é da responsabilidade das Instituições do Ensino Superior assumir um papel mais activo neste processo. Este trabalho tem, como principal objectivo, apresentar os resultados decorrentes da análise dos questionários de avaliação dos Dias Abertos da FMUP realizados em 2005, 2006 e 2007. Métodos: O Centro de Educação Médica da FMUP através do Gabinete de Apoio ao Estudante, desenvolveu um conjunto de procedimentos conducentes à divulgação do Dia Aberto, acompanhado de um programa estruturado, assegurando o envolvimento efectivo da FMUP, financiamento e avaliação do evento. Resultados: Dos 688 participantes das 29 Instituições do Ensino Secundário que estiveram presentes nos três Dias Abertos da FMUP, foram recebidos 516 questionários (75% de respostas). Conclusões: A análise qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos permite concluir que o Dia Aberto constitui uma experiência construtiva e útil no processo de tomada de decisão vocacional, pelo que se deve continuar a realizar este tipo de iniciativa.

Palavras-chave: Dia Aberto FMUP; Gabinete de Apoio ao Estudante FMUP; ensino secundário; decisão vocacional.

 

 

The FMUP Open Day: A Contribution to the Vocational Decision of the High School Students

Introduction: The transition from high school to university is recognized as an important phase of the academic cycle, being of greater importance the process of taking a vocational decision. The majority of students refer that they would like to receive support in exploring the professional world. Therefore, the university institutions should assume a more active role during this process. The aim of this work is to present of the results obtained from the analysis of the questionnaires which evaluated the Open Days (2005 - 2007). Methods: The Centre of Medical Education of the Faculty of Medicine of the University of Porto (FMUP) by means of its Student Support Office, developed a set of procedures in order to publicize the Open Day, along with a structured program, assuring the effective involvement of FMUP, financial support and evaluation of the event. Results: Of the 688 participants of 29 high school institutions, 516 questionnaires were obtained (75% response rate). Conclusions: The quantitative and qualitative analysis of the results lead us to conclude that the Open Day constitutes a constructive and useful experience during the process of taking a vocational decision, implying that this type of initiative should continue to be carried through.

Key-words: FMUP Open-Day; Student Support Office of FMUP; high school; vocational decision.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências 

1 - Perlmutter M, Hall E. Adult development and aging. 2nd ed. New York: Wiley; 1992.         [ Links ]

2 - Kessler R, Mc Rae J. The effect of wives´employment on the mental health of married men and woman. American Social Review 1982;47:216-27.

3 - Conger J. Adolescence and youth: Psychological Development in a changing world. 4th Edition. Harper Collins; 1991.

4 - Imaginário L, Campos B. Consulta psicológica vocacional em contexto escolar. Cadernos de Consulta Psicológica 1987;3:107-13.

5 - Boutinet JP. Anthropologie du Project. Paris: PUF; 1992.

6 - Belo SI. Auto-Conceito e Adaptação à Universidade em Alunos do 1º Ano. Dissertação de Mestrado. Braga: Universidade do Minho, 1999.

7 - Rebelo H, Alarcão M. Transição para o Ensino Superior: As Narrativas de Pais e Filhos. V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Livro de Resumos, 2003; 88-89.

8 - Leitão LM, Paixão MP, Silva JT, Miguel JP. Apoio Psicossocial a estudantes do Ensino Superior: do Modelo Teórico aos níveis de intervenção. Psicologia: Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior, 2000; XIV, 2:143-7.

9 - Azevedo A, Faria L. Impacto das condições pessoais e contextuais na transição do ensino secundário para o ensino superior. Revista da UFP, 2001;6,257-68.

10 - Ferreira MA, Bastos MA. Relatório de Auto-Avaliação do Curso de Licenciatura em Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto, 2003.

11 - Almeida LS, Soares AP, Ferreira JA. Transição e Adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas. Psicologia: Investigação e Intervenção no Ensino Superior, 2000; XIV, 2:189-202.

12 - Soares AP. Desenvolvimento vocacional de jovens adultos: A exploração, a indecisão e o ajustamento vocacional em estudantes universitários. Dissertação de Mestrado. Braga: Universidade do Minho; 1998.

13 - Studying medicine at Brighton and Sussex medical school open days. Brighton and Sussex Medical School, 2004: Disponível em URL: http://www.bsms.ac.uk/studyingmedicine/ opendays.htm.

14 - Imperial College – London. Open Days Page, 2007: Disponível em URL: http://www3.imperial.ac.uk/outreach/ opendays.

15 - Undergraduate Open Days (Serial online) Peninsula Medical School, 2007: Disponível em URL: http://www.pms.ac.uk/ pms/undergraduate/opendays.php.

16 - IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra (1 a 10 de Março de 2007). Universidade de Coimbra, 2007: Disponível em URL: http://www.ciencia.net/noticiasdesc.asp?id=14530.

17 - Semana Aberta: FEUP 2007 (5 a 9 de Março 2007). Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto. Disponível em URL: http://sicc.fe.up.pt/SemanaAberta/2007/index.html.

 

Correspondência:

Dr.ª Elizabete Loureiro

Centro de Educação Médica

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Alameda Prof. Hernâni Monteiro

4200-319 Porto

e-mail: gempsico@med.up.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons