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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga  2005

 

Uma démarche participada de avaliação de projectos curriculares de turma

Virgílio Rego da Silva & Vânia Betina Coutinho

Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, Portugal

 

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma experiência de avaliação dos projectos curriculares de turma, concebidos pelos 32 conselhos de turma da Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, no ano lectivo 2003/04. Trata-se de um estudo de avaliação que parte de um quadro teórico que considera as problemáticas da escola e do projecto, da pedagogia de projecto e da avaliação interna de escolas. Neste texto, define-se um dispositivo metodológico que contempla a explicitação do planeamento da investigação, os critérios de avaliação dos projectos e as técnicas de análise utilizadas. Apresentam-se, ainda, os resultados e esboçam-se algumas conclusões e sugestões/recomendações para o trabalho futuro, no que se refere à construção do currículo.

Palavras-chave

Projecto; Currículo; Avaliação

 

 

A participative evaluation experience of class curricular projects

Abstract

This text presents the results of an evaluation experience of class curricular projects, developed in 32 classes by the group of teachers in each class of the Grammar School 2/3 Frei Caetano Brandão, in the school year 2003/04. It’s an evaluation study based on a theoretical framework that considers the school and the project problematics, the pedagogical view of projects and the internal evaluation process of schools. In this text, a methodological device is defined which contemplates the planning of the inquiry, the projects evaluation criteria and the analysis techniques used. The results are presented and some conclusions and suggestions/ recommendations for the future work are drawn, in relation to the curriculum construction.

Keywords

Project; Curriculum; Evaluation

 

Une démarche participée d’évaluation des projets curriculaires de classe

Résumé

Ce texte présente les résultats d'une expérience d'évaluation des projets curriculaires de classe, conçus par les 32 conseils de classe du Collège 2/3 Frei Caetano Brandão, pendant l’année scolaire 2003/04. Il s'agit d'une étude d'évaluation qui part d'un cadre théorique qui considère les problématiques de l'école et du projet, de la pédagogie de projet et de l'évaluation interne d'écoles. Dans ce texte, on définit un dispositif méthodologique qui envisage l’explicitation de la planification de la recherche, les critères d'évaluation des projets et les techniques d'analyse utilisées. On présente, encore, les résultats et on esquisse quelques conclusions et suggestions/recommandations pour le travail futur, en ce qui concerne la construction du curriculum.

Mots-clé

Project; Curriculum; Évaluation

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

 

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Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Virgílio Rego da Silva, Rua Dr. João Antunes Guimarães, 25, r/c, 4710-381 Braga, Portugal. Telef.: 253616429, Telem.: 968415318, e-mail: vregosilva@netcabo.pt ou para: Vânia Betina da Costa Pereira Coutinho, Rua do Fujacal, nº 8, 4º Esq., 4700-342 Braga, Portugal. Telef.: 253611891; e-mail: vania.coutinho@netcabo.pt

 

Recebido em Julho de 2004

Aceite para publicação em Junho de 2005