SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Uma démarche participada de avaliação de Projectos Curriculares de TurmaMEMORIAS DE PROFESORES: PRÁCTICAS DE LECTURA Y ESCRITURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga  2005

 

Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: discussão de novas abordagens na formação de professores

 

Ana Maria Morais & Isabel Pestana Neves

Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

 

Resumo

O estudo dá continuidade à investigação desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) na área da formação de professores, na qual a teoria do discurso pedagógico de Bernstein tem constituído o principal quadro conceptual e o conceito de orientação específica de codificação tem sido usado para avaliar o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos em programas de formação contínua. O objectivo deste artigo é apresentar o que tem sido feito para apreciar esse desenvolvimento em termos de regras de reconhecimento e de realização (orientação específica de codificação), para contextos de intervenção pedagógica, discutindo o significado dessa relação e as potencialidades e limites dos instrumentos metodológicos construídos. Faz-se uma descrição pormenorizada e fundamentada desses instrumentos, referindo os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a sua concepção e aplicação e dão-se exemplos da forma como se procedeu à análise dos dados. Discute-se também em que medida os resultados da aplicação desses instrumentos dão sugestões para uma melhoria progressiva da linguagem externa de descrição que se tem vindo a desenvolver no contexto da formação de professores.

Palavras-chave

Desenvolvimento profissional dos professores; Educação científica; Regras de reconhecimento; Regras de realização

 

 

Teachers as creators of social contexts for scientific learning: discussing new approaches for teacher education

Abstract

The study continues research developed by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) within the field of teacher education. Bernstein’s theory of pedagogic discourse has provided the main conceptual framework and the concept of specific coding orientation has been used to evaluate the professional development of teachers involved in in-service teacher education programmes. The objective of this paper is to present what has been done to appreciate teachers’ professional development in terms of recognition and realisation rules (specific coding orientation) to contexts of pedagogic intervention, discussing the meaning of that relation and the potentialities and limitations of the methodological instruments which have been constructed to evaluate teachers’ performance. A detailed and grounded description of the instruments is given, referring the theoretical and methodological assumptions that have guided their conception and application and giving examples to show how the analysis of the data was done. It is also discussed the extent to which the results of the application of these instruments can give suggestions for a progressive improvement of the external language of description developed in the context of teacher education.

Keywords

Teachers’ professional development; Science education; Recognition rules; Realisation rules

 

 

Les enseignants comme créateurs de contextes sociaux pour l’apprentissage scientifique: discussion sur des nouvelles approches dans la formation des enseignants

Résumé

Cette étude donne continuité à l’enquête développée par le groupe ESSA dans le domaine da la formation des enseignants. La théorie du discours pédagogique de Bernstein a constituée le principal cadre conceptuel de l’enquête et le concept d’ orientation spécifique de codification a été usé pour évaluer le développement professionnel des enseignants impliqués dans les programmes de formation permanente. La finalité de cet article c’est de présenter ce que nous avons fait pour apprécier le développement professionnel des enseignants en ce qui concerne à les règles de reconnaissance et de réalisation (orientation spécifique de codification) pour les contextes d’intervention pédagogique, en débattant le sens de cette relation et les potentialités et limitations des instruments méthodologiques qu’ont été élaborés pour évaluer le travail des enseignants. Nous faisons une description circonstanciée et fondée de ces instruments, en se reportant aux présupposés théoriques et méthodologiques qu’ont conduit sa conception et application et nous donnons des exemples que montrent l a manière comme nous avons analysé les donnés. Nous débattons aussi en quelle mesure les résultats de l’application de ces instruments nous suggèrent une graduel amélioration du langage externe de description que nous sommes en train de développer dans le contexte de la formation des enseignants.

Mots-clé

Développement professionnel des enseignants; Éducation scientifique; Règles de reconnaissance; Règles de réalisation

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

AFONSO, Margarida (2002). Os Professores e a Educação Científica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: Desenvolvimento de Processos de Formação. Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (não publicada).        [ Links ]

AFONSO, Margarida; MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel P. (2002). Contextos de formação de professores: Estudo de características sociológicas específicas. Revista de Educação, vol. XI, n.º 1, pp. 129-146.

AFONSO, Margarida; MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel P. (2005). Processos de formação e sua relação com o desenvolvimento profissional dos professores: Um estudo sociológico no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação (proposto para publicação).

BERNSTEIN, Basil (1990). Class, Codes and Control, Vol. IV: The Structuring of Pedagogic Discourse. Londres: Routledge.

BERNSTEIN, Basil (2000). Pedagogy, Symbolic Control and Identity: Theory, Research, Critique (edição revista). Londres: Rowman & Littlefield.

CÂMARA, Maria José & MORAIS, Ana Maria (1998). O desenvolvimento científico no jardim de infância: Influência de práticas pedagógicas. Revista de Educação, vol. VII, n.º 2, pp. 179-199.

DRIEL, Jan H. van; BEIJAARD, Douwe & VERLOOP, Nico (2001). Professional development and reform in science education role of teachers’ practical knowledge. Journal of Research in Science Teaching, vol. 38, n.º 2, pp. 137-158.

ENSOR, Paula (2004). Towards a sociology of teacher education. In J. Muller, B. Davies& A. Morais (eds.), Reading Bernstein, Researching Bernstein. Londres: Routledge, pp. 153-167.

MATOS, Margarida (2001). Trabalho Experimental na Aula de Físico-Química do 3º Ciclo do Ensino Básico: Teorias e Práticas dos Professores. Tese de Mestrado, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (não publicada).

MATOS, Margarida & MORAIS, Ana Maria (2004). Trabalho experimental na aula de ciências físico-químicas do 3º ciclo do ensino básico: Teorias e práticas dos professores. Revista de Educação, vol. XII, n.º 2, pp. 75-93.

MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel P.; MEDEIROS, Ana; PENEDA, Dulce; FONTINHAS, Fernanda & ANTUNES, Helena (1993). Socialização Primária e Prática Pedagógica: Vol. 2, Análise de Aprendizagens na Família e na Escola. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel P.; AFONSO, Margarida & PIRES, Delmina (1997). Caracterização da Prática Pedagógica do 1º Ciclo do Ensino Básico (Contexto Instrucional e Contexto Regulador). Grupo ESSA, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel P. et al (2000). Estudos para uma Sociologia da Aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação da FCUL.

MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel P. (2001). Pedagogic social context: studies for a sociology of learning. In A. Morais, I. Neves, B. Davies & H. Daniels (eds.), Towards a Sociology of Pedagogy: The Contribution of Basil Bernstein to Research (Cap. 8). Nova Iorque: Peter Lang.

MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel P. (2003). Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, vol. 19, pp. 49-87.

PIRES, Delmina (2001). Práticas Pedagógicas Inovadoras em Educação Científica: Estudo no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (não publicada).

PIRES, Delmina; MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel P. (2004). Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: Estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação, vol. XII, n.º 2, pp. 119-132.

ROCHA, Maria do Carmo (1995). O Contexto da Sala de Aula na Aprendizagem do Discurso Regulador Específico: Um Estudo com Crianças do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (não publicada).

ROCHA, Maria do Carmo & MORAIS, Ana Maria (2000). A relação investigador-professor nos projectos de investigação-acção: Uma abordagem sociológica. In A. M. Morais, I. Neves et al, Estudos para uma Sociologia da Aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação da FFCUL, pp. 529-552.

ROSA, Celeste (2002). Actividades em Ciências no Jardim de Infância: Estudo sobre o Desenvolvimento Profissional dos Educadores. Tese de Mestrado, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (não publicada).

SILVA, Preciosa; MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel P. (2003). Caracterização da Prática Pedagógica do 1º Ciclo do Ensino Básico (Contexto Instrucional e Contexto Regulador). Grupo ESSA, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

SPODEK, Bernard & SARACHO, Olivia N. (1998). Ensinando Crianças de Três a Oito Anos. Porto Alegre: Artmed.

WILSON, Suzanne & BERNE, Jennifer (1999). Teaching learning and the acquisition of professional knowledge: An examination of research on contemporary professional development. In A. Iran-Nejad & P. Pearson (eds.), Review of Research in Education. Washington: American Educational Research Association, pp. 173-209.

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Ana Maria Morais, Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C1, 2º piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal.

 

Recebido em Outubro de 2004

Aceite para publicação em Setembro de 2005