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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga  2005

 

Memórias de professores: eventos e práticas de literacia/letramento1

 

Aracy Alves Martins

CEALE — Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

 

Resumo

Por considerar o texto de memórias como um gênero textual que tem potencialmente a possibilidade de trazer, para o tempo presente, práticas de literacia/letramento internalizadas, rememoradas justamente por terem sido marcantes, nas trajetórias de formação de leitores, neste texto são analisadas memórias escritas, que ressaltavam experiências de leitura e escrita, vividas na família, no grupo social, na instituição escolar, na vida acadêmica de estudantes dos cursos de Licenciatura das áreas de Letras e de Pedagogia, da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Esses estudantes puderam, na qualidade de (futuros) formadores de leitores, não somente entrever, nos eventos e nas práticas evidenciadas em suas memórias, as concepções de linguagem que subjazem ao ideário de uma época, mas também refletir sobre um processo de formação de leitores mais consciente e mais crítico, pensando em seus (futuros) alunos de ensino fundamental/ensino básico e ensino médio/ensino secundário

Palavras-chave

Eventos de literacia/letramento; Estratégias de leitura; Produção de textos

 

 

Teachers’ memories: literacy events and practices

Abstract

This text focuses on the memories as reflective tools as remembered by undergraduate students of Letters and Pedagogy from Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil. The texts show meaningful literacy practices both in schools and in other contexts, as well as in these students’ reading and writing classes. The memory texts were used as textual genre which facilitates the understanding of language, reading and writing concepts of the mediators that permeated the memories, making them relate the coexistence of different practices, throughout history and at the present time of their education, pointing to the need of more conscious and clear practices for educating readers in society, assuming the authors as (future) mediators.

Keywords

Literacy events; Reading strategies; Texts production

 

 

Memorias de profesores: prácticas de lectura y escritura

Resumen

Este texto enfoca las memorias como objeto de reflexión a partir de las prácticas de lectura y escritura recordadas como significativas, tanto en la escuela como fuera de ella, en las aulas de lectura y escritura, por alumnos de las licenciaturas de Letras y Pedagogía, en la Universidad Federal de Minas Gerais, Brasil. Utilizamos estos textos memorísticos por ser un género textual que permite percibir las concepciones de lenguaje, de lectura y de escritura transmitidas por los mediadores que impregnaron los recuerdos de los alumnos e alumnas, y que retratan la coexistencia de prácticas diferentes, a lo largo de la historia y en el momento presente de su formación, señalando hacia la necesidad de un proceso de formación de lectores más consciente y más claro, que permita a los propios autores asumirse como (futuros) mediadores.

Palabras clave

Prácticas de lectura y escritura; Estrategias de lectura; Producción de textos

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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1 Esta é uma versão revista e desenvolvida do texto que foi apresentado, sob o título Eventos de Literacia nas Memórias de Professores, no VIII Congreso Internacional Historia de La Cultura Escrita, Alcalá, Espanha. Agradeço a Marildes Marinho (CEALE/FAE/UFMG - Brasil) a importante contribuição para este trabalho.

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: aracy.martins@terra.com.br

 

Recebido em Junho de 2005

Aceite para publicação em Novembro de 2005