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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga  2005

 

Dissertações de Doutoramento

Ana Maria Carneiro da Costa e Silva (2005). Formação e construção de identidade(s): um estudo de caso centrado numa equipa multidisciplinar. Dissertação de Doutoramento em Educação apresentada à Universidade do Minho (Área de conhecimento: Desenvolvimento Curricular)

 

Resumo

Este trabalho assume como eixo central a relevância da formação na sociedade contemporânea. Dominados pela urgência da intervenção formativa que decorre dos apelos à "aprendizagem ao longo da vida", as organizações e os indivíduos vêm-se confrontados com um modelo de "sujeito aprendente", cuja incidência nos merece particular atenção.

Neste trabalho, incide-se num estudo de caso — uma equipa multidisciplinar da administração pública — no qual se perscrutam as lógicas subjacentes aos processos de formação, quer dos indivíduos e suas disposições, quer da organização e seus dispositivos, lógicas que se articulam com o trabalho e a profissão e dão conta de (pre)disposições diversificadas por parte dos indivíduos.

O estudo inscreve-se no paradigma de investigação qualitativa. Tendo sido mobilizadas um conjunto de técnicas e instrumentos no acesso à informação, privilegiam-se as narrativas biográficas, centradas nas trajectórias de formação e profissionais, como especialmente pertinentes para o acesso aos significados relevantes do ponto de vista dos indivíduos e das suas experiências biográficas.

A epistemologia interpretativa que orientou a análise dos dados de investigação através do recurso à categorização emergente, à comparação constante e à análise estrutural do discurso permitiu a construção de um texto analítico-interpretativo que visa dar conta de diversas categorias emergentes dos discursos e dos sentidos vividos nas trajectórias biográficas individuais. Salientam-se como elementos relevantes, emergentes da experiência vivida e dos sentidos expressos, lógicas diversificadas e trajectórias idiossincráticas, mas todas elas entrelaçadas por relações densas entre espaços-tempos de formação e espaços-tempos de trabalho. São espacialidades e temporalidades frequentemente heterogéneas; no entanto, povoadas de acções e interacções que contribuem para dinâmicas identitárias (re)construídas no âmago de negociações intensas entre o interior e o exterior, entre expectativas e possibilidades, entre identidade para si e identidade para o outro, ao longo das trajectórias biográficas singulares que desafiam a um olhar crítico para os desígnios da educação e da formação.

 

Luísa Augusta Vara Miranda (2005). Educação online: interacção e estilos de aprendizagem de alunos do ensino superior numa plataforma web. Dissertação de Doutoramento em Educação apresentada à Universidade do Minho (Área de conhecimento: Tecnologia Educativa)

 

Resumo

As mudanças aceleradas que estão a ocorrer nos vários sectores da sociedade, principalmente a nível tecnológico, colocam os cidadãos perante uma diversidade de novos problemas, com vários graus de complexidade, os quais exigem novas competências, novas estratégias e permanente adaptação ao mundo envolvente. A dinâmica da sociedade de i nformação e do conhecimento conduz à definição e utilização de novas estratégias de vida, à construção de novos saberes e de novas formas de gestão assim como de fontes de conhecimento, de novos modos de aprender e de actualização, numa perspectiva de formação permanente ao longo da vida.

No sentido de contribuir para a evolução, a inovação a a integração das tecnologias de informação e comunicação na sociedade, desenvolveu-se uma reflexão, acerca do tema educação online, orientada, principalmente, a partir da revisão bibliográfica e da execução de procedimentos no âmbito de um estudo de caso, que envolveu na sua implementação 32 alunos do ensino superior e uma plataforma de ensino e aprendizagem, designada por alfamat. Esta plataforma, suportada pela Internet, entre outras características, disponibiliza ferramentas de comunicação síncrona e de comunicação assíncrona.

Constituíram preocupações deste estudo compreender a adequação da plataforma alfamat ao processo de ensino e de aprendizagem e analisar as percepções dos alunos relativamente à sua utilização e adaptação aos estilos individuais de aprendizagem.

A questão de investigação que orientou o estudo foi: "os ambientes de aprendizagem online são adequados ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino superior, tendo em conta os seus estilos de aprendizagem?". Dos vários temas desenvolvidos a partir desta questão foi dada particular ênfase aos seguintes: as percepções dos alunos acerca dos ambientes de aprendizagem online; a interacção entre os alunos em ambientes de aprendizagem online; as percepções dos alunos acerca da adequação da plataforma alfamat aos estilos de aprendizagem.

Os principais resultados foram obtidos em contexto real de ensino e aprendizagem, com a utilização da plataforma alfamat, como apoio à implementação de um curso de ensino presencial. Os instrumentos de recolha de dados foram construídos e validados no contexto do estudo, sendo os dados organizados e analisados pela autora no âmbito da abordagem de estudo de caso que orientou os trabalhos de investigação.

Dos resultados obtidos salienta-se a apreciação muito favorável pelos sujeitos do grupo de estudo da adequação do ambiente alfamat à consecução dos objectivos de ensino e aprendizagem, reforçando com aspectos positivos a complementaridade de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona na mesma plataforma. Os alunos valorizaram a metodologia usada, discutindo os assuntos da disciplina de um modo bastante profundo em fóruns de discussão e de um modo mais espontâneo e natural em chat. As intervenções dos alunos, sob a orientação da professora, geraram uma dinâmica de partilha de informação, de negociação de sentido dos conceitos e de construção conjunta de conhecimento. Salienta-se o reconhecimento, pelos alunos, da adequação dos ambientes online aos seus estilos de aprendizagem, contudo há alunos que se sentem mais confortáveis em fóruns, enquanto outros manifestam idêntica opinião relativamente ao chat.

 

Dissertações de Mestrado Janeiro a Junho de 2005

AFONSO, Maria Isabel Bexiga (2005). Os currículos de História no ensino obrigatório em Portugal, Inglaterra e França. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de História).

AFONSO, Rui Walter Moreira Pires (2005). Análise da integração de múltiplos formatos no software educativo multimédia. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Tecnologia Educativa).

ALVES, Fernando Manuel Calheiros (2005). Estudos de estruturas musicais em ambiente hipermédia. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Tecnologia Educativa).

BARROCO, José Alves (2005). As bibliotecas escolares e a formação de leitores. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Português).

CARDOSO, Maria Helena Gonçalves (2005). Práticas de avaliação em Língua Portuguesa: representações da disciplina em testes escritos. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Português).

COELHO, Ana Maria Ferraz Silva Fraga (2005). Manuais escolares de Matemática do 1º ciclo: contribuição para a compreensão do processo de adopção. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

COSTA, Maria Lurdes Gomes (2005). Compreensão leitora e rendimento escolar. Um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Formação Psicológica de Professores).

DOMINGUES, Maria Conceição Gomes Antunes (2005). Formação em Educação para a Saúde. Estudo com profissionais de enfermagem. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Educação para a Saúde).

FERREIRA, Clarisse Maria Araújo Silva (2005). A empatia histórica ao tema da " censura no Estado Novo em Portugal": um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de História).

FERREIRA, Susana Maria Castro (2005). Estruturação díptica da gramática de regras do agrupamento de escolas como organização. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Sociologia da Educação e Políticas Educativas).

FIGUEIREDO, Carla Santos (2005). Resolução de problemas e pensamento crítico — estudo correlacional com alunos do 6º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

GONÇALVES, Teresa Santos Maduro (2005). Aprendizagem cooperativa e tutoria de pares em contexto escolar. Implicações para o desenvolvimento. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Formação Psicológica de Professores).

LIMA, Denise Maria Domingues (2005). Filosofia para crianças: uma abordagem crítica dentro da Filosofia da Educação. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Filosofia da Educação).

LUÍS, Noémia Maria Lourenço (2005). Concepções dos alunos sobre respiração e sistema respiratório — um estudo sobre a sua evolução em alunos do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza).

MAGALHÃES, Sandra Isabel Rodrigues (2005). Programa de formação de professores de Ciências focado na perspectiva ciência-tecnologia-sociedade e no desenvolvimento do pensamento crítico. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza).

MARTINHO, Isabel Silva (2005). O Colégio Andaluz e a educação feminina — um contributo para o estudo do ensino primário particular em Santarém (1923- 1975). Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: História da Educação e da Pedagogia).

MEIRELES, Delfina Costa (2005). Acolher, proteger, educar — Casa de Trabalho Sagrado Coração de Jesus de Carcavelos (1920-1972). Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: História da Educação e da Pedagogia).

MEIRELES, Sara Maria Oliveira Martins Pereira Silva (2005). O estudo acompanhado e o desenvolvimento de métodos de trabalho de estudo: um estudo efectuado numa turma do 9º ano. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

MESTRE, Maria Francisca Martins (2005). Ensino do desenho industrial — a escola Afonso Domingues (1884-1900). Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: História da Educação e da Pedagogia).

MORAIS, Maria Anjos Lima Félix Carvalho (2005). Formação para a cidadania e educação histórica: perspectivas de professores em formação. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de História).

MOREIRA, César Augusto Pereira (2005). Ciência-Tecnologia-Sociedade: Implicações para o processo ensino/aprendizagem decorrentes da planificação, comunicação e avaliação em projectos CTS, com alunos do 3º e 4º ano e professores do 1º CEB. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza).

MOREIRA, Manuel Augusto Rocha Campos (2005). Trabalho colaborativo e reflexão para o ensino da multiplicação e da divisão: um estudo com 3 professores do 1º ciclo. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática)

MOREIRA, Maria Gorete Fernandes (2005). As fontes históricas propostas no manual e a construção do conhecimento histórico. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de História).

PAIVA, Maria Madalena Freitas Matos (2005). A observação colaborativa na formação reflexiva de professores estagiários de Inglês — um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Inglês).

PEDROSO, Maria Isabel Graça Teixeira (2005). O ensino laboratorial do tópico "Momento linear": um estudo com alunos do 11º ano. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química).

PEREIRA, Antero Henriques (2005). A escola do terceiro Universo — um estudo do impacto do site do Agrupamento de Escolas de Amarante na Comunidade Educativa. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Tecnologia Educativa).

REIS, Paulo Manuel Jorge (2005). A construção e a avaliação do projecto curricular de Escola/Agrupamento: contributo da referencialização. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Desenvolvimento Curricular).

RIBEIRO, Maria Emília Castro (2005). Os museus e centros de ciências como ambientes de aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza).

SANTOS, Maria Beatriz Gomes (2005). Educação alimentar na escola: avaliação de uma intervenção pedagógica dirigida a alunos do 8º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Biologia e Geologia).

SILVA, Álvaro António Teixeira (2005). Ensinar e aprender com as TIC — um estudo sobre as atitudes, formação, condições de equipamento e utilização nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Cabeceiras de Basto. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Formação Psicológica de Professores).

SILVA, Maria Dores Ferreira (2005). Processos de luto e educação. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Educação de Adultos).

SILVA, Nuno Miguel Pinto (2005). Perspectivas de avaliação na disciplina de Matemática, de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

SILVA, Rosa Maria Ferreira Mourão (2005). TPC`s quês e porquês: uma rota de leitura do trabalho de casa, em língua inglesa, através do olhar de alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Formação Psicológica de Professores).

SIMÕES, Alcino Oliveira (2005). Avaliação de sites de Matemática e implicações na prática docente: um estudo no 3º CEB e secundário. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Tecnologia Educativa).

SOUSA, António Adelino Abreu (2005). Aplicação da teoria da flexibilidade cognitiva ao 1º ciclo do ensino básico: um estudo sobre a qualidade do ambiente. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Tecnologia Educativa).

TEIXEIRA, Ana Paula Félix (2005). Estratégias da auto-regulação na aprendizagem em História: estudo no 2º C.E.B. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de História).

VIEIRA, Maria Alexandra Nogueira (2005). Educação e sociedade da informação — uma perspectiva crítica sobre as TIC num contexto escolar. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Sociologia da Educação e Políticas Educativas).