SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1EditorialA biologia educacional nas escolas normais paulistas: uma disciplina da eficiência física e mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.1 Braga  2006

 

Compreender a (in)disciplina na sala de aula: uma análise das relações de controlo e de poder

 

Maria Preciosa Silva & Isabel Pestana Neves

Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

 

Resumo

O estudo faz parte de uma investigação mais ampla que procura compreender a relação entre os comportamentos de (in)disciplina e as práticas pedagógicas dos professores e explorar razões subjacentes a essa relação. Teoricamente, a investigação baseia-se no modelo do discurso pedagógico de Bernstein. O estudo centra-se em quatro casos de alunos, de duas turmas de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade e tem como objectivos: (1) analisar os comportamentos de (in)disciplina em função da interacção entre as disposições sócio-afectivas e a orientação específica de codificação dos alunos para as relações de controlo e de poder que caracterizam o contexto regulador das práticas pedagógicas dos professores; e (2) avaliar em que medida essa interacção permite explicar diferentes níveis de indisciplina. Os resultados sugerem que os comportamentos de indisciplina em sala de aula são o resultado da interacção entre as disposições sócio-afectivas dos alunos para as práticas dos professores e a sua orientação específica de codificação para as relações de controlo que caracterizam o contexto regulador dessas práticas. Sugerem, também, que orientações específicas de codificação distintas para as relações de poder professor/aluno, podem explicar diferentes níveis de indisciplina.

Palavras-chave

(In)disciplina; Orientação específica de codificação; Disposições sócio-afectivas; Relações de controlo; Relações de poder; Prática pedagógica

 

 

Understanding disruptive behaviours in the classroom: an analysis of control and power relations

Abstract

The study is part of a broader research which intended at understanding the relation between students' disruptive behaviours and teachers' pedagogic practices and finding out reasons underlying that relation. Theoretically it is based on Bernstein's theory of pedagogic discourse. The study is centred on four students, from two science classes of the 6th year of schooling (ages 11-12), who had showed distinct behaviours. It adresses the following objectives: (1) analyse students' behaviours in terms of the interaction between their socio-affective dispositions and their specific coding orientation for power and control relations that characterise the regulative context of teachers' pedagogic practices; (2) analyse the extent to which specificities of the interaction may explain different levels of disruptive behaviours. The study suggests that disruptive behaviours in the classroom are the result of the interaction between students' socio-affective dispositions to teachers' pedagogic practices and their specific coding orientation to control relations that characterise the regulative context of those practices. It also suggests that distinct specific coding orientations to power relations between teacher and students may explain distinct levels of disruptive behaviours.

Keywords

Disruptive behaviours; Specific coding orientation; Socio-affective dispositions; Power relations; Control relations; Pedagogic practice

 

Comprendre l`(in)discipline dans la salle de classe: une analyse des relations de contrôle et de pouvoir

Résumé

L'étude fait partie d`une investigation plus large qui essaie de comprendre la relation entre les comportements d'(in)discipline et les pratiques pédagogiques des professeurs et exploites les raisons sous-jacents à cette relation. Théoriquement, l'investigation se fonde dans le modéle du discours pédagogique de Bernstein. L'étude se centre en quatre situations  d'éléves, de deux classes de Sciences Naturelles de la sixiéme année de scolarité et a comme objectives: (1) analyser des comportements d'(in)discipline en fonction de l'interaction entre les dispositions socio-affectives et l'orientation spécifique de codification des élèves pour les relations de contrôle et de pouvoir qui caractérisent le contexte régulateur des pratiques pédagogiques des professeurs; et (2) évaluer dans quelle mésure cette interaction permet l'explication de différents niveaux d'indiscipline. Les résultats nous font voir que les comportements d'indiscipline dans la salle de classe sont le résultat de l'interaction entre les dispositions socio-affectives des élèves envers les pratiques des professeurs et leur orientation spécifique de codification pour les relations de contrôle qui caractérisent le contexte régulateur de ces pratiques. Ils montrent, aussi, que les orientations spécifiques de codification différentes pour les relations de pouvoir professeur/élève, peuvent expliquer différents niveaux d'indiscipline.

Mots-clé

(In)discipline; Orientation Spécifique de Codification; Dispositions Socio-Affectives; Relations de Contrôle; Relations de Pouvoir; Pratique Pédagogique

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

   

Referências

AMADO, João da Silva (1998). Pedagogia e actuação disciplinar na aula. Revista Portuguesa de Educação, vol. 11, n.º 2, pp. 35-55.        [ Links ]

AMADO, João da Silva (2000). A construção da disciplina na escola. Suportes teórico-práticos. Porto: Edições ASA.

AMADO, João da Silva (2001). Interacção pedagógica e indisciplina na aula. Porto: Edições ASA.

ANTUNES, Helena (1999). Contexto regulador e ensino das ciências: Um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos. Tese de Doutoramento em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

BERNSTEIN, Basil (1990). Class, codes and control: Vol. IV, The structuring of pedagogic discourse. London: Routledge.

BERNSTEIN, Basil (2000). Pedagogy, symbolic control and identity: Theory, research critique (edição revista). Oxford: Rowman & Littlefield.

CROZIER, Michel & FRIEDBERG, Erhard (1977). L' acteur et le système. Paris: Seuil.

DELAMONT, Sara (1987). Interacção na sala de aula. Lisboa: Livros Horizonte.

DURKHEIM, Emile (1984). Sociologia, Educação e Moral. Porto: Rés Editora.

ESTRELA, Maria Teresa (1992). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto Editora.

MAGALHÃES, Olga Maria (1992). Verso e reverso: Os alunos, os professores e a indisciplina. Tese de Mestrado em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

MORAIS, Ana Maria & ANTUNES, Helena (1993). Regras de reconhecimento e de realização na aquisição do texto regulador da sala de aula. In A. M. Morais et al, Socialização primária e prática pedagógica: Vol. II, Análise de aprendizagens na família e na escola. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 279-315.

MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel Pestana (2003). Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, vol. 19, pp. 49-87.

NEVES, Isabel Pestana & MORAIS, Ana Maria (1993). Teorias de instrução no contexto de socialização familiar e na influência no aproveitamento escolar. In A. M. Morais et al, Socialização primária e prática pedagógica: Vol. II, Análise de aprendizagens na família e na escola. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 467-504.

PIRES, Delmina; MORAIS, Ana Maria & NEVES, Isabel Pestana (2004). Desenvolvimento cient’fico nos primeiros anos de escolaridade: Estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação, vol. XII, n.º 2, pp. 119-132.

ROCHA, Maria do Carmo & MORAIS, Ana Maria (2000). Desenvolver competências sociais nos primeiros anos da escola: Uma inovação possível. In A. M. Morais, I. P. Neves et al, Estudos para uma sociologia da aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pp. 503-527.

SILVA, Carlos Fernandes; NOSSA, Paulo Nuno & SILVÉRIO, Jorge Manuel (2000). Incidentes críticos na sala de aula. Análise comportamental aplicada. Coimbra: Quarteto Editora.

SILVA, Preciosa (2002). (In)disciplina e prática pedagógica. Um estudo sociológico no contexto da aula de ciências. Tese de Mestrado em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

SILVA, Preciosa & NEVES, Isabel Pestana (2004). O que leva os alunos a serem (in)disciplinados? Uma análise sociológica centrada em contextos diferenciados de interacção pedagógica. Revista de Educação, vol. XII, n.º 2, pp. 37-57.

WOODS, Peter (1987). Social interaction in the classroom: The pupils perspective. In E. De Corte, H. Lodewijks, R. Parmentier & P. Span (eds.), Learning and Instruction: European Research in an International Context: Vol. 1. Oxford: Pergamon Press.

Recebido em Outubro/2005

Aceite para publicação em Junho/2006