SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolarProjectos de investigação: Cognição e aprendizagem em história e ciências sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.1 Braga  2006

 

Dissertações de Doutoramento

Marléne Fernandes da Silva e Silva (2005). A Pragmática Lexicultural em Educação de Línguas e Culturas: estudo de um caso no contexto escolar português. Dissertação de Doutoramento em Educação apresentada à Universidade do Minho (Área de conhecimento: Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras)

 

Resumo

Este estudo trata da consubstancialidade das componentes língua e cultura no/pelo processo de ensino/aprendizagem em matéria de educação em línguas-culturas.

A investigação, baseando-se no estudo de um caso de francês língua-cultura estrangeira no contexto escolar português, tem por finalidade explorar a possibilidade de assegurar a imbricação dessas componentes no/pelo processo de ensino/aprendizagem correspondente.

Para o efeito, a investigação recorre à abordagem pelas palavras de carga cultural partilhada avançada pela Pragmática Lexicultural, disciplina do domínio da Didactologia das Línguas-Culturas.

A primeira parte desta tese de doutoramento procede ao enquadramento didactológico do assunto; a segunda parte apresenta a pragmática lexicultural e caracteriza as respectivas categorias de análise; a terceira parte contextualiza a investigação no terreno, descreve a sua execução e analisa os seus resultados.

Os resultados apontam no sentido de que, no terreno, a abordagem do objecto língua-cultura pelas palavras de carga cultural partilhada assegura, no que lhe diz respeito, a consubstancialidade das componentes desse objecto no/pelo processo de ensino/aprendizagem correspondente.

 

 

Guilherme Rego da Silva (2005). Modelos de Formação em Administração Educacional: um estudo centrado na realidade portuguesa. Dissertação de Doutoramento em Educação apresentada à Universidade do Minho (Área de conhecimento: Organização e Administração Escolar)

 

Resumo

A tese desenvolve um estudo sobre os Modelos de Formação em Administração Educacional, procurando compreender esta área de formação, e de conhecimento, na sua especificidade e na sua diversidade. Focaliza em primeiro plano a realidade portuguesa, analisando as racionalidades e as práticas presentes nos níveis de formação inicial, contínua e pós-graduada. Contendo uma componente diacrónica, presta particular atenção ao período mais recente, correspondendo sensivelmente à última década, e procura fazer uma caracterização da situação actual neste campo, nas suas ambiguidades, mas também nos seus desafios e projectos de futuro.

O trabalho inclui um estudo de caso dedicado à formação em Administração Educacional na Universidade do Minho, tentando, por via de um levantamento mais detalhado, analisar determinados tópicos com incidência local, mas com uma relevância que nos envie ainda além desse contexto.

Mesmo dando centralidade ao estudo da realidade portuguesa, o trabalho faz algum esforço comparativo a nível internacional, quando se entende como vantajoso e exequível, no sentido de diversificar o olhar e aprofundar a análise.

Também se procura reconstituir, num enquadramento de interpretação teórica, o processo de construção da Administração Educacional como disciplina académica inscrita no campo das Ciências da Educação; processo de construção múltipla que tem resultado numa evidente diversidade de abordagens e modelos de formação.

Recorre-se a um conjunto diversificado de perspectivas teóricas, com diferentes propostas analíticas: Teorias Organizacionais da Escola, História e Epistemologia da Administração Educacional, Educação Comparada, Teoria da Formação de Adultos, Sociologia Crítica, Sociologia do Conhecimento; Sociologia do Currículo, Sociologia da Ciência.

Para a recolha e tratamento da informação fez-se um uso particularmente intensivo das técnicas de pesquisa e análise documental, mas também se recorreu à análise de conteúdo e à realização de entrevistas.

A Conclusão aponta os elementos essenciais que permitem caracterizar a situação actual da Formação em Administração Educacional em Portugal, e equaciona alguns dos desafios que se colocam no presente e que se antevêem para um futuro próximo, tendo como base a informação que foi recolhida e analisada à luz das perspectivas teóricas fundamentais do trabalho.

 

 

Dissertações de Mestrado

Julho a Dezembro de 2005

AFONSO, António José Lopes (2005). Contributo para uma formação contínua centrada nas necessidades dos professores do 1º ciclo do ensino básico na área de Ciências da Natureza. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza).

ALDEIA, Helena Cristina Barbosa (2005). A promoção de competências do domínio do oral no terceiro ciclo do ensino básico (uma análise de manuais escolares). Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Português).

ALMEIDA, Isabel Cristina Cardoso Mota (2005). Colaboração e reflexão para o desenvolvimento profissional de professores de matemática: um projecto de investigação-acção na abordagem dos conceitos de perímetro e área no 5º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

CARDOSO, Maria Helena Gonçalves (2005). Práticas de avaliação em Língua Portuguesa: Representações da disciplina em Testes Escritos. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Português).

CARNEIRO, Constantino Pinto Pereira (2005). O contributo da linguagem LOGO no ensino e aprendizagem da Geometria. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

COELHO, Márcia Paula Fraga (2005). A multiplicação de números inteiros relativos no "Ábaco dos inteiros": Uma investigação com alunos do 7º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

COSTA, Domingos Belo (2005). Os valores da Educação Escolar num contexto de autonomia: o caso do agrupamento de Escolas Foz do Lima. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Sociologia da Educação e Políticas Educativas).

FERNANDES, Isabel Sandra Lima (2005). A reflexão escrita na formação crítica de professores estagiários de Inglês - um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Inglês).

FERNANDES, Maria Carmo Barbadães (2005). Dar vida aos anos ... envelhecendo. Uma análise sócio-organizacional de um Lar de Idosos. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Educação de Adultos).

FERREIRA, Rui Manuel Viseu (2005). Acção, participação e resistência nas culturas de escola: um estudo de caso numa escola secundária com 3º ciclo. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Organizações Educativas e Administração Educacional).

FORTE, Ana Maria Barbosa Pinto Xavier (2005). Formação contínua: contributos para o desenvolvimento profissional e para a (re)construção da(s) identidade(s) dos professores do 1º CEB. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Desenvolvimento Curricular).

GOMES, Amélia Filomena Castro (2005). A Educação Literária segundo Aurélio Quintanilha. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Filosofia da Educação).

GONÇALVES, António Jorge Batalha Santos (2005). A aprendizagem cooperativa nas aulas de Ciências da Natureza. Um estudo sobre a importância atribuída por professores à sua implementação. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza).

GONÇALVES, Zirlânea Silva (2005). Vivências da Cidadania Juvenil. A expressão crítica do jovem através das práticas do Jornalismo Estudantil. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Sociologia da Educação e Políticas Educativas).

GRAÇA, Esmeralda Maria Couto Silva (2005). Bibliotecas escolares e área de projecto. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Português).

LOPES, Ana Maria Silva Dias Rodrigues (2005). A educação não formal como factor de desenvolvimento local: Impacto das práticas educativas numa Associação da Póvoa de Lanhoso. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Educação de Adultos).

PINHEIRO, Ana Cristina Dias (2005). A aprendizagem em rede em Portugal: um estudo sobre a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem na Internet em Instituições de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Tecnologia Educativa).

RIBEIRO, Ângelo Manuel Morgado (2005). A imagem da imagem da obra de arte no uso dos manuais de Educação Visual. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Tecnologia Educativa).

RODRIGUES, Maria Teresa Silva Costa (2005). O filme de ficção na construção do conhecimento histórico. Um estudo realizado com alunos do 5º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de História).

SOARES, Maria José Freitas Lima (2005). O ensino de equações lineares no 8º ano de escolaridade: uso de calculadoras, erros e dificuldades dos alunos na resolução de equações. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática).

TOMÉ, Isaque Manuel Nunes (2005). Os rankings das escolas secundárias em Portugal: da(s) intencionalidade(s) à sua representação nos agentes educativos em contexto escolar. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Desenvolvimento Curricular).

VIEIRA, Amélia Sofia Silva (2005). O desenvolvimento da competência de leitura em manuais escolares de Língua Portuguesa. Dissertação de Mestrado em Educação apresentada à Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia (Área de Especialização: Supervisão Pedagógica em Ensino de Português).