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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga  2006

 

Para uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade na formação inicial de professores do 1º CEB

Álvaro Leitão1

Isabel Alarcão2

1 Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

2 Universidade de Aveiro, Portugal

 

 

Resumo

Neste artigo, tendo como referências o emergente paradigma construtivista da complexidade (Morin, 1994, (s/d); Lerbet 1986, 2004; Le Moigne, 2002, 2003), o paradigma da complexificação e da epistemologia da escuta/controvérsia (Correia, 2001) e o experiencialismo crítico (Alarcão, 2001a), propomo-nos (re)discutir o referencial de competências profissionais a desenvolver na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico capaz de fazer face aos novos e continuados desafios que a sociedade, caracterizada por um quadro crescente de complexas transformações, actualmente coloca (Delors, 1996; Ornuda & Naval 2000; Martins, 2005). Partindo de uma reconceptualização do conceito de competência profissional (Le Boterf, 1999; DeSeCo, 2002), defendemos um paradigma reflexivo de formação (Ferry, 1983; Schön, 1987; Zeichner, 1993, Perrenoud, 2002) ancorado no desenvolvimento de novas competências profissionais, que leve a ultrapassar a dicotomia positivista teoria-prática através da reconstrução da articulação entre conhecimento científico e acção profissional contextualizada (Alarcão, 2002, 2003; Sá-Chaves, 2002; Perrenoud, 2002), e a assunção da formação como um processo interactivo auto-regulador de sistemas adaptáveis e complexos em confronto: o sistema social, que solicita formação e o sistema pessoal, sujeito dessa formação (Lerbet, 2004).

Palavras-chave

Profissionalidade docente; Competência; Complexidade; Reflexão; Autonomia

 

Toward a new professional culture: approaching complexity in initial primary school teachers training

Abstract

This article explores the emergent constructivist paradigm of complexity (Morin, 1994, s/d; Lerbet 1986, 2004; Le Moigne, 2002, 2003), the epistemology of the listening/controversial (Correia, 2001) and the critical experientialism (Alarcão, 2001a) as referential of professional competences to be developed in initial primary teacher education capable to face the new and continued challenges that occur in the present society, characterized by increasing complex transformations (Delors, 1996; Ornuda & Naval 2000; Martins, 2005). Taking the concept of professional competence (Le Boterf, 1999; DeSeCo, 2002) as a key idea, a reflective paradigm of education (Ferry, 1983; Schön, 1987; Zeichner, 1993, Perrenoud, 2004) is argued for. This paradigm surpasses the theory-practice positivist dichotomy through the articulation of scientific-based disciplinary knowledge and contextualised professional activity (Alarcão, 2002, 2003; Sá-Chaves, 2002; Perrenoud, 2002). It takes education as a self-regulating interactive process of complex, adaptable systems in confrontation: the social system that requires education and the personal system, the subject in the process of education (Lerbet, 2004).

Keywords

Teaching professionalism; Competence; Complexity; Reflection; Autonomy

 

Pour une nouvelle culture professionnelle: une approche de la complexité dans la formation initiale des instituteurs

Résumé

Dans cet article, ayant comme références le paradigme émergent constructiviste de la complexité (Morin, 1994, s/d; Lerbet 1986, 2004; Le Moigne, 2002, 2003), le paradigme de la complexification et de l’épistémologie de l’écoute/controverse (Correia, 2001) et l’expérientialisme critique (Alarcão, 2001a), nous nous proposons de (re)discuter le référentiel de compétences professionnelles à développer dans la formation initiale des instituteurs, capable de faire face aux nouveaux et continuels défis que la société, caractérisée par un cadre croissant de transformations complexes, actuellement véhicule (Delors, 1996; Ornuda & Naval 2000; Martins, 2005). En partant d’une reconceptualisation du concept de compétence professionnelle (Le Boterf, 1999; DeSeCo, 2002), nous prônons un paradigme réflexif de formation (Ferry, 1983; Schön, 1987; Zeichner, 1993, Perrenoud, 2004), ancré dans le développement de nouvelles compétences professionnelles, qui amène à surmonter la dichotomie positiviste théorie-pratique par le biais de la reconstruction de l’articulation entre connaissance scientifique et action professionnelle contextualisée (Alarcão, 2002, 2003; Sá-Chaves, 2002; Perrenoud, 2002), et l’assomption de la formation comme un processus interactif auto-régulateur de systèmes adaptables et complexes en confrontation: le système social, qui réclame la formation et le système personnel, sujet de cette formation (Lerbet, 2004).

Mots-clé

Professionnalité des instituteurs; Compétence; Complexité; Réflexion; Autonomie

 

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Recebido em Dezembro/2005

Aceite para publicação em Maio/2006

  

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Álvaro Leitão, Escola Superior de Educação de Coimbra, Praça Heróis do Ultramar, Solum, 3030-329 Coimbra, Portugal. Telefs.: 934256734 e 239440367; e-mail: aleitao@esec.pt