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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga  2006

 

Estilos de aprendizagem e recursos da hipermídia aplicados no ensino de planejamento de transportes

Nídia Pavan Kuri & Antônio Nélson Rodrigues da Silva1

Márcia de Andrade Pereira2

1Escola de Engenharia de São Carlos, Univ. de São Paulo, Brasil

2União de Ensino Vila Velha S/C LTDA, Brasil

 

Resumo

Novas técnicas e ferramentas de análise devem ser rapidamente incorporadas aos cursos com forte base tecnológica como a Engenharia, sem contudo ampliar o tempo dedicado às disciplinas. Diante desse desafio, desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com o objetivo de explorar e avaliar alternativas pedagógicas que, fazendo uso de recursos da hipermídia e dos modelos de estilos de aprendizagem, complementasse a metodologia usualmente utilizada em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes no Curso de Engenharia Civil, sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Os resultados alcançados demonstraram que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional e promoveram resultados positivos para o aprendizado na disciplina.

Palavras-chave

Processo de ensino-aprendizagem; Estilos de aprendizagem; Recursos da hipermédia

 

Learning styles and hypermidia resources applied to a transportation planning course

Abstract

New techniques and advanced analysis tools must be rapidly incorporated into courses with a strong technological basis, such as Engineering, without compromising, however, the time constraints that they face. That challenge was the starting point of the research described in this paper. Its aim was to explore and evaluate pedagogical alternatives based on hypermedia resources and learning styles models. They were used to complement the traditional methods applied to a Transportation Planning course in Civil Engineering, as well as the previous content. The results found suggest that the alternatives proved to be helpful in the improvement of the traditional methods while promoting positive results in the overall learning process.

Keywords

Teaching-learning process; Learning styles; Hypermedia resources

 

Estilos de aprendizaje y recursos de la hipermedia aplicados en la enseñanza de planificación de transportes

Resumen

Nuevas técnicas y herramientas de análisis deben ser rapidamente incorporadas a los cursos con fuerte base tecnológica como la Ingeniería, sin ampliar el tiempo dedicado a las disciplinas. Frente a ese desafío, se desarrolló un trabajo de investigación con el objetivo de explorar y evaluar alternativas pedagógicas que, utilizando recursos de la hipermedia y de los modelos de estilos de aprendizaje, complementen la metodología usualmente utilizada en una disciplina que trata de Planificación de Transportes en el Curso de Ingeniería Civil, sin comprometer el contenido programático tradicional. Los resultados alcanzados demostraron que las alternativas consideradas contribuyeron de alguna forma para el perfeccionamiento de la metodología tradicional y promovieron resultados positivos para el aprendizaje en la disciplina.

Palabras clave

Proceso de enseñanza-aprendizaje; Estilos de aprendizaje; Recursos de la hipermedia

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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Recebido em Março/2006

Aceite para publicação em Julho/2006

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Nídia Pavan Kuri, Escola de Engenharia de São Carlos, Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia, Universidade de São Paulo, Avenida Trabalhador São Carlense, 400, CEP 13560-590 São Carlos, SP, Brasil. e-mail: nidiak@sc.usp.br