SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Estilos de aprendizaje y recursos de la hipermedia aplicados en la enseñanza de planificación de transportesO estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico: um questionário aferido para a população escolar portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga  2006

 

O trabalho de grupo na aula de língua materna: contributos para o desenvolvimento de competências verbais orais

 

Luzia da Conceição Alves Lage Machado Bastos

Escola Básica 2,3 Professor Amaro Arantes (Vila Verde), Portugal

 

Resumo

A interacção aluno-aluno em trabalho de grupo, na aula de língua materna, constitui uma alternativa válida à tradicional e mais vulgar forma de interacção (professor-turma), nomeadamente para o desenvolvimento de competências verbais orais. Os resultados da análise do corpus — 10 aulas de trabalho de grupo, com alunos de 8º ano —, à luz de dois grupos de categorias — modos de interacção e problemas de interacção —, demonstram, por um lado, realizações verbais com uma diversidade de funções comunicativas que não se verifica quando os discentes se limitam a ser "respondentes" a perguntas do professor e, por outro, uma baixa ocorrência de problemas de interacção. Para lá do interesse destes dados para uma comparação com a interacção professor-turma, sobressai a necessidade de um enfoque particular sobre vários aspectos da comunicação entre pares (gestão da palavra, variáveis de influência, entre outros), para percebermos as implicações didácticas que daqui decorrem.

Palavras-chave

Trabalho de grupo; Interacção em sala de aula; Competência verbal oral

 

Group work and development of oral competences

Abstract

Peer interaction in a group work context is a worthwhile alternative to the most traditional and common form of classroom interaction (teacher-whole class), as it contributes to the development of oral competences (object of our study). Data from the analysis of the corpus — ten classes of group work, with 8th form students —, based on two groups of categories — modes of interaction and problems of interaction —, show that students used language in a variety of functions, which doesn’t occur when they simply answer to the teacher’s questions; on the other hand, a low frequency of problems of interaction. Beyond the interest of these data regarding a comparison with teacher-whole class interaction, the need of a particular focus on different aspects of peer talk (turn-taking, variables of influence, among others) is highlighted, in order to understand the pedagogical implications it demands.

Keywords

Group work; Classroom interaction; Oral competency

 

Interaction en groupe et le développement de compétences orales

Résumé

La communication entre élèves disposés en groupes est une alternative plus intéressante et plausible que la traditionnelle forme de communication dans la classe (professeur-élèves) parce qu’elle conduit au développement de compétences orales en première langue (objet de notre recherche). Les résultats de l’analyse du corpus — 10 cours de travail en groupe, avec les élèves de quatrième —, fondée sur deux groupes de catégories — modes d’interaction et problèmes d’interaction — révèlent d’un coté que les élèves utilisent langage avec une diversité de fonctions communicative qui ne se réalise pas lorsqu’ils répondent simplement aux questions du professeur; et d’un autre que les problèmes d’interaction sont réduits. Si ces données permettent une comparaison entre la communication profésseur-élèves, elles soulignent l’importance d’une attention particulière sur les divers aspects concernant la communication élèves-élèves (la gestion de la parole, variantes d’influence, entre autres), afin de comprendre les implications didactiques qui surviennent de ceux-ci.

Mots-clé

Travail en group; Interaction en classe de langue; Compétence oral

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

AMADO, Gilles & GUITTET, André (1975). La Dynamique des Communications dans les Groupes. Paris: Armand Colin.        [ Links ]

BARNES, Douglas & TODD, Frankie (1977). Communication and Learning in Small Groups. London: Routledge & Kegan Paul.

BARNES, Douglas (1986). Language in the Secondary Classroom. In Douglas Barnes, James Britton & Mike Torbe, Language, the Learner and the School. London: Penguin Books.

BELLACK, Arno A.; KLIEBARD, Herbert; HYMAN, Ronald T. & SMITH Jr., Frank L. (1966). The Language of the Classroom. New York: Teachers College Press.

BRITTON, James (1986). Talking to Learn. In Douglas Barnes, James Britton & Mike Torbe, Language, the Learner and the School. London: Penguin Books.

BROWN, George (1979). La Micro-enseñanza. Madrid: Ediciones Anaya.

CASTRO, Rui Vieira de (1991). Aspectos da Interacção Verbal em Contexto Pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte.

CAZDEN, Courtney B. (1988). Classroom Discourse: the language of Teaching and Learning. Portsmouth: Heinemann Educational Books, Inc.

COLL, César & EDWARDS, Derek (orgs.) (1998). Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula – Aproximações ao Estudo do Discurso Educacional. Porto Alegre: ARTMED.

ERVIN-TRIPP, Susan (1979). Children’s Verbal Turn-Taking. In Elinor Ochs & Bambi B. Schieffelin (eds.), Developmental Pragmatics. New York: Academic Press, pp. 391-414.

FLANDERS, Ned A. (1977). Análisis de la Interacción Didáctica. Madrid: Ediciones Anaya, S. A..

JOHNSON, David W. & JOHNSON, Roger T. (1999). Making cooperative learning work. Theory into Practice, XXXVIII (2), pp. 67-73.

JOYCE, Bruce B. & HAROOTURIAN, B. (1967). The Structure of Teaching. Chicago: Science Res. Ass.

LANDSHEERE, Gilbert De & BAYER, E. (1977). Cómo Enseñan los Profesores. Análisis de las Interacciones Verbales en Clase. Madrid: Santillana.

MCCARTHEY, Sarah J. & MCMAHON, Susan (1992). From Convention to Invention: Three Approaches to Peer Interaction During Writing. In Rachel Hertz-Lazarowitz & Norman Miller (eds.), The Theoretical Anatomy of Group Learning. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 17-35.

MINICUCCI, Agostinho (1975). Dinâmica de Grupo na Escola. São Paulo: Ed. Melhoramentos.

PARATORE, Jeanne R. & MCCORMACK, Rachel L. (eds.) (1997). Peer Talk in the Classroom. Learning from Research. USA: International Reading Association.

PEDRO, Emília Ribeiro (1992). O Discurso na Aula: uma Análise Sociolinguística da Prática Escolar em Portugal. Lisboa: Caminho.

PHILLIPS, Terry (1985). Beyond Lip-service: Discourse Development after the Age of Nine. In Gordon Wells & John Nicholls (eds.), Language and Learning: an Interactional Perspective. London: The Falmer Press.

POSTIC, Marcel (1990). Observação e Formação de Professores. Coimbra: Almedina.

REYZÁBAL, Maria Victoria (1993). La Comunicación Oral y su Didáctica. Madrid: Editorial La Muralla.

SINCLAIR, J. Mc. & COULTHARD, R. M. (1975). Towards an Analysis of Discourse. The English used by Teachers and Pupils. Oxford: Oxford University Press.

SLAVIN, Robert E. (1992). When and why does cooperative learning increase achievement? Theoretical and empirical perspectives. In Rachel Hertz- Lazarowitz & Norman Miller (eds.), The Theoretical Anatomy of Group Learning. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 145-173.

STAHL, Robert J. (1994). The Essential Elements of Cooperative Learning in the Classroom. Retirado, em 24 de Março de 2002, de http://www.ed.gov/databases/ERIC_Digests/ed370881.html.

TITONE, Renzo (1986). El Lenguaje en la Interacción Didáctica: Teorías Y Modelos de Análisis. Madrid: Narcea, S.A. Ediciones.

VIEIRA, Flávia (1993). Supervisão – Uma Prática Reflexiva de Formação de Professores. Porto: Ed. Asa.

VIEIRA, Flávia (1995). Pedagogia para a Autonomia – implicações discursivas e análise da interacção. In Isabel Alarcão (ed.), Supervisão de Professores e Inovação Educacional. Aveiro: Colecção CIDINE.

WEBB, Noreen M. (1985). Verbal Interaction and Learning in Peer-Directed Groups. Theory into Practice, XXIV (1), pp. 32-39.

WEBB, Noreen M. (1992). Testing a Theoretical Model of Student Interaction and Learning in Small Groups. In R. Hertz-Lazarowitz & Norman Miller (eds.), The Theoretical Anatomy of Group Learning. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 102-119.

WILKINSON, Louise Cherry (1985). Communication in All-Student Mathematics Groups. Theory into Practice, XXIV (1), pp. 8-13.

 

 

Recebido em Junho/2005

Aceite para publicação em Julho/2006

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Luzia da Conceição Alves Lage Machado Bastos, Rua Padre António Ferreira Peixoto, Lote 7, 4730-451 Vila Verde, Portugal. Telem.: 916176905; e-mail: vet@netc.pt