SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico: um questionário aferido para a população escolar portuguesaExercício da escrita: a formação cidadã em discussão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga  2006

 

Altruísmo e educação: condição, consciência e dignidade

Carlos Maia

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

Resumo

O acto educativo revela a estruturação e o dinamismo altruísta da pessoa. Ele é tão necessário, tanto para benefício individual como colectivo, em relação aos mais carenciados como em relação aos mais favorecidos. Não tem sentido nem justificação o cuidado educativo de superação de limitações com os primeiros sem uma exigência de maximização de potencialidades em relação aos segundos. Mas o esforço requerido ao doador/educador para a melhoria de qualidades máximas é maior do que o orientado para o despertar de qualidades mínimas. Não perseguir o objectivo de desenvolver as qualidades máximas da pessoa é a negação do altruísmo e a promoção de uma atitude de indiferença antropológica, pedagógica e ética, embora com aparência de tolerância.

Palavras-chave

Altruísmo; Maximização; Dignidade; Condição

 

Altruism and education: condition, consciousness and dignity

Abstract

The educational act reveals a person’s altruistic structure and dynamism. Individual as well as collective benefit relies on this act on behalf of both unfavoured and favoured people.There is no sense or reason to aiming at surpassing the limitations of the first without maximizing the potentialities of the last. But the effort towards enhancing maximum skills is bigger than the one oriented towards rousing minimum skills. Not to pursue the objective of developing a person’s maximum skills is to deny altruism and to promote an attitude of anthropological, pedagogical and ethical indifference, masked it could be under tolerance.

Keywords

Altruism; Maximization; Dignity; Condition

 

Altruisme et education: condition, conscience et dignité

Résumé

L’acte éducatif révèle la structuration et le dynamisme altruiste de l’individu. Il est nécessaire aussi bien pour le bénéfice individuel que pour le collectif, par rapport aux plus démunis comme aux plus favorisés. Le soin éducatif de supération des limites envers les premiers n’a pas de sens ni de justification sans une exigence de maximalisation des potentialités envers les seconds. Mais l’effort demandé au donneur/éducateur pour l’amélioration des qualités maximales est plus grand que celui orienté vers la découverte de qualités minimales. Ne pas suivre le but de développer les qualités maximales de l’individu est la négation de l’altruisme et entraîne la promotion d’une attitude d’indifférence anthropologique, pédagogique et éthique, bien que sous une apparente tolérance.

Mots-clé

Altruisme; Maximalisation; Dignité; Condition

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

ALBERONI, Francesco & VECA, Salvatore (1988). O Altruísmo e a Moral. Venda Nova: Bertrand.        [ Links ]

ALTE DA VEIGA, Manuel (2005). Um Perfil Ético para Educadores. Braga: Palimage.

CARRASCO, Joaquín G. (1993). El concepto de educabilidad y el proceso educacional. Teoría de la Educación, vol. V, pp.11-32.

CARVALHO, Adalberto D., Org.(2000). A Educação e os Limites dos Direitos Humanos: Ensaio de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.

FROMM, Erich (s/d). Ética e Psicanálise. Lisboa: Minotauro.

FULLAT, Octavi (1995). El Pasmo de Ser Hombre. Barcelona: Ariel.

HAARSCHER, Guy (1997). A Filosofia dos Direitos do Homem. Lisboa: Instituto Piaget.

JONAS, Hans (1995). El Principio de Responsabilidad: Ensayo de una Ética para la Civilización Tecnológica. Barcelona: Herder.

MAIA, Carlos F. (2001a). Construir a Diferença. Sonhar, vol. VIII, nº 1, pp. 9-19.

MARINA, José A. (1997). Ética para Náufragos. Lisboa: Caminho.

MARITAIN, Jacques (1969). Pour une Philosophie de l’Éducation. Paris : Fayard.

MASLOW, Abraham H. (1991). El Hombre Autorrealizado: Hacia una Psicología del Ser. Barcelona: Kairós.

MÈLICHE, Joan-Carles (1989). Situaciones-Límite y Educación: Estudio Sobre el Problema de las Finalidades Educativas. Barcelona: PPU.

PACIOS, Arsenio (1974). Ontología de la Educación. S/c: Instituto de Pedagogía San José de Calasanz.

RENAULT, Alain (1998). El Futuro de la Ética. Barcelona: Galaxia Gutemberg.

ROGERS, Carl (1974). Tornar-se Pessoa. Lisboa: Moraes Editores.

TORGA, Miguel (1976). Contos da Montanha. Coimbra: Gráfica de Coimbra.

WILSON, Edward (1975). Sociobiology: the New Syntesis. Londres: Harvard University Press (1955).

 

Recebido em Julho/2005

Aceite para publicação em Abril/2006

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Carlos Fernandes Maia, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pólo de Chaves, Apartado 61, 5400 Chaves, Portugal. e-mail: cmaia@utad.pt