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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga 2006
Altruísmo e educação: condição, consciência e dignidade
Carlos Maia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Resumo
O acto educativo revela a estruturação e o dinamismo altruísta da pessoa. Ele é tão necessário, tanto para benefício individual como colectivo, em relação aos mais carenciados como em relação aos mais favorecidos. Não tem sentido nem justificação o cuidado educativo de superação de limitações com os primeiros sem uma exigência de maximização de potencialidades em relação aos segundos. Mas o esforço requerido ao doador/educador para a melhoria de qualidades máximas é maior do que o orientado para o despertar de qualidades mínimas. Não perseguir o objectivo de desenvolver as qualidades máximas da pessoa é a negação do altruísmo e a promoção de uma atitude de indiferença antropológica, pedagógica e ética, embora com aparência de tolerância.
Palavras-chave
Altruísmo; Maximização; Dignidade; Condição
Altruism and education: condition, consciousness and dignity
Abstract
The educational act reveals a persons altruistic structure and dynamism. Individual as well as collective benefit relies on this act on behalf of both unfavoured and favoured people.There is no sense or reason to aiming at surpassing the limitations of the first without maximizing the potentialities of the last. But the effort towards enhancing maximum skills is bigger than the one oriented towards rousing minimum skills. Not to pursue the objective of developing a persons maximum skills is to deny altruism and to promote an attitude of anthropological, pedagogical and ethical indifference, masked it could be under tolerance.
Keywords
Altruism; Maximization; Dignity; Condition
Altruisme et education: condition, conscience et dignité
RésuméLacte éducatif révèle la structuration et le dynamisme altruiste de lindividu. Il est nécessaire aussi bien pour le bénéfice individuel que pour le collectif, par rapport aux plus démunis comme aux plus favorisés. Le soin éducatif de supération des limites envers les premiers na pas de sens ni de justification sans une exigence de maximalisation des potentialités envers les seconds. Mais leffort demandé au donneur/éducateur pour lamélioration des qualités maximales est plus grand que celui orienté vers la découverte de qualités minimales. Ne pas suivre le but de développer les qualités maximales de lindividu est la négation de laltruisme et entraîne la promotion dune attitude dindifférence anthropologique, pédagogique et éthique, bien que sous une apparente tolérance.
Mots-clé
Altruisme; Maximalisation; Dignité; Condition
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Recebido em Julho/2005
Aceite para publicação em Abril/2006
Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Carlos Fernandes Maia, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pólo de Chaves, Apartado 61, 5400 Chaves, Portugal. e-mail: cmaia@utad.pt