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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga  2006

 

Projectos de investigação

 

Escrita — Construção e Expressão de Conhecimento (FCT/POCI/CED/ 60155/2004)

Coordenador: José António Brandão Carvalho

 

Equipa de investigação

Luís Barbeiro e Isabel Rebelo (E.S.E. Leiria); Luís Dourado, António Silva e Jorge Pimenta (Universidade do Minho); Mariana Barbosa (bolseira de investigação); João Paulo Ramos e Sílvia Rios (alunos de mestrado).

 

Objectivos

O projecto teve início em 1 de Junho de 2005, visando a consecução dos seguintes objectivos:

a) descrever práticas escolares que envolvam o recurso à escrita como ferramenta de aprendizagem;

b) descrever práticas de estudo dos alunos do Ensino Superior;

c) desenvolver, implementar e avaliar estratégias pedagógicas visando o sucesso escolar pelo recurso à escrita.

d) promover o sucesso escolar pelo uso da escrita como instrumento de construção e expressão de conhecimento.

 

Enquadramento e tarefas já realizadas:

Assume-se como questão nuclear a problemática do sucesso académico associado ao desenvolvimento de competências de uso da linguagem escrita, quer enquanto ferramenta de aprendizagem/construção de conhecimento, com relevo nos processos de recepção (leitura e tomada de notas) e elaboração do conhecimento (organização da informação, resumo, síntese), quer enquanto instrumento da expressão do conhecimento adquirido, o qual pressupõe o domínio de formas específicas da denominada escrita académica, em função de contextos e objectivos diferenciados.

Elaborado na perspectiva de um prazo de implementação de três anos, o projecto previa um conjunto de tarefas a desenvolver em dois contextos diferentes, o dos ensinos básico e secundário e o do ensino superior, e de forma faseada. Numa primeira fase procurar-se-ia fazer a caracterização dos contextos, visando os objectivos a) e b). As tarefas de natureza mais interventiva, isto é, tendo em vista a promoção de competências, correspondentes aos objectivos c) e d), ficariam reservadas para um segundo momento.

Por decisão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e por razões que se prendiam, sobretudo, com questões de financiamento, o projecto foi posteriormente redimensionado, passando a ter a duração de um ano, com uma prorrogação por mais sete meses, até final de Dezembro de 2006.

Face ao novo contexto, foi redefinido o programa de trabalhos, tendo a equipa do projecto optado por concentrar a sua intervenção na dimensão descritiva e avaliativa, correspondente à primeira fase acima referida. O desenvolvimento do projecto vem assentando na realização de duas tarefas:

— Usos da escrita no âmbito das diferentes disciplinas escolares

Esta tarefa visa caracterizar os usos da escrita no âmbito das diferentes disciplinas dos Ensinos Básico e Secundário. Para o efeito, foi desenvolvido um trabalho de análise de trabalhos produzidos por alunos, bem como de manuais escolares de diferentes disciplinas. Ainda no quadro desta tarefa, foi desenvolvido um questionário de resposta aberta, distribuído a professores de diferentes disciplinas (exceptuando as de línguas) do ensino básico e secundário, no qual se procura identificar as tarefas de escrita normalmente realizadas em contexto pedagógico.

— Procedimentos de estudo dos alunos do ensino superior.

No âmbito desta tarefa têm vindo a ser desenvolvidos dois estudos:

— "Processos de Aquisição, Elaboração e Expressão de Conhecimento: Usos da Escrita em Contexto Académico ". Este estudo, de natureza qualitativa, analisa o modo como estudantes do Ensino Superior realizam tarefas de recepção, elaboração e expressão de conhecimento. Para o efeito, analisam-se documentos produzidos pelos alunos no âmbito de disciplinas do curso. Esses documentos são: fichas de leitura de um conjunto de textos sobre uma temática específica, disponibilizado pelos docentes; a planificação de um trabalho escrito sobre essa temática; a versão final do trabalho produzido.

A análise realizada permite caracterizar os diferentes tipos de fichas de leitura e de planificações apresentadas pelos alunos, bem como descrever o modo como o trabalho de leitura e de elaboração da informação está subjacente na versão final do texto.

— "Hábitos de Estudo e Processos de Aquisição, Elaboração e Expressão de Conhecimento dos Alunos do Ensino Superior".

Este estudo visa caracterizar os procedimentos dos alunos do Ensino Superior nas tarefas de recepção de informação (tomada de notas nas aulas e leitura de fontes escritas), elaboração de informação, expressão de conhecimento em contexto de exame e hábitos de estudo. De natureza quantitativa, implica o recurso a um questionário que, depois de validado por especialistas e por uma pequena amostra de alunos, foi aplicado aos alunos dos primeiro e quarto anos dos cursos de licenciatura da Universidade do Minho e da Escola Superior de Educação de Leiria, numa amostra superior a dois mil sujeitos.

 

Textos produzidos

Alguns dos resultados do projecto têm vindo a ser divulgados em reuniões científicas em que os membros da equipa têm participado:

CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2005). Escrever para Aprender, Escrever para Exprimir o Aprendido. In B. Silva & L. Almeida (coords.), Actas do VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia. Braga: CIEd/IEP/UM, pp. 1877-1885 (edição em CD-rom).

CARVALHO, José A. B.; PIMENTA, Jorge; RAMOS, João P. & RIOS, Sílvia (2006). Uses of Writing in Portuguese Basic School. Poster apresentado na SIG Writing 2006 - 10th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing, realizada na Universidade de Antuérpia em Setembro de 2006 (a aguardar publicação).

BARBEIRO, Luís; CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2006). Escrita – construção e expressão do conhecimento: a escrita como instrumento de aprendizagem. Comunicação apresentada no II Seminário El aula como âmbito de investigación sobre la enseñanza e aprendizaje de lenguas, realizado na Universidad de Valladolid em Junho de 2006 (a aguardar publicação).

CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2005). Processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento – usos da escrita em contexto académico. Comunicação apresentada no IX Simposio de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, realizado na Universidad de la Rioja (Logroño) em Novembro/Dezembro de 2005 (a aguardar publicação).

CARVALHO, José A. B. & PIMENTA, Jorge (2005). Writing to Acquire and Express Knowledge – A study with University Engineering Students. Comunicação apresentada na 14th European Conference on Reading, realizada em Zagreb, em Julho/Agosto de 2005 (a aguardar publicação).

 

Tarefas a realizar

No âmbito do projecto está prevista a realização de dois seminários, associados a cada uma das tarefas acima referidos: o primeiro, subordinado ao tema Actividades de Escrita e Construção da Aprendizagem, a realizar em Leiria em 7 de Dezembro de 2006, e o segundo, centrando a questão ao nível do ensino Superior, a realizar na Universidade do Minho no primeiro trimestre de 2007.

 

Balanço

A cerca de três meses do encerramento do projecto, pode considerar-se que os objectivos previstos serão atingidos. As diferentes tarefas desenvolvidas poderão conduzir a conclusões relevantes sobre os usos da escrita no contexto dos diferentes níveis de ensino. Com base nelas, será possível a sugestão de um conjunto de acções visando a promoção do sucesso escolar dos alunos, pelo recurso à escrita. De entre essas tarefas, a que caracteriza as práticas de estudo dos alunos do ensino superior merece-nos algum destaque. A dimensão da amostra, a diversidade de áreas envolvidas e os domínios de incidência do questionário utilizado permitem uma caracterização bastante completa de um contexto que, no quadro actual de implementação do Processo de Bolonha, tem necessariamente de sofrer consideráveis alterações.