SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Discursos, saberes e poder: estudo de escritas de professores e especialistas nas revistas educacionais portuguesas (1880-1900)Trabalhando com textos no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.21 n.2 Braga  2008

 

Tarefa de leitura de palavras em voz alta: uma proposta de análise dos erros

Ângela Maria V. Pinheiro * & Carolina Rezende da Cunha

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Patrícia Silva Lúcio

Faculdade de Minas, Brasil

 

Resumo

O presente estudo investiga as estratégias utilizadas por crianças brasileiras na leitura em voz alta de palavras isoladas. Tomando como foco a investigação da natureza dos erros que geraram palavras reais, distinguiram-se os tipos de respostas que sugeriam a utilização do processo lexical — reconhecimento automático de palavras — daquelas que sugeriam o uso do processo fonológico — a construção da pronúncia e do significado da palavra a partir da aplicação de regras de conversão grafema-fonema. Concluiu-se que as "respostas palavras reais", no português brasileiro, ao contrário da língua inglesa, parecem indicar o uso do processo fonológico de leitura, pois nas séries estudadas apenas uma pequena proporção das respostas denotou uma influência lexical, expressa por lexicalizações. Assim, partindo do processo sinalizado pela resposta, propomos classificar os erros de leitura em dois índices: um indicativo de tendência lexical e outro de tendência fonológica. A análise de erros proposta pode ser utilizada para averiguar a mudança de processos de leitura ao longo do desenvolvimento.

Palavras-chave

Leitura de palavras isoladas; Estratégias visual e fonológica de leitura; Respostas palavras reais; Lexicalização

 

Word reading aloud task: an error analyses proposal

Abstract

In this study we investigated the strategies used by Brazilian children in a wordlist reading aloud task. Concentrating on the nature of the type of error that produces real words, we distinguished those kinds of responses that suggest the use of lexical processing (or a dictionary-look up strategy) from those that suggest the use of phonological processing (or a rule based strategy). We concluded that the "real word responses" for Brazilian Portuguese, differently from English, seem to indicate the use of phonological processing in reading, due to the fact that in all grades studied only a small proportion of the responses showed a lexical influence, indicated by lexicalizations. Thus, based on the processing indicated by the response we suggest a classification of reading errors according to these two types: one which points to a lexical tendency and the other to a phonological tendency. The proposed error analysis could be used in the evaluation of developmental changes in reading processes.

Keywords

Isolated word reading; Visual and phonological reading strategies; Real word responses; Lexicalization

 

Tarea de lectura de palabras aisladas: una proposta de análisis de errores

Resumen

El estudio investiga las estrategias utilizadas por niños brasileños en la lectura en voz alta de palabras aisladas. Tomando como foco la investigación de la naturaleza de los errores que generaron palabras reales, se han distinguido los tipos de respuestas que sugerían la utilización del proceso lexical (el reconocimiento automático de las palabras) de aquellas que sugerían el uso del proceso fonológico (o la construcción de la pronunciación de la palabra por el uso de procedimientos de conversión grafema-fonema). Se concluyó que las "respuestas palabras reales", en el portugués brasileño, al contrario de la lengua inglesa, parecen indicar el uso del proceso fonológico de lectura, pues en las series estudiadas sólo una pequeña proporción de las respuestas denotó una influencia lexical, expresa por lexicalizaciones. Así, partiendo del proceso señalado por la respuesta, proponemos clasificar los errores de lectura en dos índices: uno indicativo de tendencia lexical y otro de tendencia fonológica. El análisis de errores propuesto puede ser utilizado para verificar el cambio de procesos de lectura a lo largo del desarrollo.

Palabras-clave

Lectura de palabras aisladas; Estrategias visual y fonológica de lectura; respuestas palabras reales; Lexicalización

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

COLTHEART, Max; DAVELAAR, Eddy; JONASSON, Jon T. & BESNER, Derek. (1997). Acess to the internal lexicon. In S. Dornie (Ed.) Attention and Performance, vol. I, nº 1. Hillsdale, NJ: Erlebaum, pp. 535-555.        [ Links ]

COLTHEART, Max; RASTLE, Kathleen; PERRY, Conrad; LANGDON, Robyn & ZIEGLER, Johannes (2001). DRC: a dual route cascaded model of visual word recognition and reading aloud. Psychological Review, vol. 108, nº 1, pp. 204-256.

LECOURS, André; PARENTE, Maria A. de M. P.; TEIXEIRA, Maria & SILVEIRA, Adriana da (1997). Paralexias e paragrafias. In A. Lecours & M. A. M. P. Parente (orgs.), Dislexia: Implicações do Sistema de Escrita do Português. Porto Alegre: Artes Médicas, pp. 107-122.

MORAIS, Artur G. (1986). O Emprego de Estratégias Visuais e Fonológicas na Leitura e Escrita em Português. Tese de doutorado não publicada. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.

PINHEIRO, Ângela M. V. (1989). Reading and Spelling Development in Brazilian Portuguese. Tese de doutorado não publicada. Universidade de Dundee, Escócia.

PINHEIRO, Ângela M. V. (1994). Leitura e Escrita: Uma Abordagem Cognitiva. São Paulo: Editorial Psy.

PINHEIRO, Ângela M. V. (1995). Reading and spelling development in Brazilian Portuguese. Reading & Writing, special issue on Literacy Acquisition, Vol. 7, nº1, pp. 111-138.

PINHEIRO, Ângela M. V. (1996). Contagem de Freqüência de Ocorrência e Análise Psicolingüística de Palavras Expostas a Crianças na Faixa Pré-escolar e Séries Iniciais do 1° grau. São Paulo: Associação Brasileira de Dislexia.

PINHEIRO, Ângela M. V. (2004). Banco de palavras de baixa freqüência de ocorrência, para crianças brasileiras da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, classificadas em termos de estrutura silábica, número de letras e regularidade para leitura e para escrita. Relatório técnico-científico de atividades da FAPEMIG (Ref.: DC/SOT 1202/2004). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Psicologia.

PINHEIRO, Ângela M. V. (2005). Relatório parcial de atividades de pesquisa CNPq. Período: Agosto de 2003 a Fevereiro de 2004. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Psicologia.

RASTLE, Kathleen & COLTHEART, Max (1999). Serial and strategic effects in reading aloud. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, vol. 25, nº2, pp. 482-503.

SALLES, Jerusa F. (2005). Habilidades e Dificuldades de Leitura e de Escrita em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva. Tese de doutorado não publicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS.

SIM-SIM, Inês & VIANA, Fernanda L. (2007). Para a Avaliação do Desempenho de Leitura. Lisboa: Ministério da Educação/Gabinete de Estatística e Planeamnto da Educação.

 

* Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Ângela Maria Vieira Pinheiro, Av. Antônio Carlos, 6.627, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. CEP 31270-901, Brasil. Tel:(31)3409-5022

 

Recebido em Janeiro, 2008

Aceite para publicação em Junho, 2008