SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Trabalhando com textos no ensino superiorBrotar Educação: História da Brotéria e da Evolução do seu Pensamento Pedagógico (1902-1996) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.21 n.2 Braga  2008

 

A animação educativa no desenvolvimento pessoal e social de futuros formadores: uma abordagem centrada na prática teatral

Maria José dos Santos Cunha *

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

 

Resumo

Neste artigo procuramos focalizar, a partir de um trabalho realizado em contexto extra-curricular com formandos das Licenciaturas de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, o papel de um objecto de estudo ainda pouco explorado num contexto de formação inicial, o da animação educativa aliada a práticas teatrais, descrevendo de forma sintética o processo que a ele conduziu, apresentando os resultados e apreciando os seus valores.

Palavras-chave

Desenvolvimento; Formação; Animação; Práticas

 

Educational animation in social and personal development of future educators: A theatrical practice centered approach

Abstract

In this article, based on a study developped in extra-curricular context with pre-service kindergarten and elementary school teachers, we intend to focus on the role of a still ill-explored issue in the context of initial formation, the theme of educational animation, combined with theatrical practice. The process that lead to it is briefly described, the results are presented and its values are discussed accordingly.

Keywords

Development; Formation; Animation; Practice

 

L'animation educative dans le developpement personnel et social de futurs educateurs:Un abordage centre sur la pratique théatrale

Résumé

Dans cet article, nous procurons, à partir d’une étude réalisée en contexte extra-curriculaire avec de futurs éducateurs de l’école maternelle et primaire, verser sur le rôle d’un object d’étude encore peu exploré en contexte de formation initiale, celui de l’animation éducative alliée à des pratiques théatrales, en décrivant sommairement le processus qui nous y a conduit, en présentant les résultats et en analysant ses valeurs.

Mots-clé

Développement; Formation; Animation; Pratiques

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

AGUSTÍ, Xavier B. (1993). Reflexividad-impulsividad y autorregulación: sus aplicaciones en contextos educativos. Revista Educação, 1, pp. 85-102.        [ Links ]

ANDER-EGG, Ezequiel (1997). Metodologias de Acción Social. Madrid: Instituto de Ciencias Sociales Aplicadas.

ALCÁNTARA, Joaquim A. (1998). Como Educar as Atitudes. Lisboa: Plátano.

ALVES, José M. (2003). A reforma. Correio da Educação, nº 161, p. 1.

BARBOSA, Manuel, coord. (1999). Olhares Sobre Educação, Autonomia e Cidadania. Braga: Universidade do Minho.

BARBOSA, Manuel G., Ed. (2001). Educação do Cidadão. Recontextualização e Redefinição. Braga: Edições APPACDM.

BELTRÃO, Luísa & NASCIMENTO, Helena (2000). O Desafio da Cidadania na Escola. Lisboa: Editorial Presença.

BELL, Judith (1997). Como Realizar um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva.

BELTRÁN, Leonor (2000). Globalização e reeducação expressivo-artística: e pela asa do sonho eu me crio... In AAVV, Educação pela Arte. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 127-142.

BOLÍVAR, António (2000). A educação em valores: O que aprendemos com o esboço e o seu desenvolvimento curricular em Espanha? In F. Trilla (coord.), Atitudes e Valores no Ensino. Lisboa: Instituto Piaget, pp. 123-170.

CABRAL, António (2001). O Jogo no Ensino. Lisboa: Notícias.

CUNHA, Maria José S. (2000). Animação educativa e teatro: práticas construtoras de saberes. In Comunicações. II Jornadas Internacionais de Animação Sociocultural. Chaves: UTAD, pp. 86-88.

DIAS, José R. (2002). Prefácio. In E. O. Medeiros, A Filosofia na Educação Secundária: Uma Reflexão no Contexto da Reforma Curricular e Educativa. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, pp. 17-19.

FERNANDES, Preciosa et al. (2001). Uma Formação em Círculo. Lisboa: IIE.

FONSECA, António M. (1994). Personalidade, Projectos Vocacionais e Formação Pessoal e Social. Porto: Porto Editora.

FONSECA, António M. (2001). Educar para a Cidadania. Motivações, Princípios e Metodologias. Porto: Porto Editora.

FREIRE, Paulo (1972). Pedagogia do Oprimido. Rio Janeiro: Paz e Terra.

GRÁCIO, Rui (1995). Obra Completa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

GRILO, Marçal (2002). Desafios da Educação. Ideias para uma Política Educativa no Século XXI. Lisboa: Oficina do Livro.

HERNANDO, Maria Á. (1999). Estrategias para Educar en Valores. Madrid: CCS.

JACINTO, Deniz (1991). Teatro I. Porto: Lello e Irmão Editores.

KEMMIS, Steve & MACTAGGART, Robin (1988). Cómo Planificar la Investigación Acción. Barcelona: Laertes.

LAGUNA, Encarna (1995). Como Desarrollar la Expresion a Traves del Teatro. Barcelona: CEAC.

MARTÍNEZ, Roca G. (2001). Valores Humanos y Desarrollo Personal. Barcelona: CISSPRAXIS.

MORIN, Edgar (2001). O Desafio do Século XXI. Religar os Conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget.

NÓVOA, António (1993). Os desafios da educação e as respostas do teatro. In C. Fragateiro (coord.), Da Expressão Dramática ao Jogo Teatral. Aveiro: Unave, pp. 9-14.

PAIXÃO, Maria Lourdes L. (2000). Educar para a Cidadania. Lisboa: Lisboa Editora.

PINTASSILGO, Joaquim (1998). República e Formação de Cidadãos. A Educação Cívica nas Escolas Primárias da Primeira República Portuguesa. Lisboa: Edições Colibri.

PRAIA, Maria (1991). Desenvolvimento Pessoal e Social. Porto: ASA.

QUINTAS, Sindro F. (2002). Animación sociocultural y educación en valores. In Comunicações. II Jornadas Internacionais de Animação Sociocultural. Chaves: UTAD, pp. 103-110.

SAVATER, Fernando (1997). El Valor de Educar. Barcelona: Editorial Ariel.

SERRANO, Glória P. (1999). Elaboración de Proyectos Sociales. Casos Prácticos. Madrid: Narcea.

SIMÃO, José V.; SANTOS, Sérgio M. & COSTA, António A. (2002). Ensino Superior: uma Visão para a Próxima Década. Lisboa: Gradiva.

SOARES, Mário (1997). Mensagem de sua Ex.ª o Presidente da República ao II congresso da educação pluridimensional e da escola cultural. In M. F.Patrício (org.), Escola Cultural e os Valores. Porto: Porto Editora, pp. 15-18.

UCAR, Xavier (1992). La Animación Sociocultural. Barcelona: CEAC.

VENTOSA, Victor J. (1995). Guía de Recursos para la Animación. Madrid: CCS.

VENTOSA, Victor J. (1997). Intervención Socioeducativa. Madrid: CCS.

VICHÉ, Mário (1989). El Voluntario en la Acción Sociocultural. Madrid: Popular.

ZABALZA, Miguel Angel B. (1998). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa: Asa.

 

* Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Maria José dos Santos Cunha, Rua do Poço nº47, 5400-450 Chaves, Portugal. Telf.: 276326677, Telem.: 965079830, E-mail: mjscunha@net.sapo.pt

 

Recebido em Maio, 2006

Aceite para publicação em Abril, 2008