SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Preschool wheezing phenotypes and its relation to asthma persistence until adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Print version ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.23 no.3 Lisboa Sept. 2015

 

EDITORIAL

 

Comemoração dos 65 anos da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

 

Luís Delgado, Elisa Pedro, Maria Conceição Pereira Santos, Amélia Spínola Santos

 

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) comemorou os 65 anos no dia 10 julho de 2015. Esta sociedade foi fundada a 10 de julho de 1950 com o nome de Sociedade Portuguesa de Alergia e teve como primeiro presidente e fundador o Professor Doutor Adelino Costa Padesca (1887-1967), Especialista em Medicina Interna, Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Diretor do Hospital Escolar de Santa Marta.

O Professor Doutor Adelino Costa Padesca foi autor de vários trabalhos publicados relacionados com a alergologia e imunologia clínica: “Asma Cardiógena” (Sep. Jornal do Médico 1958); “Relações da asma brônquica e enfisema” (Sep. O Médico 1964); “Alergénios e outros factores de alterações cardiovasculares, nos meios industriais” (Sep. O Médico 1964); “Perspectivas da alergia em Portugal” (Sep. O Médico 1966).

Numa retrospetiva histórica, a SPAIC foi fundada após a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia - AAAA&I (1943) e precedendo a World Allergy Organization - IAACI/WAO (1951) e a Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica - EAACI (1956).

O primeiro presidente/ fundador da SPAIC, Professor Doutor Adelino Costa Padesca, teve como sucessores o Dr. Mário Damas Mora, eleito em 1968, e o Professor Doutor António Robalo Cordeiro, eleito em 1975. Em 1978 foi efetuada a primeira revisão dos estatutos da sociedade que passou a designar-se Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. Sequencialmente, o cargo de Presidente da Sociedade foi ocupado por vários nomes prestigiados da Imunoalergologia Portuguesa: Professor Doutor Antero G. Palma Carlos, Dra. Marianela Vaz, Dr. Celso Chieira, Dr. José Eduardo Rosado Pinto, Dra. Maria da Graça Castel-Branco, Professora  Dra. Ana Todo-Bom e Dr. Mário Morais de Almeida.

Atualmente a SPAIC conta com cerca de 500 associados e tem dois órgãos oficiais de comunicação científica. A Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), em língua portuguesa, está disponível nas bases bibliográficas da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Web of Knowledge, Thomson Reuters, no site da SPAIC e é distribuída aos sócios em formato flipbook através de um link. A revista European Annals of Allergy and Clinical Immunology, é uma publicação em língua inglesa indexada. A SPAIC é hoje membro da EAACI, WAO, Sociedade Luso-Brasileira de Alergia e Imunologia Clínica, Sociedade Latino-Americana de Alergologia e Imunologia, Sociedades de Alergia do Sul da Europa (SEAS), e participa na iniciativa GARD (Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases) da OMS.

O programa comemorativo para assinalar este aniversário (vide capítulo Notícias neste número da RPIA) decorreu em duas partes.

A primeira parte, na sede da SPAIC em Lisboa, constou da abertura oficial da comemoração dos 65 anos com inauguração da exposição permanente das fotografias dos dez past-presidents eleitos da sociedade, acontecimento reportado pela Just News. Estiveram presentes os past-presidents, seus representantes e sócios.

A segunda parte, aberta a todos os sócios, teve lugar no grande auditório do Edifício Egas Moniz, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e iniciou-se com uma sessão de abertura alusiva ao 65.º aniversário da SPAIC. Seguiu-se a sessão da Presidência da SPAIC 1996-2013 - Visão dos presidentes, onde intervieram os presidentes Dr. Mário Morais Almeida, Prof. Dra. Ana Todo-Bom, Dra. Graça Castel-Branco e Dr. José Rosado Pinto que transmitiram aspetos positivos e metas alcançadas dos seus mandatos.

Na continuidade do programa decorreu a Sessão Científica Professor Doutor Adelino Costa Padesca - Revisitando algumas publicações, que se iniciou com a abordagem ao artigo “Asma cardiógena”, pelo Professor Doutor Manuel Pereira Barbosa, seguindo-se o artigo “Relações da asma brônquica e enfisema”, comentado pela Professora Doutora Ana Todo-Bom.

Por fim o artigo “Alergénios e outros fatores de alterações cardiovasculares nos meios industriais”, foi revisitado pelo Dr. José Plácido.

Tivemos assim oportunidade de conhecer a evolução dos conceitos da imunopatologia, da clínica e do tratamento das doenças imunoalérgicas, assim como das doenças implicadas no seu diagnóstico diferencial. A reprodução destes três artigos originais, o seu resumo, bem como os comentários dos intervenientes nesta sessão científica estão publicados nos três primeiros números da RPIA de 2015, figurando assim nesta revista o testemunho escrito desta data comemorativa.

Antes do encerramento, ocorreu a sessão da Presidência da SPAIC 1980-1995 - Visão dos presidentes, momento muito interessante pela partilha da experiência dos presidentes Dr. Celso Chieira, Dra. Marianela Vaz e Professor Doutor Antero Palma Carlos no que diz respeito à dinamização e projeção da sociedade, quer a nível nacional quer internacional. Após o encerramento, à saída do grande auditório no hall do Edifício Egas Moniz decorreu um coquetel festivo dos 65 anos da Sociedade.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License