SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Terapêuticas biológicas em imunoalergologia - Pré-imunoterapia e dessensibilização índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.25 no.4 Lisboa dez. 2017

 

EDITORIAL

 

Os Jovens Imunoalergologistas Portugueses e a RPIA

 

Magna Correia

Coordenadora do Grupo de Jovens Imunoalergologistas da SPAIC.

 

Olá a todos! O ano 2017 está agora a terminar mas a verdade é que foi um ano muito profícuo.

A renovação da Direção da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), respetivos Grupos de Interesse bem como do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) trouxe uma nova dinâmica para o seio da nossa sociedade científica. Em 2017, várias foram as iniciativas que imprimiram novo folgo a esta sociedade. Uma sociedade que se quer ativa e empreendedora mas que sobretudo traga até si os Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIP). Somos uma especialidade com uma dimensão que possui as características chaves para atingir tal objetivo.

A verdade é que este foi um dos compromissos que assumi ao aceitar o desafio de coordenar o grupo de JIP.

Ao longo deste ano, várias foram as iniciativas que trouxeram para o seio da sociedade os nossos JIP. Uma dessas iniciativas foi a campanha intitulada “Vencer a Asma”, uma parceria SPAIC-GSK, onde a propósito das comemorações do Dia Mundial da Asma realizaram-se em 8 cidades de Norte a Sul do país rastreios gratuitos junto da comunidade. Esta iniciativa contou com a presença de cerca de 40 JIP e proporcionou, a possibilidade inédita de juntar Internos de todo o país na preparação de um manuscrito, já submetido à RPIA, onde foram apresentados os principais resultados desta iniciativa. Com este trabalho tenho hoje a convicção que muitos outros surgirão, e que estamos cada vez mais perto de uma rede de cooperação e de trabalho nacional que abarca todos os Internos de Imunoalergologia do país, num objectivo comum, o de publicar o que de melhor se faz em Imunoalergologia em Portugal.

A RPIA é revista oficial da SPAIC, tem como missão contribuir para a divulgação da investigação científica nacional e melhoria da prática clínica na área da Imunoalergologia através da publicação de trabalhos científicos de elevada qualidade. Uma revista escrita preferencialmente em Português, indexada na plataforma SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Citation Index da Thomson Reuters™ e que é atualmente consultada nos quatro cantos do Mundo.

Sendo a sua publicação exclusivamente online (www.spaic.pt/rpia) e de acesso livre, a RPIA é neste momento, provavelmente uma das revistas de Imunoalergologia em Português mais visualizada a nível mundial.

De 1 de Janeiro a 6 de Dezembro de 2017 o websiteda RPIA registou mais 38% de sessões relativamente ao período homólogo de 2016. Num total de 17 235 visualizações de página, um acréscimo de 34% relativamente ao período homólogo de 2016 contou ainda com mais 60% de novas sessões o que acomete per si direta e indiretamente,um aumento substancial da sua visibilidade.(Figura 1)

Assim, publicar na RPIA é não só uma forma de divulgar os nossos trabalhos ou projetos de investigação como também uma forma de promover a nossa Sociedade e a Imunoalergologia Portuguesa. Na verdade, a recente distribuição da RPIA pelos membros do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e pelos sócios da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) permitiu veicular o que de melhor se faz em Portugal na área da Imunoalergologia de uma maneira nunca antes feita. O crescimento substancial do número de acessos ao websiteda revista é revelador desta mesma realidade.

Posto isto, espero ter explanado ao longo desta minha reflexão alguns dos principais motivos pelos quais como Coordenadora do Grupo de JIP da SPAIC incentivo à submissão de trabalhos à RPIA.

Termino, lançando o desafio a todos os JIP e demais associados da SPAIC a submeter e publicar o que de melhor se faz em Portugal na área da Imunoalergologia. Só assim seremos reconhecidos a nível nacional e internacional pelo trabalho de excelência que todos os dias nos esforçamos por desenvolver em prol dos nossos doentes e da Imunoalergologia Portuguesa.

Votos de um Santo e Feliz Natal.

 

Magna Correia

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons