SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Toxicidade sistémica dos anestésicos locais: Uma reação adversa medicamentosa que pode ser confundida com anafilaxia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Rev Port Imunoalergologia vol.31 no.1 Lisboa mar. 2023  Epub 31-Mar-2023

https://doi.org/10.32932/rpia.2023.03.098 

EDITORIAL

“Sempre que um homem sonha o mundo pula e avança”

1 Imunoalergologia, Hospital CUF Trindade, Porto, Portugal


Neste caso não foi um homem… foi um grupo de mulheres! E não foi o mundo, mas foi uma revista. Mas é uma revista muito especial e que nos enche de tanto orgulho! Que pulou e avançou em 3 anos porque o Conselho Editorial sonhou para ela um futuro cada vez mais auspicioso.

Durante este mandato, iniciamos a submissão a partir de uma plataforma digital construída para o efeito, melhorando o fluxo e profissionalizando a RPIA; renovamos a imagem do website; fomentamos a rubrica da Página Educacional; instituímos prémio para o melhor caso clínico, que se juntou aos já existentes prémios de melhor artigo original e melhor artigo de revisão, atribuídos na Reunião Anual da Primavera da SPAIC; pautamos a qualidade dos trabalhos aceites pela excelência científica; alteramos as regras de submissão por forma a harmonizar os trabalhos; promovemos a qualidade das revisões através do curso de revisores no congresso da SPAIC.

Foram anos de intenso trabalho e dedicação, mas rodeada por uma equipa fantástica e com um verdadeiro sentido de missão, foi muito gratificante e a motivação nunca faltou. Termino este mandato com um profundo sentimento de dever cumprido. Muito está ainda por fazer e a margem de progressão da RPIA é gigante, por isso acredito que fica agora muito bem entregue nas mãos certas da Prof. Doutora Diana Silva; estou segura de que manterá o foco e determinação necessários para que a revista continue a crescer com sucesso e dinamismo, e endereço a este Conselho Editorial que agora inicia funções as maiores felicidades e êxitos, com a certeza de que poderão sempre contar com a minha colaboração e apoio.

As minhas últimas, mas mais sentidas, palavras são de agradecimento. Ao Prof. Doutor Luís Miguel Borrego, pelo entusiasmo que me transmitiu, por me ter iniciado nos primeiros passos da tarefa editorial e em mim ter confiado para seguir o rumo que ele iniciou. À direção da SPAIC, e especialmente ao Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira, por sempre nos terem apoiado e permitido crescer e implementar novas ideias e projetos. Aos redatores, revisores, autores e a todos quantos colaboraram com a RPIA ao longo deste mandato, porque sem a vossa dedicação e confiança nada teria sido possível (incluo, naturalmente, a Sofia Carrondo, que incansavelmente há anos acompanha a RPIA e é manifestamente uma das principais razões para o sucesso da revista).

Certa de que continuarei a ver a nossa revista a ocupar um papel didático e formativo de excelência no panorama da Alergologia de língua portuguesa, despeço-me calorosamente.

Mariana Couto E-mail: marianafercouto@gmail.com

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons