SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3A 12 year experience in meningococcal disease in pediatric patients at Vila Real Hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.20 no.3 Porto  2011

 

Editorial

 

Sílvia Alvares1

1 Comissão Organizadora

 

Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças

Fernando Pessoa

 

A necessidade de garantir uma protecção especial à criança foi enunciada pela Declaração de Genebra de 1924 sobre os Direitos da Criança e pela Declaração dos Direitos da Criança adoptada pelas Nações Unidas em 1959 e reconhecida pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. A criança, pela sua imaturidade física, psíquica e intelectual, deve beneficiar de uma atenção especial e de cuidados particulares, tem o direito à educação e saúde, à segurança afectiva e material, ao respeito e protecção, sem discriminação de qualquer espécie. Este conceito tem estado sempre subjacente a toda actividade assistencial deste hospital desde a sua fundação em 1882, pela Associação do Hospital de Crianças Maria Pia como o Real Hospital de Crianças Maria Pia e ao longo do seu percurso e evolução até á sua in­tegração no Centro Hospitalar do Porto como Centro Materno Infantil do Norte. Sen­do, na sua origem, o resultado de uma postura de cidadania e solidariedade a favor das crianças desfavorecidas do Norte do país, temos tido ao longo destes anos a colaboração e a generosidade de múltiplas individualidades, organizações e asso­ciações que têm contribuído para o desenvolvimento tecnológico desta instituição, promoção da formação dos seus profissionais e humanização. Nesta época de crise económica e financeira a nível mundial, de recursos cada vez mais escassos em saúde, face a um aumento crescente das despesas determinado, entre outros fac­tores, pelas inovações tecnológicas, por novas terapêuticas, pelo envelhecimento da população e pela alteração dos padrões de doença com uma maior prevalência da doença crónica, o mecenato desempenha um papel fundamental nas instituições de saúde, uma actividade louvável na criação de melhores condições de prestação de cuidados.

E por entendermos que estas acções de solidariedade devem ser reconhe­cidas queremos, no momento da II Reunião do Centro Materno Infantil do Norte/ XXIII Reunião Anual do Hospital de Crianças Maria Pia, e em nome de todos os profissionais desta instituição e dos doentes à nossa responsabilidade, expressar os nossos agradecimentos a todos os mecenas que contribuíram para que uma melhor qualidade assistencial e defesa dos direitos da criança:

À Associação do Hospital de Crianças Maria Pia, pelo seu papel relevante no investimento tecnológico e na humanização através do patrocínio do Voluntariado, na promoção à formação e investigação clínica, traduzindo-se no apoio à Revista Nascer e Crescer e a reuniões científicas, na atribuição de prémios aos melhores trabalhos e em incentivos importantes para o desenvolvimento desta actividade.

À Liga dos Amigos do Hospital pela sua intervenção na formação médica, na melhoria das condições assistenciais, na humanização e protecção das famílias carenciadas.

À Sonae e Missão Sorriso pela doação de equipamentos médicos, essenciais para o desenvolvimento de uma actividade clínica diferenciada e de qualidade.

À Fundação EDP, pela sua participação activa e beneficente na construção de um ambiente hospitalar amigo das crianças.

À Fundação Vítor Baía pelo seu contributo na melhoria do equipamento hospi­talar na área da saúde materno infantil.

À Industria Farmacêutica pelo seu papel na educação médica contínua, na investigação clínica e humanização dos serviços de saúde.

Estes são alguns dos exemplos de cidadania e solidariedade que esperamos poderem multiplicar-se para que juntos possamos construir um mundo melhor para o que há de melhor no mundo – a Criança.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License