SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 suppl.3Sesta em crianças em idade pré-escolar nos infantários não públicos da região de CoimbraHormona de crescimento nas crianças pequenas para a idade gestacional: a experiência do Centro Hospitalar do Porto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.23  supl.3 Porto nov. 2014

 

COMUNICAÇÕES ORAIS

 

CO-13

Plataforma informativa online: a solução para um problema

 

 

Lopes-Santos JI; Catarina SousaI; Ana Ribeiro-CoelhoI; Ferreira-Sousa JAI; Costa-Carvalho FI

IServiço de Cirurgia Pediátrica, Departamento da Infância e da Adolescência, Centro Hospitalar do Porto

 

 

Introdução: A prestação de atividade assistencial em diversos espaços físicos pelo mesmo serviço torna difícil a comunicação regular entre os seus profissionais. Logo, é fundamental a disponibilização de toda a informação num local central, de uma forma atualizada e acessível aos seus elementos. Os “papeis afixados” nos gabinetes têm vindo a ser substituídos progressivamente por meios electrónicos universalmente utilizados, como o e-mail, e as “intranets” em algumas unidades hospitalares. No entanto, ainda não foi descrito na literatura o uso de uma solução informática já adotada por cerca de 60 milhões de sites, designada por Wordpress, parte do movimento da web 2.0, para disponibilização online de informações, a utilizadores autenticados, no contexto de serviços de saúde.

Metodologia: Para disponibilização de conteúdos informativos aos seus profissionais, um Serviço de Cirurgia Pediátrica desenvolveu uma plataforma informativa no domínio cirurgiapediatrica.org, sendo atualmente destinada a Médicos, Enfermeiros e Administrativos. O acesso efetua-se por nome de utilizador e senha individuais, sendo a informação disponibilizada de forma diferenciada, consoante os grupos definidos. Foram implementadas definições de segurança, de forma a evitar acessos indevidos e utilizações abusivas. Todos os protocolos de serviço, listagem de profissionais, contactos, manuais e normas, documentos assistenciais, projetos, reuniões científicas, escalas de serviço e outros documentos, foram disponibilizados neste portal.

Resultados: Após distribuição dos acessos aos profissionais, este tornou-se um local de acesso fácil para consulta de informações de serviço. As escalas de apoio ao internamento, de urgência e de bloco, bem como suas respetivas atualizações e novos documentos produzidos são aqui publicadas regularmente. Desde o seu lançamento, em três meses de utilização, com um total de 60 utilizadores registados, foram já contabilizados pelo servidor um total de 4367 visualizações de páginas (média: 46 páginas/dia), registando-se um total de 504 acessos (IP) únicos (média: 5,3 visitantes/dia), com um total de 1,2 GB de utilização. Estima-se que cerca de 7% da utilização seja efetuada via “mobile”.

Conclusão: A criação de plataformas online de acesso autenticado é uma alternativa moderna para a publicação e consulta de informações, com adesão por parte dos utilizadores, sendo a utilização do Wordpress para esta finalidade uma inovação em serviços de saúde.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons