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Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754

Nascer e Crescer vol.25  supl.2 Porto Dec. 2016

 

RESUMO DOS POSTERS

 

PO16_20

Curvas de percentis: a sua importância como ponto de partida de um diagnóstico

 

 

Joana Vanessa Silva1; Benedita Aguiar1; Arménia Oliveira1; Lúcia Gomes1; Cristina Rocha1; Miguel Costa1

1 Serviço de Pediatria/Neonatologia, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga.

 

 

Introdução: A avaliação antropométrica permite avaliar o crescimento e o estado de nutrição individual, sendo que a sua apresentação sob a forma de percentis torna possível a confrontação com curvas de referência e a deteção de eventuais desvios da normalidade.

A identificação de alterações na evolução estaturoponderal podem ser as primeiras manifestações de patologias que envolvem uma síndrome de má absorção, como frequentemente se verifica na doença celíaca.

Caso Clínico: Adolescente de 11 anos de idade, sexo masculino, com antecedentes de rinite alérgica e dermati-   te atópica, residente na Alemanha até aos 3 anos de idade, orientado para a consulta de patologia digestiva por má evolução estaturoponderal, sem outra sintomatologia associada. Apesar dos inúmeros registos antropométricos no Boletim de Saúde Infantil, não houve preenchimento das curvas de percentis. Estas revelaram uma desaceleração estaturoponderal desde o sexto mês de vida, de agravamento progressivo.   O exame objetivo era irrelevante e a investigação efetuada revelou anemia ferripriva e anticorpos anti-transglutaminase IgA positivos. A endoscopia digestiva evidenciou atrofia da mucosa intestinal e a biópsia confirmou o diagnóstico de doença celíaca, iniciando dieta isenta de glúten.

Conclusão: Atualmente a doença celíaca continua a ser subdiagnosticada, muitas vezes por clínica menos específica. No entanto, este caso demonstra a importância da vigilância e devida interpretação da evolução estaturoponderal na criança, pois a doença celíaca é um dos diagnósticos a ter em conta, de tratamento eficaz e cujo o início precoce pode evitar graves complicações.

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