SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39El papel del gerontólogo en la lucha contra la discriminación por edad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia

versión impresa ISSN 0872-3419

Sociologia vol.39  Porto jun. 2020

 

EDITORIAL

Editorial

Carlos Manuel Gonçalves

O número XXXIX da revista Sociologia: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de junho de 2020 apresenta inicialmente o artigo de Giuliana Casanova, Idalina Machado e Sara Melo sobre o papel profissional do que denominam de gerontólogos e particularmente da necessidade de assumirem posicionamentos contrários ás conceções vulgares e discriminantes sobre a idade e o envelhecimento. Em suma, desconstruir o idadismo na qualidade intrínseca dum artefacto de leitura das sociedades contemporâneas ocidentais com fortes impactos sociais e culturais.

Por sua vez, Pedro Menezes aborda, numa leitura extensa, o campo cultural latino- americano, tomando como referência histórico-geográfica, o período da ditadura militar brasileira (1964-1985). O autor avança com dois eixos de análise. A dependência que aquele campo teve face ao Estado e ao mercado, duas das instituições sociais estruturantes das dinâmicas sociais. A convivência “espinhosa” entre a tradição e a modernidade constitutivas da cultura. Não mais do que uma relação entre o Estado-artistas-mercado.

Os direitos das crianças numa região transfronteiriça, entre Argentina, Brasil e Paraguai, é o objeto do artigo de Cecilia Zsögön. Especificamente aborda as políticas sociais desenvolvidas, as suas insuficiências face às realidades sociais específicas, com um cunho vincadamente assistencialista, que conduz à impossibilidade das crianças ultrapassarem a sua situação de vulnerabilidade social.

Paulo Castro Seixas, Ricardo Cunha Dias e Diogo Guedes Vidal apresentam uma escala para a identificação de tipologia ambientalistas. Tal instrumento baseia-se numa análise sobre as diversas leituras teóricas sobre o ambientalismo. Por sua vez, a testagem da escala foi realizada numa população de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos com a sua aplicação devem possibilitar as condições para a implementação de metodologias de intervenção.

Boa leitura

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons