SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Comunicação Fácil entre a Medicina Interna e a Medicina Geral e Familiar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Medicina Interna vol.26 no.1 Lisboa mar. 2019

https://doi.org/10.24950/rspmi/Editorial/1/2019 

EDITORIAL / EDITORIAL

Revista de Medicina Interna: Dados do Ano 2018

Portuguese Journal of Internal Medicine: Data from 2018

 

Filipa Malheiro
https://orcid.org/0000-0003-0664-2576

 

Editora Associada

Hospital da Luz, Lisboa, Portugal

 

O número de submissões na plataforma continuou a aumentar no ano de 2018 tendo sido de 360 artigos o que corresponde a um aumento de 18% relativamente a 2017.

Dos artigos submetidos 38% não foram aceites para publicação, valor ligeiramente inferior ao ano anterior que foi de 43,8%.

Setenta e três artigos foram publicados na Revista On-line de Casos Clínicos em Medicina Interna, havendo ainda a referir que a Drª Inês Chora iniciou a sua colaboração de forma mais ativa, passando a pertencer ao Conselho Editorial.

Apesar do aumento progressivo do número de revisores ativos este aumento não é proporcional ao número de artigos submetidos. Por este motivo tem havido alguma sobrecarga de pedidos de avaliação aos revisores mais céleres nas avaliações. Também precisamos de mais revisores dedicados, exigentes e competentes, de forma a otimizarmos a qualidade e tempo de revisão dos artigos. Estiveram envolvidos no processo de revisão 169 revisores durante o ano 2018 a quem deixamos o nosso agradecimento pelo esforço e dedicação.

Ainda tentando dar uma melhor resposta às várias exigências da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna passámos a contar com a colaboração próxima das Drª Cristina do Rosário, Drª Ana Borges e Drª Bebiana Gonçalves inseridas no Conselho Editorial.

Também à semelhança do ano anterior o tempo médio decorrido entre a submissão e a etapa final de aceitação dos artigos foi de 2 meses. Esta é também uma preocupação constante do Conselho Editorial de forma a podermos considerar novamente a indexação em bases de dados universal mente consultadas. Com vista ao mesmo objetivo continuamos com necessidade de submissão de maior número de Artigos Originais de qualidade. Neste contexto continuamos a verificar que a maior parte dos artigos submetidos são Casos Clínicos e Imagens em Medicina Interna.

Continuamos também a notar o número reduzido de Cartas ao Editor bem como de Pontos de Vista que constituem importantes formas de comunicação e expressão de diferentes opiniões entre pares e que gostaríamos de ver incentivadas.

A investigação e a publicação científicas mundiais enfrentam neste momento e no futuro próximo desafios importantes, sobretudo a nível da comunidade europeia onde nos inserimos, através das diretivas de Open Science e Open Access, tendo como objetivo agilizar e incentivar a investigação, comunicação e publicação dentro da comunidade científica. Como facilmente se compreende este será mais um desafio a enfrentar pela Revista de Medicina Interna e pela Revista On-line de Casos Clínicos que estamos seguramente dispostos a aceitar com vista a melhorar e facilitar a atividade científica da Medicina Interna portuguesa.

Figura 1

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons