Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Pneumologia
versión impresa ISSN 0873-2159
Rev Port Pneumol v.14 n.5 Lisboa oct. 2008
Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil
Raphael Joaquim Teles Cyrillo 1
Sérgio Setúbal 2
Cyro Teixeira da Silva Júnior 2
Luis Guillermo Coca Velarde 2
Ana Carolina M Tavares de Mattos 1
Adriana da Silva Touça 1
Gilberto Perez Cardoso 2
Resumo
Introdução: Diversos estudos vêm ressaltando a importância da iniciação científica na formação do médico, de forma que disciplinas de iniciação científica estão sendo implantadas em cursos de graduação em medicina em todo o mundo. O curso de medicina da UFF implantou tal programa de iniciação científica (PIC) há cerca de 10 anos e neste estudo tivemos como objectivo avaliar e comparar a produção científica publicada do nosso corpo docente participante e não participante no programa de iniciação científica (PIC). Métodos: O período utilizado para recolha de dados decorreu de 1996 a 2003. O estudo registou a produção científica publicada dos docentes 4 semestres antes e 4 semestres depois de iniciarem a sua participação como orientadores no PIC (grupo -teste) e fez o mesmo, num período análogo de tempo, com professores que nunca participaram no PIC (grupo-controlo); o PIC é um programa optativo, para professores e alunos. Em seguida comparou as produções científicas publicadas dos professores dos dois grupos mediante comparações de médias. Resultados: A produção científica do corpo docente (grupo -teste) aumentou após o ingresso do professor no PIC, como um todo, nos mestres e nos doutores (p=0,01); o mesmo ocorreu com os professores que não participaram no PIC (grupo-controlo) no total, para mestres e doutores (p=0,01). A comparação entre as produções científicas dos professores dos grupos teste e controlo, no total, só de mestres e só de doutores, não evidenciou diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Verificou-se uma tendência geral de subida na produção científica publicada dos docentes participantes e não participantes no PIC, porém não relacionada à participação no mesmo. Os docentes que participaram do PIC são os mais produtivos e aumentaram a produtividade ao ingressarem no PIC.
Entretanto, no mesmo período, os docentes não participantes também tiveram aumento de produtividade, o que pode ser atribuído a incentivos salariais ligados à produtividade, que leva em conta em especial à produção científica, implantados na universidade no período em que a pesquisa foi realizada.
Palavras-chave: Iniciação científica, formação médica, programa.
Influence of a scientific initiation programme on scientific output of professors on a medical course in Brazil
Abstract
Background: Scientific Initiation Programmes (SIP) are now considered increasingly important in medical courses, and are now being introduced in many medical courses. The School of Medicine at Universidade Federal Flumi nense pioneered on optional SIP in 1995. This study aims to compare scientific output of professors who engaged in SIP disciplines (SIP group) with that of professors who did not (non-SIP group). Methods: Data on the scientific output of both groups was collected from a period that began 4 years before and ended 4 years after the SIPs inception. The ave rage number of papers published or presented in me di cal meetings in both groups was compared.
Results: The scientific output of the SIP group was larger than that of the non SIP group (p = 0.0017), except for M.Sc. professors (p = 0.8362). This result did not change when the scientific production of Ph.D. professors was analysed according to the periods before (p = 0.0003) and after (p = 0.0001) SIPs inception. Scientific output of M.Sc. professors of both group were similar in both periods, i.e., before (p = 1.0) and after (p = 0.67) SIPs inception. When scientific output in the periods before and after SIPs inception is compared, it was found that it increased in both groups, SIP (p = 0.0001) and non SIP (p = 0.0086) alike.
Conclusions: After the inception of SIP, all professors had an increase in their scientific output; however, this occurred independently of their engagement in SIP disciplines.
Key-words: Scientific invitation, medical education, programme.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Bibliografia / Bibliography
1. Cardoso GP, da Silva Junior CT, Netto ALCC, Touça AS, Brigido DC, Mattos ACMT, Pacheco AB. General view of a scientific program for undergraduated medical students: The experience of Fluminense Federal University medical course. Pulmão RJ 2004; 13(3):174 -81. [ Links ]
2. Cardoso GP, da Silva Junior CT, Martinho JMSG, Cyrillo RJT. Iniciação científica em medicina: uma questão de interesse para todas as especialidades. Pulmão RJ 2004; 13:(1)8 -12.
3. Springer JR, Baer LJ. Instruction in research related topics in U.S. and Canadian medical schools. Educ 1988; 63:125 -6.
4. Cardoso GP, da Silva Junior CT. Influence of a scientific program for undergraduated medical students upon
the published scientific production of professors. Rev Port Pneumol 2005; 11(4):367 -79.
5. Cardoso GP, da Silva Junior CT, Netto ALCC. Dez anos de iniciação científica: o que aprendemos? Experiência da disciplina de iniciação científica do curso de medicina da UFF. Pulmão RJ 2005; 14(2):131 -6. 6. Leighton F, Orrego H, Y Vargas L. Introducción práctica del estudiante de medicina a la investigación biomédica. Educ Med Salud 1981; 15(3):219 -23.
7. Montes G. Da implantação de uma disciplina de Iniciação Científica ao currículo nuclear na graduação em Medicina na USP. Rev Bras Cardiol 2000; 2(2): 70 -7.
8. Fagundes -Pereira WJ, Petroniau A. Interesse de estudantes de Medicina por pesquisa científica. Revista Brasileira de Educação Médica 2000; 24(2):9 -13.
9. Galanti N: Investigación cientifica en clinica. Rev Med Chile 1993; 121:321 -4.
10. Reyes H. Reflexiones sobre la responsabilidad de las universidades en la formación científica de nuestros profesionales. Rev Med Chile 1995; 123:773 -6.
11. Yamamoto LG. The role of research in medical education. Hawaii Medical Journal 1999; 58:25 -6.
12. Lima -Gonçalves E. Pesquisa e ensino em educação médica. Rev Hosp Clin Fac Med S Paulo 1995; 50(6): 339 -43.
13. Jacobs CD, Cross PC. The value of medical student research: the experience at Stanford University School of Medicine. Medical Education 1995; 29:342 -6.
14. Jennett P, Hunter KL, Baumber JS. Medical School MD Graduates activities in research and teaching. Proceedings of the Annual Conference on Research in Medical Education 1988; 27:270 -5.
15. Shine KI. Encouraging clinical research by physician scientists. JAMA 1998; 280(16):1442 -4.
1 M.D.
2 Ph.D.
Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil / Faculty of Medicine of Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brazil
Departamento de Medicina Interna Hospital Universitário Antônio Pedro - Universidade Federal Fluminense Niterói Estado do Rio de Janeiro Brasil / Department of Internal Medicine Hospital Universitário Antônio Pedro - Universidade Federal Fluminense Niterói Estado do Rio de Janeiro - Brazil
Correspondência / Correspondence to:
Raphael Joaquim Teles Cyrillo.
Rua Professor Jornalista Alberto Francisco Torres, 113, espaço 8, apart. 2301, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Zip Code 24.230-001.
E-mail: ccmgpc@vm.uff.br, raphauff@yahoo.com.br
Tel: 55(21)26299381, 55(21)26299369.
Recebido para publicação/received for publication: 06.09.14
Aceite para publicação/accepted for publication: 08.05.12