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Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Etnográfica v.12 n.1 Lisboa maio 2008

 

Inventando nomes, ganhado fama: as atrizes do teatro brasileiro, 1940-68

 

Heloisa Pontes*

 

Partilhando o pressuposto de que a nomeação pessoal é uma “porta de entrada privilegiada para o estudo da forma como os grandes fatores de diferenciação social se operacionalizam através da ação pessoal” (Pina Cabral 2005b), o artigo discute a questão do nome artístico e o renome alcançado pelas atrizes de teatro brasileiro. Aborda os nomes como dispositivos dinâmicos da ação, com o objetivo de averiguar a lógica que preside a escolha dos nomes artísticos para além da racionalidade discursiva própria a cada caso individual. No processo de construção social do artista e da pessoa que lhe dá guarida combinam-se marcadores de gênero, classe e geração. Assim, não parece aleatório que, em sociedades tão desiguais e hierárquicas como a brasileira, atividades que dependam do corpo tenham se convertido em um capital simbólico essencial para se “fazer” um nome. Disso dão testemunho as atrizes de teatro abordadas no artigo e, contemporaneamente, as modelos e os jogadores de futebol.

Palavras-chave: nome artístico, atrizes de teatro, gênero e produção cultural, história social do teatro.

 

Inventing names, acquiring fame: the Brazilian theater actresses, 1940-68

Sharing the presupposition that the personal naming is a “privileged entry door to the study of how the great factors of social differentiation become operative through the personal action” (Pina Cabral 2005), the article, “Inventing names, acquiring fame: the Brazilian theater actresses, 1940-60”, discuss the issues of the artistic name and of the renown reached by the Brazilian theater actors. It approaches the names as dynamic instruments of action with the aim at verifying the logic that rules over the choice of the artistic names beyond the discursive rationality specific to each individual case. In the process of the social construction of the artist and of the person that houses it, different marks of gender, class, and generation are combined. In this way, it does not seem random that, in so much unequal and hierarchical societies as the Brazilian one, activities that are dependent upon the body have being converted into a symbolic capital that is essential to “make” famous a name. Of this situation are the witnesses the theater’s actors approached in the article and, contemporaneously, the models and the soccer players.

Keywords: artistic name, theater actresses, gender and cultural production, social history of the theater.

 

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* Universidade Estadual de Campinas - helopontes@uol.com.br

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