SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Performances culturais: expressões de identidade nas festas da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Etnográfica v.15 n.2 Lisboa jun. 2011

 

La rue, le marché, la nourriture et les fêtes : une étude ethnographique des interdictions sociales et alimentaires chez les pentecôtistes brésiliens

 

Lívia Fialho da Costa*

* Universidade Católica do Salvador-UCSAL; Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Bahia, Brasil; livia.fialho@yahoo.com.br.

 

RESUMÉ

Il s’agit d’une étude ethnographique réalisée dans une ville de l’état de Bahia (Brésil) ayant pour objectif le quotidien des femmes qui se convertissent à l’Église Universelle du Royaume de Dieu. L’étude de certains éléments du quotidien de ces femmes nous aide à comprendre comment l’identité religieuse se construit à mesure que, d’un côté, il y a une incorporation progressive et intense du discours religieux et, d’un autre côté, un recul des éléments et des interactions qui étaient reconnus comme étant normaux jusqu’au moment de la conversion. La construction d’une nouvelle identité religieuse, basée sur la condition de “femmes honnêtes et pures”, implique la négation des anciennes interactions. La rue, le marché, la nourriture et les fêtes sont des éléments qui intègrent un ensemble varié d’interactions sociales et alimentaires chez les pentecôtistes brésiliens.

Mots-clés: ethnographie , conversion , femmes , IURD , religiosité , identité religieuse.

 

A rua, o mercado, a comida e as festas: uma etnografia de interdições sociais e alimentares entre pentecostais brasileiros

RESUMO

Trata-se de uma etnografia realizada numa cidade do estado de Bahia (Brasil) e que tem por foco o quotidiano de mulheres que se converteram à Igreja Universal do Reino de Deus. O estudo de certos elementos do quotidiano dessas mulheres nos ajuda a compreender como a identidade religiosa vai se construindo à medida que, por um lado, há uma incorporação progressiva e intensa do discurso religioso e, por outro, um afastamento dos elementos e interações reconhecidos como usuais até o momento da conversão. A construção de uma nova identidade religiosa, baseada na condição de “mulheres honestas e puras”, implica a negação de antigas interações. A rua, o mercado, a comida e as festas são elementos que integram um conjunto variado de interdições sociais e alimentares entre pentecostais brasileiros.

Palavras-chave: etnografia, conversão, mulheres, IURD, religiosidade, identidade religiosa.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Bibliographie

AUBRÉE, Marion, 1985, Voyages entre Corps et Esprits : Étude Comparative entre Deux Courants Religieux dans le Nord-Est Brésilien. Paris, Université de Paris VII, thèse de doctorat.

BASTIDE, Roger, 1958, Le Candomblé de Bahia, Rite Nagô. Paris, Mouton.

BIRMAN, Patricia, et al., 1997, O Mal à Brasileira. Rio de Janeiro, Eduerj.

CAMPOS, Leonildo, 1997, Teatro, Templo e Mercado: Organização e Marketing de Um Empreendimento Neopentecostal. Petrópolis, Vozes.

CARNEIRO, Edison, 1978, Candomblés da Bahia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

CORTEN, André, 1995, Le Pentecôtisme au Brésil : Émotion du Pauvre et Romantisme Théologique. Paris, Karthala.

COSTA, Lívia Fialho, 2002, Qu’est-ce Qui Fait Crier les Crentes ? Émotion, Corps et Délivrance à l’Église Universelle du Royaume de Dieu (Bahia, Brésil). Paris, École des Hautes Études en Sciences Sociales, thèse de doctorat.

COSTA, Lívia Fialho, et Christine JACQUET, 2006, “La souffrance comme désordre”,  Anthropologie et Sociétés, 30 (3): 201-218.        [ Links ]

D’EPINAY, Lalive, 1970, El Refugio de las Massas. Santiago, Editorial del Pacifico.

FRESTON, Paul, 1994, “Breve história do pentecostalismo brasileiro”, en Alberto Antoniazzi et al. (orgs.), Nem Anjos, nem Demônios: Interpretações Sociológicas do Pentecostalismo. Petrópolis, Vozes, 67-159.

GEERTZ, Clifford, 1984, “From the native’s point of view: on the nature of anthropological understanding”, en Richard Shweder et Robert LeVine (orgs.), Culture Theory: Essays on Mind, Self, and Emotion. New York, Cambridge University Press, 123-136.

GOMES, Wilson, 1994, “Nem anjos, nem demônios: o estranho caso das novas seitas populares no Brasil da crise”, en Alberto Antoniazzi et al. (orgs.), Nem Anjos, nem Demônios: Interpretações Sociológicas do Pentecostalismo. Petrópolis, Vozes, 225-270.

LA RUFFA, Anthony, 1969, “Culture change and Pentecostalism in Puerto Rico ”, Social and Economics Studies, 18: 273-281.

LIMA, Rossini Tavares de, 1972, Abêcê do Folclore. São Paulo, Ricordi.

LIMA, Vivaldo Costa, 1988, “A cozinha baiana: uma abordagem antropológica”, communication à Fundação Casa de Jorge Amado. Salvador, Bahia, non publié.

—, 1997, “Etnocenologia e etnoculinária do acarajé”, communication au III Colóquio Internacional de Etnocenologia. Salvador, Bahia, non publié.

LODY, Raul, 1998, Santo também Come. Rio de Janeiro, Ed. Pallas.

MACEDO, Edir, 1996, Orixás, Caboclos & Guias: Deuses ou Demônios? Rio de Janeiro, Editora Gráfica Universal.

MARIANO, Ricardo, 1995, Neo-Pentecostalismo: Os Pentecostais Estão Mudando. São Paulo, Universidade de São Paulo, thèse de maîtrise.

—, 1998, “L’Eglise Universelle du Royaume de Dieu : de la banlieue de Rio de Janeiro à la conquête du monde”, Cahier du Brésil Contemporain, 35 / 36: 209-229.

MARIZ, Cecília, 1994, Coping with Poverty: Pentecostals Churches and Christian Base Communities in Brazil. Philadelphie, Temple University Press.

MARY, Andre, 1999, “ Culture pentecôtiste et charisme visionnaire au sein d’une Église indépendante africaine ”, Archives de Sciences Sociales des Religions, 105: 29-50.

NOVAES, Regina, 1985, Os Escolhidos de Deus. Rio de Janeiro, ISER / Marco Zero.

ORO, Ari Pedro, 1992, “ Religions pentecôtistes et moyens de communication de masse au Brésil ”, Social Compass, 39 (3): 423-434.

ORO, Ari Pedro, et al., 2003, Igreja Universal do Reino de Deus: Os Novos Conquistadores da Fé. São Paulo, Paulinas.

POULAIN, Jean-Pierre, 1997, “ La nourriture de l’autre : entre délices et dégoûts ”, Internationale de l’Imaginaire, n. s., 7: 115-139.

VERGER, Pierre Fatumbi, 1982, Orisha: Les Dieux Yoruba en Afrique et au Nouveau Monde. Paris, Ed. Métailié.

—, 1992, “A contribuição especial das mulheres ao candomblé do Brasil”, en Artigos. São Paulo, Corrupio, vol. I: 98-101.

WILLEMS, Emilio, 1967, Followers of the New Faith: Culture Change and Rise of Protestantism in Brazil and Chile. Nasville, Tennessee, Vanderbildt University Press.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons